Mestrado em Design para a Saúde e Bem-Estar

Novo!

Apresentação do curso

Numa sociedade em que os desafios presentes e futuros se centram na sustentabilidade dos padrões de saúde e de bem-estar da população, onde se procura dar resposta ao envelhecimento exponencial da população, torna-se emergente o design de soluções tecnológicas inovadoras que assistam o Homem, contribuindo para a o seu Bem-Estar e tendo como objetivo promover a sua qualidade de vida. Neste contexto, o design é cada vez mais uma área
científica transversal e interdisciplinar.
Este mestrado propõe relacionar e cruzar o domínio do design, com os conhecimentos das áreas das ciências da vida e da engenharia, para o desenvolvimento de novas tecnologias que atuem no suporte e promoção da saúde e do bem-estar do indivíduo e das sociedades. Este curso sustenta-se numa visão para uma forma de vida sustentável e positiva.
A proposta de mestrado em Design para a Saúde e Bem-Estar é coerente com o projeto educativo da ESAD.CR – Politécnico de Leiria e pretende aprofundá-lo como oferta formativa de 2º ciclo. Esta proposta preenche uma lacuna existente na prossecução de estudos dos alunos do curso de licenciatura em Design Gráfico e Multimédia e abre uma nova área de formação especializada em design a nível nacional.
O curso é pioneiro no domínio do design que abarca, mas também ao integrar numa formação o potencial académico e científico, ao nível dos recursos humanos e materiais, do Politécnico de Leiria. Esta integração, demonstradora do caráter interdisciplinar do curso, é plenamente alinhada com uma tradição de experimentação interdisciplinar característica da ESAD.CR.
É um importante objetivo deste mestrado dotar os designers com os conhecimentos, aptidões e competências de profissionais altamente qualificados, capazes de integrar equipas e atuar em situações complexas e de mudança, identificado problemas e apresentando propostas claras para lidar com os problemas.
As metodologias de ensino-aprendizagem são assentes em projeto e as unidades curriculares articulam-se para capacitar o aluno nesse sentido, introduzindo os conteúdos científicos basilares para a construção de um projeto autónomo. O contacto com designers, empresários, investigadores, inovadores e decisores é promovido ao longo de toda a formação, assim como o acesso a equipamento e laboratórios em ambiente empresarial ou clínico.
A ESAD.CR tem protocolos com associações de Bem-Estar Social, Centros Hospitalares e Agrupamento de Centros de Saúde Oeste-Norte, que poderão colaborar e beneficiar diretamente com a aplicação dos produtos desenvolvidos no âmbito do curso.
Pelas suas características distintivas, o curso tem potencial para se internacionalizar, através da associação a outras formações similares, da captação de estudantes internacionais e do desenvolvimento de projetos em consórcio. O ciclo de estudos conta com docentes qualificados com o grau de doutor, bem como com os recursos humanos e materiais adequados ao seu funcionamento.

Objetivos

  • Desenvolver projetos em design na área da saúde e bem-estar;
  • Compreender os novos media e as tendências que dão suporte à evolução dos dispositivos disponíveis no mercado;
  • Avaliar, desenhar e desenvolver soluções, integrando equipas multidisciplinares, aplicando os conhecimentos e capacidade de compreensão na resolução de problemas complexos;
  • Compreender o impacto da mediação digital com sistemas de informação integrados, relacionando o espaço físico com produtos tecnológicos e o ser humano;
  • Integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta;
  • Comunicar as conclusões e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes a especialistas e não especialista da área;
  • Desenvolver uma aprendizagem ao longo da vida de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo;
  • Conhecer as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem da sua ação.

Plano curricular

CodeCurricular Unit Period ECTS Workload
Fatores Humanos no Design para o Bem-Estar1S675 h
Psicologia para o Bem-Estar1S640 h
Fisiologia Humana1S630 h
Design para Dados Complexos1S660 h
Seminário I1 S660 h
Design de Experiência do Utilizador em Saúde2 S12100 h
Sistemas e Sinais Neurobiológicos2 S660 h
Métodos de Investigação em Design2 S660 h
Seminário II2 S660 h
CodeCurricular Unit Period ECTS Workload
Design de Translação1 S660 h
Projeto I1 S24135 h
Projeto II2 S30

Condições de acesso

Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:

  • Titulares do grau de licenciado (ou equivalente legal) na área do Design ou afim;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um primeiro ciclo de estudos
    organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este processo;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido pelo órgão científico da ESAD .CR –
    Politécnico de Leiria, estatutariamente competente, como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como a testando capacidade
    para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico da ESAD.CR – Politécnico de Leiria, estatutariamente competente.

Estudante internacional
Todas as informações relacionadas com a candidatura do Estudante Internacional ao IPLeiria devem ser consultadas na  página de Candidaturas de Estudantes Internacionais.

Nota: Esta informação não dispensa a consulta do edital constante nesta página