RUN-EU a Criar Competências Futuras e Avançadas para a Transformação Societal nas Regiões da UE

No dia 25 de novembro, pelas 13h30 (hora portuguesa), a Regional University Network – European University (RUN-EU) dinamizou o “Evento de Lançamento” do projeto, que foi transmitido online.

Os presidentes e reitores das Instituições de Ensino Superior (IES) que compõem a RUN-EU, em conjunto com os representantes dos governos de cada país, assim como os estudantes e professores, apresentaram esta nova Universidade Europeia e discutiram a importância da RUN-EU na transformação das IES e das suas regiões.

 

PROGRAMA

13h30 – Sessão de Abertura

13h40 – A RUN-EU European University

13h50 – “O Potencial de Transformação das Universidades Europeias” 
Mesa Redonda com os presidentes e reitores da RUN-EU

14h30 – “Compromisso e envolvimento dos Estudantes nas Universidades Europeias”
Apresentação e mesa redonda com Estudantes da RUN-EU

15h00 – “O Apoio dos Estados Membros às Universidades Europeias”
Mesa redonda com os representantes dos Governos

15h40 – “A RUN-EU na transformação das nossas IES e das nossas Regiões”
Questões dos participantes, estudantes, colaboradores e parceiros

16h00 – Sessão de Encerramento

 


RUN-EU

A Universidade Europeia (RUN-EU) é uma rede de Instituições de Ensino Superior, com enfoque regional e com um objetivo comum, comprometida com a transformação societal nas suas regiões, no contexto dos novos desafios locais e globais emergentes, e em particular com o desenvolvimento regional sustentável. Propõe-se alcançar este missão coletiva através do desenvolvimento em rede de competências avançadas no ensino-aprendizagem e de atividades de investigação e desenvolvimento através de toda a rede.

A RUN-EU terá ainda o compromisso de promover o desenvolvimento económico, social, cultural e sustentável das regiões abrangidas pela rede, disponibilizando as competências necessárias para que estudantes, investigadores e agentes regionais possam enfrentar com sucesso os desafios do futuro.