Indústria 4.0

Transmissão em direto da sessão pública de apresentação das medidas da iniciativa Indústria 4.0, dinamizada pelo Ministério da Economia.

Primeiro-ministro apresenta o programa Indústria 4.0 – Economia Digital no Politécnico de Leiria

i40_img_site_29_1_2016

No dia 30 de janeiro, o primeiro-ministro, António Costa, preside a sessão pública de apresentação do programa “Indústria 4.0 – Economia Digital”. O encontro contará ainda com a participação do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral e do secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, entre outras personalidades e entidades relevantes no panorama nacional.

Além das sessões temáticas, será possível apreciar a materialização da “Indústria 4.0” nas suas diferentes dimensões através da exposição de projetos e atividades distribuídos por diversas salas da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG): empresas e instituições mostram o que de melhor se faz na área da tecnologia, robótica, eletrónica e inovação digital.

A iniciativa é dinamizada e promovida pelo Ministério da Economia, tendo lugar no campus 2 do Politécnico de Leiria, a receção dos convidados tem início às 10h30 (edifício B).

Programa (versão curta)

Programa detalhado

30 de janeiro de 2017 | campus 2 do Politécnico de Leiria (ESTG) | Leiria

GPS: 39º 44′ 4” N 8º 49′ 17” W

ECONOMIA DIGITAL

Perante a ‘Quarta Revolução Industrial’, inevitavelmente verifica-se uma mudança de paradigma na indústria e em toda a economia: o mercado será invadido pelas tecnologias digitais. É fundamental elaborarum sistema estruturado que dê uma resposta competitiva perante os desafios e as novas oportunidades de negócio que se apresentam: “Indústria 4.0″. O Governo está empenhado em ajudar as empresas, por isso aposta no desenvolvimento de uma estratégia sólida para a digitalização da nossa economia e em especial da nossa indústria.

Note-se que o conselho estratégico deste programa integra 64 empresas, várias do distrito de Leiria, que representam 25% do Produto Interno Bruto (PIB) e 30% do emprego, sendo que as suas exportações ascendem a 50% do total nacional.

O secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, afirma que «Com esta Estratégia, a República Portuguesa toma a iniciativa e convoca todos os empresários, trabalhadores e cidadãos a participar. Não vamos deixar nenhuma empresa ficar atrás. Vamos fazer da tua empresa e da nossa economia uma líder nesta nova economia digital!»