site_content_exer_fisico_saude_1_3_2019

Assinatura de acordo coloca em prática o projeto-piloto da DGS para criação de consulta de medicina do exercício físico em Leiria

Celebrado no dia 27 de fevereiro de 2019, o protocolo de cooperação assinado formaliza a implementação de uma consulta estruturada e multidisciplinar de atividade física nos cuidados de saúde primários. A partir de março, esta modalidade será disponibilizada aos utentes da Unidade de Saúde Familiar Santiago de Leiria, nos Marrazes.

De âmbito nacional, este projeto-piloto da Direção-Geral de Saúde pretende analisar os benefícios do exercício físico orientado e o respetivo impacto na qualidade de vida dos utentes, avaliando ainda o custo-benefício da aplicação desta medida comparativamente às despesas inerentes à medicação e tratamento. Pedro Morouço, professor da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, vai orientar a dinamização da consulta de Atividade Física, inicialmente dirigida a utentes com diabetes tipo 2 e depressão (18-70 anos) referenciados por Bruno Carreira, que além de ser professor da Escola Superior de Saúde e investigador do ciTechCare, é médico de Medicina Geral e Familiar (USF Santiago) e responsável pelo projeto.

Na perspetiva de Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, esta parceria ilustra bem o importante papel das instituições de ensino superior na promoção do bem-
-estar social e da partilha de conhecimento com a comunidade.

Além do Politécnico de Leiria, a concretização do projeto envolve a participação do Município de Leiria, Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral, Unidade de Saúde Familiar Santiago de Leiria e Juventude Vidigalense.