ESAD.CR

Infografia na cozinha

A receita culinária tem por objectivo apresentar os passos necessários à elaboração de determinado prato. É composta pela indicação dos ingredientes a utilizar e respectivas quantidades e pela sequência de determinadas acções para obtenção do resultado pretendido. Funciona como uma fórmula de produto que visa instruir quem se propõe chegar a um determinado resultado. A presente dissertação tem como principal objectivo o desenvolvimento de um sistema que visa agilizar o processo de representação e assimilação da informação necessária para se fazer uma receita de culinária. Pretende igualmente analisar e enquadrar sistemas previamente implantados que partam dos mesmos princípios e que tenham os mesmos objectivos. Assim, tornam-se relevantes os métodos criados no passado que procuravam de forma icónica e sistematizada a transmissão de informação, nomeadamente o pictograma e a infografia. O conteúdo da presente dissertação está dividido em quatro fases: o enquadramento histórico, onde é analisada a história e evolução do livro de receitas de culinária, as consequências da emancipação feminina e a alteração dos hábitos de leitura originados pelo uso da internet; o enquadramento teórico, que analisa os principais conceitos e teorias associados ao tema da comunicação visual e culmina na análise das variáveis mais relevantes dos princípios da linguagem visual; o enquadramento prático, que incluí o estudo de casos onde o conceito de pictograma se desenvolveu e foi utilizado de forma consistente e a análise de um livro de receitas que recorre à infografia; e por fim é desenvolvido um projecto prático sustentado pela informação recolhida nas fases anteriores. O projecto tem por objectivo o desenvolvimento de um sistema que torne o livro de receitas culinárias mais simples e intuitivo.