DICAS PARA LIDAR COM O COVIDamento

ESTILOS DE VIDA SAUDÁVEL EM TEMPO DE CONFINAMENTO

Com as medidas impostas pela necessidade de controlar a propagação da pandemia de Covid-19, muitos dos hábitos que marcavam o nosso dia-a-dia alteraram-se!
Mas a nossa saúde não pode ser descurada! Assim sendo:

Procura manter (ou criar) uma rotina

Levanta-te, tira o pijama e veste-te! Faz um horário de atividades diversificadas. Inclui as aulas, os tempos de reunião com colegas e/ou professores, o tempo para as tarefas de casa e para as pausas e atividades de lazer que podes fazer em casa (música, exercício físico, visitas virtuais a museus, assistir a uma série…). Vai intercalando tarefas de maior responsabilidade e complexidade com atividades de lazer.

Mantém uma boa higiene do sono

Tenta dormir em média 8h/noite, mantendo horários regulares de deitar e levantar. Durante o dia, não adormeças distraído com equipamentos eletrónicos. Opta, por exemplo, por ouvir uma música agradável e criar uma rotina de relaxamento antes de deitar. Se tiveres insónias: lê um livro, escreve os teus pensamentos, não fiques a rebolar na cama (levanta-te e vai fazer alguma coisa que te tranquilize e acalme).

Faz uma alimentação saudável

Mantém uma rotina nos horários das refeições e tenta fazer 5-6 refeições diárias. Promove uma alimentação diversificada e o mais saudável possível. Aproveita a oportunidade para aprender a cozinhar e/ou treinar novas receitas. Cozinhar é uma excelente forma de distrair a atenção de pensamentos intrusivos. Evita os chocolates ou bolachas por perto quando estás a estudar ou a assistir a uma aula.

Pratica exercício físico

Cultiva a prática regular de atividade física. Aproveita as aulas online disponibilizadas por alguns professores, ginásios ou que podes encontrar na internet. Experimenta uma modalidade nova. Ou, simplesmente, faz uma corrida ou uma caminhada à volta do teu bairro. Nos intervalos das aulas ou do estudo levanta-te, espreguiça-te e faz alguns alongamentos para descontraíres.

Comunica com familiares e amigos

A comunicação e o convívio online não estão proibidos. Usa (e abusa) das tecnologias para conversar com as pessoas de quem mais gostas, para partilhares sentimentos e experiências e, quem sabe, novos projetos. Surpreende-os a partir de casa com a tua criatividade.

Diverte-te e aprende coisas novas

Procura fazer aquilo que mais gostas também em casa. Acompanha a série de que mais gostas, aproveita para acabar de ler o livro que começaste há tempos ou para aprender uma língua nova. Assiste a concertos, visita virtualmente sítios que ainda não visitaste. Convida os amigos para um café: conversem cada um na sua varanda e/ou janela ou no vosso local preferido da casa.

Cuida da tua saúde mental

Todos os dias dedica algum tempo (podem ser só alguns minutos) para estares contigo, acalmar e conseguires imaginar um lugar tranquilo e positivo para ti. Neste tempo respira tranquilamente e observa só os teus pensamentos sem te deixares “agarrar” por nenhum. Podes também criar a tua caixa/frasco onde colocas algo que, a cada dia, foi positivo para ti.

ESTUDAR EM CASA EM TEMPO DE CONFINAMENTO

Organiza e define um espaço de trabalho

Para participares nas aulas e estudar é importante separar o espaço de trabalho do de lazer. Organiza o teu local de trabalho e o material que vais precisar durante o dia. Não estudes nem comas em cima da cama. Não estudes em frente à televisão. É importante separar espaços para delimitar o impacto das distrações.

Define prioridades e objetivos

Define as metas e objetivos que pretendes atingir em cada uma das unidades curriculares. Para cada dia define tarefas realistas e prioridades e distribui o estudo das diferentes unidades curriculares pelos diferentes dias da semana.

Elabora um horário

Cria um horário para as tarefas a realizar e procura ser rigoroso(a) a cumpri-lo. Planeia o teu dia de trabalho, definindo uma hora para começar e terminar. Contempla no horário a hora para te levantares, para a higiene pessoal e para fazeres as refeições com calma. Define um tempo de estudo autónomo por semana para cada uma das UC. Não te esqueças de incluir as pausas que consideras necessárias para te manteres produtivo (a).

Elabora um plano de ação

Em cada uma das UC, verifica e analisa os documentos, recursos e informação disponibilizados na plataforma Moodle, lê com atenção as indicações enviadas pelos professores, relê os teus apontamentos e complementa o teu estudo com outra informação que pesquises.

Acede regularmente ao teu email institucional e ao Moodle

Num período de distanciamento físico entre professores e alunos, procura aproximar-te e manter os meios de contacto atualizados. Verifica com maior frequência o teu email do Politécnico de Leiria e outras plataformas de contacto que uses para falar com os teus professores.

Otimiza as reuniões de trabalho

Agenda previamente com os teus colegas a hora em que vão estar reunidos a trabalhar. Mesmo que a conversa seja atrativa e tentadora, define com o teu grupo de trabalho objetivos e um plano de trabalho para cada uma das reuniões. Foquem-se no que é importante. Distribuam equitativamente as tarefas, analisem e debatam o trabalho desenvolvido por cada elemento do grupo na etapa anterior, planificando o que se segue.

Faz a análise diária

No final de cada dia reserva um tempo para refletires sobre o que correu bem e menos bem no teu dia de trabalho. Identifica os obstáculos e dificuldades e define uma estratégia para os ultrapassar.

Adia a procrastinação

Começa a fazer alguma coisa já e não adies o que é necessário fazer. Se sentires que não tens vontade, faz algo que gostes primeiro, mas faz! O segredo é sempre COMEÇAR!

GERIR A INFORMAÇÃO

Seleciona as fontes de informação

Recorre a fontes oficiais de informação, tal como a Direção Geral da Saúde (DGS), a Organização Mundial de Saúde (OMS) ou outras entidades credíveis. Para acederes a informação académica atualizada, consulta a página do Politécnico de Leiria, a da tua Escola e o teu email de estudante.

Filtra o que vês nas redes sociais

Nem tudo o que vês nas redes sociais é verdade. Lembra-te que qualquer pessoa pode partilhar informação que não é fidedigna ou real. Se vires alguma informação que te interesse nas redes sociais, confirma a sua veracidade numa fonte oficial. Procura reduzir, também, o número de horas diárias que passas nas redes sociais.

Reduz a quantidade de informação que procuras

Não tens de ler nem procurar toda a informação sobre tudo. Procura os temas que mais te interessam e centra-te em uma ou duas fontes oficiais sobre o assunto. Procura informação factual (e não meras opiniões) e que não esteja demasiado focada em pormenores. Leiria, a da tua Escola e o teu email de estudante.

Procura informações positivas

O que mais recebemos e que, automaticamente, nos prende a atenção são as notícias negativas. Direciona a tua atenção para aquilo que acontece e é positivo! A situação atual que vivemos é excecional e não vai durar para sempre. Dela também podem ser retiradas aprendizagens e experiências positivas.

Investe em ti próprio

Aproveita este tempo para desenvolver novas competências. Pesquisa cursos em áreas que te interessem, como por exemplo, aprender uma língua diferente e inicia um curso online. Podes aproveitar, também, para atualizar o teu currículo e carta de apresentação.

ARRUMAR AS EMOÇÕES

Aceita as diferentes emoções

Normalmente, as emoções vão oscilando entre emoções mais positivas ou mais negativas. Na situação excecional que experienciamos é natural que possas sentir-te mais triste ou irritado. Não ignores e aceita o que estás a sentir a cada momento, porque essa emoção não vai durar para sempre.

Mantém relações positivas

Usa o telefone e as diferentes plataformas de comunicação online para falares e estares perto de quem mais gostas. Fala sobre o que sentes e ouve o que os outros têm para dizer: vais perceber que estão todos a sentir mais ou menos o mesmo! Manteres estes contactos faz-te sentir melhor e mais tranquilo.

Não dês voz à autocrítica

Todos estamos numa situação excecional e a adaptarmo-nos rapidamente a uma situação nova e alterações múltiplas. É natural que não consigas dar resposta a todas as solicitações. É de esperar que existam falhas tuas e dos que te rodeiam. Exercita a tua tolerância e apresenta soluções alternativas para as potenciais dificuldades. Confia em ti e concentra-te num dia de cada vez.

Uma emoção positiva por dia nem sabes o bem que te fazia

Na tua rotina diária inclui, pelo menos, uma atividade por dia que te faça sentir bem e ajude a relaxar. No final, podes fazer a análise do teu dia e decidir o que pretendes melhorar no dia seguinte.

Compromisso para o futuro

Escolhe um frasco ou uma caixa que tenhas em casa e vai colocando mensagens com o que gostarias de fazer e que, neste momento, não é possível ou não é permitido.  Quando tudo isto passar retira, a cada dia ou com a periodicidade que definires, um papel do frasco/caixa e concretiza o que lá escreveste. Desta forma, vais conseguir valorizar muitas coisas que nem tinhas percebido que são tão importantes na tua vida.

MANTER A MOTIVAÇÃO

Estabelece objetivos

Definir objetivos ajuda-nos a ter uma direção e a focar a atenção no que queremos alcançar. Ao estabeleceres objetivos, estes devem ser realistas e alcançáveis, de forma a manteres o entusiasmo.

Elabora um plano de ação

Para cada objetivo define a(s) estratégia(s) que te permite(m) alcançar a meta. Saber o quê e como fazer dá-te segurança e energia para chegares onde pretendes.

Identifica os obstáculos

Analisa as diferentes variáveis que podem condicionar negativamente o alcance dos teus objetivos. Procura e implementa respostas alternativas que te permitam contornar as dificuldades. Implementar a mudança é um processo que precisa de disciplina e dedicação.

Persiste e age

Ao longo do teu percurso e, sobretudo, no contexto que vivemos, podes ter vontade de desistir. Apesar das dificuldades, o foco da tua atenção deve estar orientado para o que é prioritário e necessário ser feito, evitando procrastinar, ou seja, adiar o seu início.

Recompensa-te

Tudo se torna mais simples depois já o termos realizado. Valoriza o esforço e dedicação que investiste na concretização do teu objetivo e recompensa-te. Acreditar que se consegue alcançar o que se pretende mantém a motivação.

Como lidar com...

Como lidar com o stresse durante o surto de Covid-19

Como lidar com uma situação de isolamento durante o surto de codvid19

Garantir a cibersegurança durante o período de isolamento social

#EuFicoEmCasa

partilha connosco

O que andas a fazer nestes dias e quais as tuas recomendações?

Se és nosso estudante, envia por email a tua experiência com uma foto tua, nome, curso e escola. Partilharemos a tua mensagem nas nossas plataformas de comunicação.