Pós-graduação em Perturbações do Desenvolvimento e do Espetro do Autismo

Apresentação do curso

Esta Pós-Graduação visa desenvolver conhecimentos e competências no domínio das Perturbações do Neurodesenvolvimento no âmbito da avaliação e da intervenção.

A enorme exigência e responsabilidade inerente a esta área de intervenção exige dos profissionais um vasto conjunto de conhecimentos e competências que lhe permitam uma atuação especializada e de excelência. Assim, pretende-se criar uma oportunidade na formação técnico-científica nesta área de intervenção.

A formação destina-se a otimizar as competências na prática profissional de terapeutas, professores, educadores e/ou psicólogos que lhes permitam desenvolver e ampliar conhecimentos sobre as perturbações do desenvolvimento e do espectro do autismo.

Pretende-se possibilitar o contacto com os mais recentes instrumentos de avaliação e modelos de intervenção sustentados nas práticas baseadas na evidência. A metodologia de ensino/aprendizagem adotada visa desenvolver o raciocínio clínico dos estudantes numa perspetiva de trabalho colaborativo que sustente a capacidade de resolução de problemas.

Objetivos

Com base num modelo biopsicossocial, pretende-se que os formandos sejam capazes de utilizar ferramentas teórico-práticas avançadas e adequadas para um desempenho e prestação de cuidados de excelência ao indivíduo com perturbações do desenvolvimento e do espetro do autismo.

O desenho curricular selecionado tem como objetivo o desenvolvimento de competências específicas de gestão clínica e educativa deste tipo de população, utilizando modelos de raciocínio compatíveis com a Classificação Internacional de Incapacidade e Saúde (CIF), através de um formato de ensino-aprendizagem multidisciplinar onde se conjuga o “estado da arte” com a inovação científica e a abordagem prática.

Pretende-se que no final, o estudante desenvolva ferramentas que permitam prestar cuidados de reabilitação/habilitação/educação aos clientes com perturbações do desenvolvimento e do espetro do autismo, contribuindo para a qualidade de vida dos indivíduos e dos seus cuidadores.

Plano curricular

CodeCurricular Unit Period ECTS Workload
Desenvolvimento NeuropsicomotorS15135h
Perturbações do Desenvolvimento NeuropsicomotorS15135h
Primeiros Socorros e Suporte Básico de VidaS1381h
Avaliação do Desenvolvimento NeuropsicomotorS15135h
Comunicação e RelaçãoS14108h
Perturbações do Espetro do AutismoS15135h
EpidemiologiaS1381h
Intervenção nas Perturbações do Desenvolvimento NeuropsicomotorS26162h
Intervenção nas Perturbações do Espetro do AutismoS26162h
Contextos de IntervençãoS2381h
Produtos de ApoioS24108h
Investigação AplicadaS24108h
ProjetoS27189

Condições de acesso

Destinatários:

  • Profissionais de Saúde com bacharelato e/ou licenciatura: Fisioterapeutas, Terapeutas da Fala, Terapeutas Ocupacionais;
  • Psicólogos;
  • Psicomotricistas;
  • Profissionais de Educação com bacharelato e/ou licenciatura;
  • Outros profissionais com bacharelato e/ou licenciatura nas áreas da saúde, educação ou desporto

 

Critérios de seriação

Os candidatos devem possuir bacharelato e ou licenciatura nas áreas designadas no item “Destinatários”.
A seriação dos candidatos será efetuada de acordo com a pontuação obtida de acordo com os seguintes critérios:

  • Tipologia de curso concluído;
  • Maior média obtida no curso que concluiu;
  • Curso de origem.

Mais informações

Plano de estudos
Despacho n.º 5499/2015, D. R. n.º 100, 2.ª série de 25-05-2015

 

Contactos

Escola Superior de Saúde de Leiria
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Serviços Académicos
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