Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social marca presença na VII Gala da Inclusão 

vii_gala_inclusao_foto_site_6_12_16

Com o objetivo de homenagear boas práticas e sensibilizar para a prática da inclusão, e para assinalar o “Dia Internacional das Pessoas com Deficiência”, o Gabinete da Secretaria de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, a Câmara Municipal de Leiria, o Instituto Politécnico de Leiria e o Instituto Nacional para a Reabilitação associaram-se na organização da “VII Gala da Inclusão”, que contou com presença do ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, e teve lugar no dia 3 de dezembro, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria. Este evento foi interpretado em língua gestual portuguesa e transmitido em audiodescrição para pessoas cegas ou de baixa visão.

Para Vieira da Silva, a obra desenvolvida coloca a cidade no centro do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, o que eleva Leiria a «capital do País no estímulo e promoção da inclusão das pessoas com deficiência». O ministro congratulou-se por o ato de incluir já não se fazer numa lógica caritativa, de assistencialismo, mas sim numa lógica de afirmação de direitos. «Porque inclusão é isso, afirmar direitos sociais, e Leiria é uma cidade que combate a intolerância».

O trabalho desenvolvido por diversas personalidades e entidades na área da inclusão foi homenageado, tendo sido o galardão elaborado na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), pela artista plástica Rita Frutuoso.

Nuno Mangas, presidente do Politécnico de Leiria, contou o caminho percorrido pela instituição em matéria de inclusão, que começou há muitos anos, «quando começámos a receber estudantes com algum tipo de deficiência ou necessidades educativas especiais, a precisar de resposta». «É um trabalho de anos, de que a Gala da Inclusão é um dos pontos mais visíveis, porque urgia colocar a temática da inclusão junto da opinião pública», acrescentou que «a Gala da Inclusão não serve só para a assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, serve para reconhecer as pessoas e instituições que se distinguem pelas boas práticas na área da inclusão, e também para fazer a entrega simbólica de brinquedos da campanha “Mil Brinquedos Mil Sorrisos”, que faz a diferença na vida de muitas crianças». 

Ana Sofia Antunes é a nova madrinha da causa “Mil Brinquedos, Mil Sorrisos” do Politécnico de Leiria, um projeto pelo qual, confessa, se apaixonou. O vídeo da campanha, com a secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, deixa uma mensagem de solidariedade e amor ao próximo. Este ano, os brinquedos recolhidos e adaptados foram entregues às Equipas Locais de Intervenção Precoce dos Açores.

A organização da “VII Gala da Inclusão” agradece a toda a equipa, aos galardoados que diariamente trabalham para uma sociedade mais inclusiva, aos parceiros e ao público presente. Todos contribuíram para uma noite única.

A vossa presença foi motivo de enorme satisfação. Muito obrigado!

Fotografias

Mais informações

Nota de imprensa 

 

3 de dezembro | 21h00 | Teatro José Lúcio da Silva | Leiria