Sessão Solene de Abertura do Ano Académico 2020/2021

No dia 3 de novembro, pelas 15h00, realizou-se a “Sessão Solene de Abertura do Ano Académico 2020/2021”, comemorativa do 40.º Aniversário do Politécnico de Leiria, que teve lugar no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria. Este ano, tendo em conta a situação pandémica que vivemos, apenas participaram presencialmente no evento oradores e homenageados.

Durante a cerimónia foram concedidos quatro títulos honoríficos, dois enquanto Professor Honoris Causa e dois enquanto distinções de Reconhecimento de Mérito Institucional: a Rosalia Vargas, presidente da Agência Nacional Ciência Viva, pelo seu contributo para a cultura científica nacional e para a comunicação de ciência e a Ana Paula Laborinho, diretora nacional da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, pelo seu contributo para a internacionalização e cooperação para o desenvolvimento. As duas instituições reconhecidas serão a Fundação Calouste Gulbenkian, com a distinção de mérito científico e tecnológico e de mérito cultural e artístico, pelo contributo para a cultura, ciência e coesão social regional, nacional e internacionalmente e a Fórum Estudante, com a distinção de mérito socioprofissional, pelo contributo para a promoção do ensino superior e valorização da importância da formação qualificada.

A oração de sapiência “A Saúde dos Portugueses: Desafios” foi proferida por Francisco George, presidente da Cruz Vermelha e antigo diretor geral da saúde. Seguiu-se um momento musical protagonizado por Cláudia Pascoal.

A sessão foi transmitida online no Canal de YouTube do Politécnico de Leiria.

15h00 – Abertura da Sessão Solene do Ano Académico 2020/2021

Intervenção do presidente do Conselho Geral do Politécnico de Leiria

Intervenção do representante das Associações de Estudantes do Politécnico de Leiria

Intervenção do presidente do Politécnico de Leiria

15h30 – Apresentação do Filme Institucional – Politécnico de Leiria

15h35 – Entrega de Prémios, Bolsas e Distinções

Prémios Politécnico de Leiria – Mérito Ensino Secundário

Prémio Ensino Magazine

Distinção Alumni Politécnico de Leiria

Prémios I&D+i Politécnico de Leiria

16h15 – Homenagem aos Colaboradores com 25 anos de Serviço no Politécnico de Leiria

16h30 – Concessão de Títulos Honoríficos – Professor Honoris Causa | Reconhecimento de Mérito Institucional

17h00 – Oração de Sapiência: “A Saúde dos Portugueses: Desafios”,  proferida por Francisco George

17h30 – Momento Musical: atuação de Cláudia Pascoal

18h00 – Encerramento da Sessão

Despacho_264_2020_Título honorífico Instituição de Mérito | Despacho_265_2020_Título honorífico Professor Honoris Causa

INFORMAÇÃO RESPEITANTE A DADOS PESSOAIS

Informamos que, sendo este um evento público, poderão ser recolhidas imagens fotográficas que envolvam os participantes, individualmente ou em grupo, com vista a divulgar nas páginas eletrónicas, redes sociais e órgãos de comunicação social, para fins informativos, bem como para eventual utilização em finalidades científicas e didáticas, divulgação pela comunidade académica, dentro do contexto escolar, e constituição de arquivo do Politécnico de Leiria. Para mais informações consulte a política de privacidade em www.ipleiria.pt.