TeSP de Produção de Construções Metálicas

Vagas abertas para 2020/2021Novo!

Apresentação do curso

O curso Técnico Superior Profissional em Produção de Construções Metálicas visa formar profissionais com competências na área da modelação e desenho digital de construções metálicas, complementadas ainda com conhecimentos na tecnologia do aço; competências abrangentes na operação e gestão do processo produtivo, gestão de produção e gestão de obra, orçamentação, para além de competências na área da gestão da qualidade, ciclo de vida e sustentabilidade dos produtos e processos, bem como higiene e segurança.
O currículo académico do curso será eminentemente prático, seguindo uma metodologia ativa de aprendizagem em que o(s) projeto(s) desenvolvido(s) numa Unidade de Formação têm continuidade nas seguintes, procurando emular o trabalho desenvolvido em ambiente profissional.
A formação em contexto de trabalho (estágio) permitirá o contacto com a realidade da empresa e a aquisição de competências específicas fundamentais para um bom desempenho profissional.
O curso Técnico Superior Profissional em Produção de Construções Metálicas pretende dar resposta à necessidade de qualificação específica sentida no setor da indústria das construções metálicas, nomeadamente no que concerne à digitalização do processo produtivo.

Objetivos

O TeSP de Produção de Construções Metálicas tem por objetivo a formação de profissionais de elevada capacidade técnica, com competências na área da modelação e desenho digital de construções metálicas, complementados ainda com conhecimentos na produção e montagem de construções metálicas e tecnologia do aço.
Os técnicos de Produção de Construções Metálicas terão também competências abrangentes na operação e gestão do processo produtivo, gestão de produção e gestão de obra, orçamentação, para além de competências na área da gestão da qualidade, ciclo de vida e sustentabilidade dos produtos e processos, bem como higiene e segurança.

Plano curricular

CódigoUnidade Curricular Período ECTS Horas de contacto
Comunicação e Tecnologias de InformaçãoSemestral460 h
Fundamentos de MatemáticaSemestral5 60 h
Fundamentos da Física e QuímicaSemestral5 60 h
Introdução ao Desenho TécnicoSemestral545 h
Qualidade, Higiene e SegurançaSemestral545 h
Tecnologias dos MateriaisSemestral6 60 h
Língua InglesaSemestral230 h
Sustentabilidade das Construções MetálicasSemestral5 60 h
Planeamento, Medição e OrçamentaçãoSemestral6 60 h
Preparação de Obra Assistida por Computador ISemestral6 60 h
Tecnologias de FabricoSemestral6 60 h
BIM na ConstruçãoSemestral5 60 h
CódigoUnidade Curricular Período ECTS Horas de contacto
Integração na ProfissãoSemestral345 h
Preparação de Obra Assistida por Computador IISemestral6 60 h
Gestão da Produção de Construções MetálicasSemestral5 60 h
Noções de ProjetoSemestral545 h
Montagem de Construções MetálicasSemestral5 60 h
Mecânica de EstruturasSemestral6 60 h
EstágioSemestral30640 h

Prosseguimento de estudos

ACESSO E INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR
O acesso e ingresso no Ensino Superior para os titulares de um Curso Técnico Superior Profissional (TeSP) é regulado pelo Decreto-Lei n.º 113/2014. Os titulares de um TeSP podem concorrer a um ciclo de estudos de licenciatura pela via dos Concursos Especiais de Acesso ao Ensino Superior.

O ingresso estará sujeito a seriação, conforme legislação aplicável, e ao número de vagas estipulado para o curso/regime a que se candidata. As informações sobre os concursos especiais podem ser consultadas aqui.

Condições de acesso

  1. Titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
  2. Titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional;
  3. Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março.

Mais informações


Nota: Esta informação não dispensa a consulta do edital constante nesta página

BarraFinan