poss_dir_esslei_12_12_2019

Rui Fonseca-Pinto assume cargo de Diretor na Escola Superior de Saúde de Leiria

A cerimónia de tomada de posse da nova direção da Escola Superior de Saúde (ESSLei) do Instituto Politécnico de Leiria decorreu no dia 11 de dezembro de 2019, pelas 15h00, no auditório da Escola. Rui Fonseca-Pinto é o novo diretor da ESSLei, iniciando um mandato de 4 anos.

Maria dos Anjos Dixe e Dulce Gomes foram nomeadas subdiretoras.

Parabéns à nova equipa e votos de sucesso!

Após a assinatura do compromisso de empossamento, Rui Fonseca-Pinto fez um discurso aos presentes, onde começou por destacar as suas origens, percurso académico e profissional, e elencou os desafios atuais na Saúde. «A estratégia que proponho é a força motriz para afirmação da Escola de Saúde nos próximos quatro anos, mas que por si só, e de forma isolada não se cumpre, pois trata-se de uma estratégia agregadora e plural, que necessita da participação de todos», salientou o diretor da ESSLei.

Além de destacar o trabalho desenvolvido por Clarisse Louro, diretora cessante da ESSLei, o presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, lançou um desafio para a agenda da ESSLei. «Há margem para gerar conhecimento na comunidade, já que a Saúde é uma área estratégica no País. Relativamente ao ensino, o 2.º ciclo de formação pode crescer e o 3.º ciclo pode ser pensado no futuro.»

sales_siteO secretário de Estado da Saúde, António Sales, encerrou a cerimónia de tomada de posse, e referiu que o ano do nascimento da Escola, 1973, é uma marca coletiva na memória da região. «Esta Escola tem contribuído para a capacitação dos profissionais que hoje pertencem ao Serviço Nacional de Saúde. E todos os profissionais são a jóia da coroa do SNS. Celebrar o SNS é celebrar a democracia em Portugal.»

António Sales referiu que «face aos novos desafios, como as epidemias, as resistências aos antimicrobianos ou as alterações climáticas, obrigam a um novo paradigma assistencial. Estamos a trabalhar para envolver mais o cidadão, com mais centros de referência, cuidados continuados e hospitalização domiciliária». «Contamos com a Escola Superior de Saúde de Leiria para um Serviço Nacional de Saúde ainda mais robusto nos seus resultados e ainda mais eficiente na gestão dos recursos de todos nós», terminou o secretário de Estado.

Álbum de fotografias

Perfil de Rui Fonseca-Pinto

perfil_rui_fpintoRui Fonseca-Pinto é licenciado em Matemática, e em 2004 concluiu a tese mestrado em Matemática Aplicada (Física Matemática). Um ano depois terminou o curso de especialização em Biofísica, na área de especialização de Física Médica e Engenharia Biomédica no Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, instituição que lhe conferiu, em 2010, o grau de doutoramento em Engenharia Biomédica e Biofísica. Iniciou nesse mesmo ano a sua formação em Medicina, tendo concluído o mestrado integrado em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, em 2017.

Rui Fonseca-Pinto é atualmente professor adjunto do Politécnico de Leiria, onde exerce funções docentes desde 2002, inicialmente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, e desde 2010 também na Escola Superior de Saúde. Desde 2011 que é investigador no Instituto de Telecomunicações no grupo “Multimedia Signal Processing” na delegação de Leiria, e desde 2018 é membro integrado do ciTechCare – Center for Innovative Care and Health Technology do Politécnico de Leiria.