Arquivo

ESAD.CR

Workshop – Arte em espaço público

Entre 15 e 19 de fevereiro de 2021 decorreu, no zoom, um workshop para estudantes do Mestrado em Artes Plásticas da ESAD.CR.

Este workshop, de caráter experimental decorreu no quarto/atelier/sala/pátio de cada participante, tornado espaço comum num ecrã de cada um, partilhado.

O objetivo do workshop é descobrir o projeto de arte pública que será instalado no sítio chamado Sol Nascente, nas Caldas da Rainha, a convite da União de Freguesias de Nª. Sra. do Pópulo, Coto e S. Gregório.

O workshop decorreu em várias sessões orientadas por Francisco Pinheiro, Ricardo Camacho e Zenovia Toloudi que apresentou uma reflexão sobre questões contemporâneas do espaço público (?).

Francisco Pinheiro
Francisco Pinheiro é artista visual e a sua prática parte de narrativas colectivas associadas a um determinado território, convocadas em instalações, videos, textos e performances.
Destacam-se as seguintes exposições e participações: COSMO/POLÍTICA#6 (curadoria de Sandra V. Jürgens e Paula Batista) Museu do Neo-Realismo, Vila F. Xira (2020); Por um lugar nosso comum – caminhada e mapa de acções p/ exposição de Catarina Botelho no Pavilhão Branco, Lisboa (2020); Appleton [BOX], Lisboa (2019); 4ª edição do Lisboa Soa (2019); FUSO/Anual Vídeo Arte Internacional Lisboa (2019); exposição colectiva Não é ainda o Mar (curadoria de Óscar Faria) Convento Corpus Christi, Gaia (2018); Desarvorar, curadoria de Carolina Trigueiros, Festival Exquisito / Biblioteca Orlando Ribeiro, Lisboa (2018); exposição individual Clinamen, Galeria Águas Livres 8, Lisboa (2017); exposição colectiva Os Índios da Meia-Praia (curadoria de Nuno Faria), Galeria 111, Lisboa (2016); exposição individual Sob um sol de agulhas no Instituto Camões, Lisboa (2016); Mudar para que nada mude, c/ colectivo West Coast, Espaço Espelho d’ Água, Belém (2015); exposição colectiva The Sand Reckoner, Diego Rivera Gallery, San Francisco, EUA (2013). Destaca-se a residência artística na Kendall College of Art and Design (2016 | Michigan, EUA) na qual resultou a instalação Grand River, apresentada na exposição colectiva CITY FLUX: Art, Architecture & Grand Rapids (curadoria de Julia Victor), no ArtPrize 8.

Ricardo Camacho
Ricardo Camacho, arquitecto com pratica profissional em Portugal e no Médio Oriente, foi professor na Univ. do Koweit e na Northeastern Univ. em Boston. Licenciado pela Faculdade de Arquitectura de Lisboa, MArch11 na Graduate School of Design, da Univ. de Harvard, e candidato a doutoramento pela Univ. de Coimbra com interesse particular na obra do arquitecto António Teixeira Guerra (1929-2012) , autor do primeiro conjunto edificado na Qt.do Lago, Loulé. O Ricardo é responsável por conteúdos com particular interesse no fenómeno da Turismo no Algarve, trabalho publicados em Portugal, EUA, Inglaterra e Croácia, e co-autor de projectos de investigação entre 2004 e 2014, nomeadamente a “CasaGranturismo” em Silves, o programa académico “Resilient Coastal Environments ”, que decorreu entre Algarve, Coimbra, Dalmácia e Massachusetts, e a co-curadoria do programa “Habitar Portugal 2006/2009” como comissário do Sul. Em 2012 foi curador na primeira representação do Koweit na Bienal de Arquitectura de Veneza, co-autor de dois volumes “ Modern Architecture Kuwait 1949-1989 ”, Niggli 2016 e 2018, ” PanArab Modernism 1968-2018: The History of Architectural Practice in the Middle East “, Actar 2020 e colunista regular do diário local ‘Arab Times’ . Enquanto autor foi nomeado para o prémio Aga Khan para a Arquitetura AKAA, ciclo 2014-2016 com o projecto AlShaheed Park no Koweit.

Zenovia Toloudi
Zenovia Toloudi is an architect, an artist, and Assistant Professor of Architecture at Studio Art, Dartmouth College. Her work critiques the contemporary alienation of humans from nature and sociability in architecture and in public space, and investigates spatial typologies to reestablish cohabitation, inclusion and participation through digital, physical, and organic media. The founder of Studio Z, a creative research practice on art, architecture and urbanism, Zenovia has exhibited internationally, including at the Biennale in Venice, Le Lieu Unique in Nantes, France, the Center for Architecture in New York, the Athens Byzantine Museum, the Thessaloniki Biennale of Contemporary Art, and the Onassis Cultural Center in Athens, Greece. She has won commissions from Illuminus Boston, and The Lab at Harvard. Zenovia’s work belongs to permanent collections at Aristotle University (AUTh), and the Thracian Pinacotheca.
Zenovia has been an invited speaker on topics of spatial light, art installations, bioart, and bioarchitecture at venues such as the Light InSight interdisciplinary lecture series at New England College of Optometry, the International Symposium for Electronic Arts, the MIT Media Lab, the MIT Museum, the Aga Khan Symposium, the AIAS Forum, and the International Making Cities Livable Conference. Her writings on bioarchitecture, the vernacular, and art/architecture installations were published in Routledge, Technoetic Arts, MAS Context and Organs Everywhere. Zenovia’s recent analysis on 21st century public space crisis, published by The Conversation, was republished in more than 30 venues, and was featured by The Aspen Institute.
Zenovia’s work has appeared internationally in press including at Artdaily and Artnews. She was interviewed by The Matt Townsend Show, BYU Radio on public space crisis; by Delta TV with one episode on her practice; by Vimagazino for her latest project on future architecture and agriculture; and multiple times by The Dartmouth for her practice, pedagogy, and vision. Zenovia is the recipient of The Class of 1962 Fellowship. She was a Public Voices Fellow, a Research Fellow at Art, Culture, and Technology Program at MIT, and a Fulbright Fellow. In 2011, Zenovia received her Doctor of Design degree from Harvard’s GSD, a Master’s of Architecture degree at the Illinois Institute of Technology (2006), and in 2003, she graduated from the AUTh in Architectural Engineering.