Bem vindo ao IPLeiria

Olá a todos. O meu nome é João Nascimento, sou de Belo Horizonte e fui estudante do Politécnico de Leiria (IPLeiria). O meu objetivo é compartilhar com vocês a minha experiência enquanto estudante de uma instituição portuguesa – o Politécnico de Leiria (IPLeiria). O IPLeiria disputa para estar entre as melhores Instituições de Ensino de Portugal e com maior renome internacional. Em Leiria, os alunos internacionais podem se comunicar se integrar através das Comunidades IPLeiria para partilhar experiências, assim como são convidados a interagir com todos os estudantes locais e internacionais, criando redes de contatos e convivências.

Escolhendo o IPLeiria

Olhando a história do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) iniciou a sua atividade em 20 de Abril de 1987 e tem hoje cerca de 10.000 alunos matriculados nas Escolas Superiores nele integradas: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria (ESECS), Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria (ESTG), Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche (ESTM) e Escola Superior de Saúde de Leiria (ESSLei).

O IPLeiria possui uma grande quantidade de projetos e patentes que são realizadas todos os anos pelo trabalho de funcionários e alunos. Dentre os pontos altos dos projetos, há a Primeira Academia Siemens Mundial, para que os alunos possam trabalhar com os softwares em parceria da ESTG com a empresa; os projetos de inclusão realizados pelo CRID, o Centro de Recursos para Inclusão Digital da ESECS, como o que levou o Museu da Batalha a ganhar o título de melhor museu da Europa pelo programa de inclusão; a criação de uma impressora 3D para modelos de decoração realizada na ESAD; um Projeto Europeu para Impressão de estruturas 3D para crescimento de células tronco; um outro projeto na área de saúde realizado pela União Europeia com finalidade de tratamento do câncer; a criação de uma bengala para cegos com comunicação via laser com o ambiente e informação aos usuários; o Laboratório de Segurança da Informação, uma parceria da ESTG e a polícia portuguesa especializada em cibercrimes; esses e muitos outros projetos podem ser encontrados no site http://cdrsp.ipleiria.pt/ e são realizados anualmente pelo IPLeiria.

O IPLeiria conta ainda com 3 incubadoras de empresas como a Don Dinis e vários laboratórios nas áreas de engenharia e informática para poder aproximar o universo profissional do universo acadêmico.

Escolhendo o curso

No IPLeiria há diversos cursos para Graduação, Pós- Graduação, Mestrados, Cursos Internacionais e Cursos de Especialização Tecnológica. Todos vinculados as áreas de Cursos de Especialização Tecnológica e mais na página de Cursos do IPLeiria.

Como estudante, há muitos cursos a descobrir no IPLeiria. Consulte nossa oferta nas mais variadas áreas.

Oferta Formativa

João Silva

Eu me matriculei no Mestrado de Negócios Internacionais, um mês depois pedi transferência para o Marketing Relacional. Aqui há esta possibilidade, desde que exista vaga no curso de destino.

João Paulo N. Silva, estudante do Mestrado em Marketing Relacional

Se conseguir, é bom falar com algum outro brasileiro que já tenha estudado antes em Leiria, pois as nomenclaturas dos cursos são bem diferentes das brasileiras, assim como os métodos de avaliação.

O processo de seleção

O instituto possui seus próprios padrões de admissão e a seleção é feita com base nas notas dos exames exigidos pela instituição e de todo o ensino médio. Para os estudantes de Mestrado o processo é um pouco diferente, sendo realizada uma análise do histórico acadêmico para verificar as qualificações do candidato, com verificação das notas, do currículo e de uma carta de motivação, onde o candidato deve expressar seu motivos e interesses pelo curso (https://www.ipleiria.pt/internacional/estudantes-internacionais/).

Todo o processo é acompanhado pela equipa do Gabinete do Estudante Internacional.