Seminário Tendências na Tecnologia e Mobilidade com a presença do Secretário de Estado do Ambiente

SNTTMA_site2_20_9_2017

No âmbito do “Leiria sobre Rodas 2017”, em plena semana europeia da mobilidade, no dia 21 de setembro o Politécnico de Leiria dinamiza o seminário “Novas Tendências na Tecnologia e Mobilidade Automóvel” para discutir as novas soluções integradas para a mobilidade, e as novas tecnologias presentes no mercado automóvel. 

Pelas 19h45, Carlos Ferreira, coordenador do curso técnico superior profissional (TeSP) em Veículos Elétricos e Híbridos fará a apresentação pública do novo curso, seguindo-se a intervenção do secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes. 

sessão de abertura será conduzida por Nuno Mangas, presidente do Politécnico de Leiria, Raul Castro, presidente da Câmara Municipal de Leiria, Pedro Martinho, diretor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), e Nuno Martinho coordenador da licenciatura em Engenharia Automóvel.

painel de debate, moderado por Paulo Homem, diretor da revista Pós-venda, com os contributos de Helder Santos, coordenador do mestrado em Engenharia Automóvel, abordará a “Evolução e tendências das tecnologias híbrida e elétrica”, de Helena Silva, diretora técnica e executiva da CEiiA – Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel, que se focará nas “Soluções integradas para a mobilidade no século XXI”, e de Hélio Costa, responsável pela formação técnica da Toyota Caetano Portugal, com as “Novas tecnologias de veículos híbridos e fuel cell”. Diogo Duro, estudante do mestrado em Engenharia Automóvel da ESTG, apresentará um projeto de gestão e controlo de veículos de competição elétricos. 

Programa



LEIRIA SOBRE RODAS (21 a 24 de setembro)

O Politécnico de Leiria volta a participar no “Leiria sobre Rodas” para dar a conhecer as últimas inovações em mobilidade elétrica e demonstrar as principais diferenças existentes face ao veículo tradicional.

O stand será permanentemente apoiado por estudantes e docentes da licenciatura e mestrado em Engenharia Automóvel, o público é convidado a descobrir as mais recentes novidades em tecnologia e componentes dos veículos híbridos e elétricos, ver um veículo clássico elétrico e o interior de um carro elétrico/híbrido, observar as tecnologias de mobilidade elétrica que estão em desenvolvimento, veículos elétricos made in Portugal, e os projetos de investigação em desenvolvimento no Politécnico de Leiria, nomeadamente o kart elétrico com ativação e gestão de desempenho via smartphone.  

João Fonseca Pereira, coordenador do Departamento de Engenharia Mecânica do Politécnico de Leiria, considera que «os veículos elétricos e híbridos são a tendência e essa é uma realidade sentida já por nós há algum tempo. Temos vindo inclusivamente a desenvolver projetos nesta área, e a colaborar com o mercado para criar novas soluções. A realidade é que este mercado está em crescimento, tem cada vez mais relevo, e carece de técnicos especializados, e por isso o Politécnico de Leiria lançou o curso técnico superior profissional (TeSP) em Veículos Elétricos e Híbridos, que esgotou as vagas, e que permitirá dar mais um impulso a esta área que terá cada vez mais relevo».

O espaço do Politécnico de Leiria, com o apoio da Salvador Caetano, da SACEL- Sociedade Auto Central Leiriense, Lda, da Sodicentro, da Veeco e da Futi (marcas de carros elétricos made in Portugal), estará situado no topo norte do estádio Dr. Magalhães Pessoa.