Pós-Graduação em Turismo Subaquático

Novo! Candidaturas Abertas

Candidaturas Online

2.ª fase de candidaturas: até 24 de fevereiro de 2021

Apresentação do curso

Os Técnicos de Turismo Subaquático / “Divemasters” auxiliam na formação de mergulhadores nos diversos cursos e apoiam as atividades de Centros de Mergulho, realizando, entre outras, a tarefa de guiar mergulhadores certificados. Eles representam um papel fundamental na forma como a segurança e o conforto de mergulhar estão presentes durante a formação ou o passeio de mergulho, sendo expectável a evolução na carreira profissional aproveitando a experiência adquirida durante esta formação.

O Politécnico de Leiria, através da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, consciente da lacuna formativa na área que se verifica no contexto nacional, inclui na sua oferta formativa, com a colaboração estreita com instituições e agentes locais, o curso de pós-graduação em Turismo Subaquático.

Objetivos

O curso tem como objetivos:

  • Proporcionar um conhecimento transversal dos assuntos relacionados com as atividades subaquáticas, especificamente relacionadas com o Turismo Subaquático;
  • Valorizar as competências dos profissionais na área do Turismo em empresas públicas e privadas promovendo a aquisição das ferramentas necessárias;
  • Incrementar o desenvolvimento individual na área do Turismo Subaquático;
  • Capacitar os técnicos de mergulho com diversas técnicas e qualificá-los para imersões até 40 metros de profundidade, através da aprendizagem de competências e procedimentos usados pelas diversas agências internacionais.

Plano curricular

CódigoUnidade Curricular Período ECTS Horas de contacto
Gestão de Stress e Resgate Subaquático340 h TP*
Técnicas de Mergulho Avançado464 h TP*
Supervisão e Gestão de Mergulho516h T; 40h TP; 40h P*
Turismo e o Mergulho420h T; 10h TP*
Estágio470h P*

Saídas profissionais

Pretende-se desenvolver conhecimentos, competências pessoais e técnicas necessárias para supervisionar mergulhadores certificados em atividades de mergulho e ensino de cursos de formação. Pretende-se, também, desenvolver conhecimentos técnicos no que respeita a teoria de mergulho, técnica, capacidade de salvamento e experiência de forma a garantir o cumprimento dos pré-requisitos dos cursos de formação. Os formandos serão dotados de competências para proporcionar uma melhor experiência aos mergulhadores recreativos.

Condições de acesso

Poder-se-ão candidatar todos os interessados em frequentar o curso. A seleção dos estudantes será efetuada após análise do seu curriculum vitae. Serão consideradas na seleção a detenção de curso inicial de mergulho (Open Water Diver ou superior), uma licenciatura (ou frequência), mestrado, pós-graduação ou com experiência profissional relevante no setor. Poderá, em caso de determinação do júri, ser solicitada uma entrevista para avaliação das competências do candidato.

Os candidatos deverão entregar, entre outros documentos a indicar pelos serviços académicos do Politécnico de Leiria:

  • curriculum vitae atualizado;
  • certificado de habilitações;
  • certificado médico para a prática de mergulho;
  • fotografia (em formato digital).
Nota: Esta informação não dispensa a consulta do edital constante nesta página