Sessão Solene de Abertura do Novo Ano Letivo do Politécnico de Leiria

_MG_0793A

A Sessão Solene de Abertura do Ano Letivo 2018/2019 realizou-se no dia 6 de novembro, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria. Maria Fernanda Rollo foi a convidada de honra do Politécnico de Leiria para proferir a oração de sapiência intitulada “Território, História, Conhecimento: a inovação como desígnio ou a persistência da cumplicidade”.

Depois de dar as boas vindas aos 4.500 novos estudantes, e assumindo que a missão do Politécnico de Leiria passa por continuar a política de ampliar e aprofundar contextos nacionais e internacionais de captação de estudantes, o presidente do Politécnico de Leiria, afirmou ser o desígnio para a instituição, e que «se tivesse uma única prioridade, seria a da alteração da designação para Universidade Politécnica de Leiria», para uma denominação «condizente com a missão e plenitude funcional do Politécnico de Leiria, determinante e diferenciadora, sem preconceitos». Na sessão solene de abertura do ano letivo, Rui Pedrosa deixou ainda claros os vários constrangimentos de ordem orçamental.

fotos_pos_ssolene1_8_11_2018-e1541717736888Pedro Lourtie relembrou que a possibilidade legal de atribuir doutoramentos é no Politécnico de Leiria uma necessidade absoluta e justa, pelo «número significativo de doutorandos que fazem todo o seu trabalho aqui, com empresas da região e ao serviço das suas necessidades, mas que não são legalmente doutorados do Politécnico de Leiria». O presidente do Conselho Geral falou ainda dos exames exigidos para o acesso ao ensino superior, que «diminuem abruptamente o número de estudantes que conseguem ingressar no ensino superior.

Títulos Professor Honoris Causa

D. António Marto, cardeal, e bispo da Diocese de Leiria-Fátima, e Joaquim Menezes, engenheiro e empresário, que fez parte da comissão instaladora do Politécnico de Leiria e é hoje membro do seu Conselho para a Avaliação e Qualidade, foram os homenageados com a distinção honoríficas professor honoris causa. Sendo para o Politécnico de Leiria um orgulho distinguir personalidades com tantas provas dadas em prol da sociedade.

fotos_pos_ssolene1_8_11_2018

Distinções e Prémios

A cerimónia ficou marcada pela atribuição de vários prémios e distinções vários. O Prémio IPLeiria Mérito Ensino Secundário distinguiu os melhores alunos que ingressaram este ano nos diversos cursos do Politécnico de Leiria, bem como as escolas de origem.

fotos_pos_ssolene2_8_11_2018

Os prémios de I&D+i reconheceram o mérito científico de professores, investigadores e unidades de investigação da instituição.

fotos_pos_ssolene4_8_11_2018

fotos_pos_ssolene5_8_11_2018Pela primeira vez, foi concedida a Distinção Alumni Politécnico de Leiria, que premeia o percurso académico e o desempenho profissional de antigos estudantes. Houve ainda oportunidade para prestar homenagem aos colaboradores com mais de 25 anos de funções no Politécnico de Leiria.

O momento musical esteve a cargo da Sociedade Artística dos Pousos (SAMP). Após a oração de sapiência, Maria Fernanda Rollo recebeu a oferta de quadro da autoria de José Sousa, da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), intitulado “Good Time”.

fotos_pos_ssolene6_8_11_2018-1024x260

Álbum completo de fotografias da cerimónia (facebook)

Nota de imprensa

Programa da Sessão Solene