Pós–Graduação em Neurodesenvolvimento na Infância e na Adolescência

Vagas abertas para 2017/2018

Apresentação do curso

A ESSLei enquanto estabelecimento de Ensino Superior realiza atividades nos domínios do ensino, da formação profissional, da investigação e da prestação de serviços à Comunidade, regendo-se por padrões de qualidade que assegurem uma resposta adequada às necessidades da região em que se insere.
Tendo em conta que as perturbações do neurodesenvolvimento são das patologias crónicas mais frequentes da infância e adolescência com tendência a aumentar nas sociedades modernas, o neurodesenvolvimento constitui-se como um foco de estudo na área da saúde.
A Pós-graduação em neurodesenvolvimento na infância e na adolescência, surgiu através de um desafio lançado pelo Centro Hospitalar São Francisco, instituição parceira, com o objetivo de combinar uma sólida formação de base teórica com um forte desenvolvimento de competências práticas no domínio do neurodesenvolvimento na infância e na adolescência.

Objetivos

  • Adquirir conhecimentos científicos no âmbito do Neurodesenvolvimento na infância e adolescência, classificando-os em áreas fenomenológicas e considerando os principais sistemas de classificação;
  • Conhecer as características típicas e atípicas do desenvolvimento neuropsicomotor, numa perspetiva integradora das dimensões biológica e psicológica do ser humano;
  • Reconhecer as comorbilidades e diagnósticos diferenciais, no âmbito das perturbações do neurodesenvolvimento;
  • Selecionar metodologias de rastreio e avaliação, e desenvolver conhecimentos que permita, avaliar a eficácia da intervenção multimodal;
  • Identificar estratégias de intervenção nas perturbações do neurodesenvolvimento nos contextos Família e Escola.

Plano curricular

CodeCurricular Unit Period ECTS Workload
Desenvolvimento InfantilS16T13; TP10; OT3; S2
Comunicação e Linguagem IS14T12; TP6; OT2
Perturbações do Neurodesenvolvimento IS16T10; TP17; OT3
Psicopatologia da Infância e da Adolescência IS14T10; TP6; OT2; S2
Educação EspecialS14T12; TP6; OT2
Família e NeurodesenvolvimentoS16T17; TP8; OT3
Comunicação e Linguagem IIS26T12; TP6; OT2
Perturbações do Neurodesenvolvimento IIS27T15; TP20; OT5
Psicopatologia da Infância e da Adolescência IIS26T12; TP6; OT2
Reabilitação Motora nas Perturbações do NeurodesenvolvimentoS26T10; TP8; OT2
Educação NeurocognitivaS25T8; TP5; OT2

Condições de acesso

Destinatários

  • Licenciados em áreas de Saúde, Psicossociais, educação e outras;
  • Titulares de curso superior que possuam formação ou experiência profissional relevante;
  • Titulares de grau académico superior estrangeiros que seja reconhecido pelo órgão competente.

Critérios de seriação
A seriação dos candidatos será efetuada de acordo com a pontuação obtida de acordo com os seguintes critérios:

  • Classificação de Licenciatura e de outro (s) grau (s) ou diploma (s) de pós-graduação;
  • Currículo académico e/ou científico;
  • Currículo profissional.

Em sede de apreciação das candidaturas em mérito absoluto a entrevista pode ser utilizada como método de seleção com carácter eliminatório.

Mais informações

Plano de estudos
Despacho n.º 8998/2017, D.R. n.º 196, 2.ª série de 11-10-2017

 

Ficha técnica do curso 2017/2018


Contactos

Escola Superior de Saúde de Leiria
Tel: (+351) 244 845 300 | e-mail: esslei@ipleiria.pt

 

Serviços Académicos
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