TeSP de Venda e Negociação Comercial
Objetivos
O curso Técnico Superior Profissional em Venda e Negociação Comercial visa formar profissionais que, de forma autónoma ou sob orientação/integrados numa equipa, colabora na dinamização de um departamento comercial, nomeadamente ao nível da gestão e organização de equipas, na conceção da oferta comercial, na definição e implementação de técnicas de negociação e venda e na gestão do relacionamento com os diversos stakeholders, nomeadamente fornecedores e clientes, para garantir a sua satisfação e fidelização.
Atividades Principais
- Realizar a análise e prospeção de mercado, global ou da sua zona de intervenção, recorrendo a diversas fontes de informação
- Desenvolver estudos de mercado, organizar e analisar a informação daí resultante
- Utilizar ferramentas informáticas, em particular, as associadas à área comercial, como por exemplo a gestão da base de dados
- Gerir equipas comerciais
- Aplicar a legislação comercial em vigor
- Organizar a oferta comercial atendendo à realidade da empresa e do mercado
- Rececionar clientes, diagnosticar as suas necessidades e propor produtos e serviços adequados às mesmas
- Gerir de forma construtiva os conflitos e negociar soluções numa ótica win-win, a nível interno e com os diversos stakeholders
- Gerir os serviços de pós-venda
- Construir uma relação de parceria com os diversos stakeholders
Plano curricular
Código | Unidade Curricular | Período | ECTS | Horas de contacto |
---|---|---|---|---|
Princípios de Gestão | Semestral | 6 | 45 horas | |
Matemática Aplicada às Ciências Sociais | Semestral | 5 | 60 horas | |
Comunicação e Tecnologias de Informação | Semestral | 4 | 60 horas | |
Língua Inglesa | Semestral | 2 | 30 horas | |
Princípios de Marketing | Semestral | 6 | 60 horas | |
Gestão Comercial | Semestral | 7 | 75 horas | |
Negociação | Semestral | 6 | 60 horas | |
Noções de Direito Comercial | Semestral | 4 | 45 horas | |
Análise do Comportamento do Consumidor | Semestral | 5 | 60 horas | |
Técnicas de Bases de Dados | Semestral | 5 | 60 horas | |
Análise Económica | Semestral | 5 | 60 horas | |
Logística | Semestral | 5 | 45 horas |
Código | Unidade Curricular | Período | ECTS | Horas de contacto |
---|---|---|---|---|
Técnicas de Venda | Semestral | 6 | 60 horas | |
Integração na Profissão | Semestral | 3 | 45 horas | |
Técnicas de Estatística e Estudos de Mercado | Semestral | 6 | 60 horas | |
Ferramentas de Marketing Digital | Semestral | 5 | 60 horas | |
Técnicas de Gestão Internacional | Semestral | 4 | 45 horas | |
Marketing e Comunicação | Semestral | 6 | 60 horas | |
Estágio | Semestral | 30 | 640 horas |
Prosseguimento de estudos
ACESSO E INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR
O acesso e ingresso no Ensino Superior para os titulares de um Curso Técnico Superior Profissional (TeSP) é regulado pelo Decreto-Lei n.º 113/2014. Os titulares de um TeSP podem concorrer a um ciclo de estudos de licenciatura pela via dos Concursos Especiais de Acesso ao Ensino Superior.
O ingresso estará sujeito a seriação, conforme legislação aplicável, e ao número de vagas estipulado para o curso/regime a que se candidata. As informações sobre os concursos especiais podem ser consultadas aqui.
Condições de acesso
- Titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente
- Titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional
- Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março
Mais informações
Plano de estudos
Aviso n.º 3530/2016, D. R. n.º 53/2016, 2.ª série de 16-03-2016