Pós-Graduação em Tecnologia Médica e Reabilitação

Apresentação do curso

No contexto atual o uso da tecnologia em ambiente médico e na reabilitação em particular é uma realidade cada vez mais presente no trabalho das equipas profissionais destas áreas, e ao mesmo tempo constituí um desafio para estes profissionais. A constante evolução tecnológica contribui para que o uso da tecnologia constitua uma mais-valia na assistência médica aguda, bem como nos cuidados de reabilitação, em particular na promoção da autonomia do indivíduo com limitações funcionais congénitas e adquiridas. Esta evolução tecnológica obriga por um lado à formação de profissionais em áreas transversais e por outro a uma constante atualização das formações de base dos profissionais que se dedicam a estas áreas, no sentido de poderem acompanhar os desenvolvimentos tecnológicos.

Objetivos

Este curso pretende contribuir para a atualização científica e tecnológica de profissionais que trabalham ou pretendem vir a trabalhar na área de fronteira entre as tecnologias e a aplicação destas na saúde e em particular na reabilitação. Pretende ainda fomentar a criação de soluções tecnológicas para a resolução de problemas específicos ligados à reabilitação e cuidados médicos.

Plano curricular

CodeCurricular Unit Period ECTS Workload
Fundamentos de Reabilitação Médica212h
Produtos de Apoio212h
Bioeletrónica212h
Instrumentação Médica212h
Domótica e Robótica de Reabilitação19h
Sistemas de Imagiologia212h
Seminário19h

Condições de acesso

  • Licenciados em áreas tecnológicas com aplicabilidade na saúde, nomeadamente, Engenharia Biomédica, Bioengenharia, Biomecânica e Engenharia Eletrotécnica.
  • Licenciados em tecnologias da saúde, nomeadamente Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas e Enfermeiros.
    • Titulares de curso superior que possuam formação ou experiência profissional relevante para a integração na Pós-graduação.
    • Titulares de grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado em área considerada relevante, pelo órgão competente.
    • Outros profissionais, não licenciados, que possuam um currículo considerado relevante pelo órgão competente.

Processo de seleção dos candidatos
Os critérios de seleção dos candidatos respeitam a seguinte ordem de prioridades:

  • Classificações de licenciatura e de outro(s) grau(s) ou diploma(s) de pós-graduação detidos pelo candidato;
  • Currículo académico e/ou científico;
  • Currículo profissional.

Em sede de apreciação das candidaturas em mérito absoluto a entrevista pode ser utilizada como método de seleção com carácter eliminatório.

Mais informações

 

Contactos
Secretariado de Pós-Graduações
Campus 2, Edifício B, R/C Dt.
Morro do Lena – Alto do Vieiro
2411-901 Leiria
Tel. 244 820 308 – Fax. 244 820 310
E-mail: posgraduacoes@estg.ipleiria.pt
www.estg.ipleiria.pt