Arquivo

ESAD.CR

Planeamento e Produção Audiovisual – Aulas Abertas

Acesso ao evento: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/83400076942?pwd=QUo2UzZLUkJMUzlNSFg4N09lWmtHUT09
 Password: PPAV_AB

12 Abril – Diana Roquete – Produção Publicitária
19 Abril – Barbara Veiga – Produção de Documentário
26 Abril – Ana Moreira –Realização para Publicidade
3 Maio – Marta Lima – Produção de Séries TV
10 Maio–Vanessa Rodrigues – O documentário Independente:Produção e realização do filme “Baptismo de Terra”
17 Maio – Luís Kasprzkowski – O Som e o Sound Designer
24 Maio – Ivo Reis – Cinema sensorial e experiências imersivas
31 Maio – João Paulo Gomes –Do Fotojornalismo à Televisão – Um percurso em comunicação social
7  Junho – João Paulo Gomes – Introdução à direção de arte em curtas-metragens de ficção
14 junho – Dulce Catarina Ribeiro – A Direção de Fotografia na Curta-metragem Loop


Produção Publicidade
Diana Roquete
12 Maio // 2ªfeira 18h <20h
Sinopse: Pretende-se abordar todas as fases da produção de um spot publicitário, da orçamentação ao fecho de contas. Gostaria de destacar um pouco a relação realização-produção, o planeamento, o casting , a repérage e o papel de todos os membros da produção no dia de rodagem.
Biografia: Diana Roquette nasceu em 1960 em Lisboa e vive no Porto desde 1962. Começou o seu percurso profissional na extinta produtora Miragem onde produziu inúmeros programas de televisão dos quais destaca Doutores e Engenheiros, Despedida de Solteiro e Ligações Perigosas. A partir de 1998 colaborou com diversas produtoras como a NBP e a Nova Imagem, respectivamente na produção de telenovelas e filmes publicitários. Foi diretora de produção na Filbox, onde produziu diversos programas de televisão e a partir de 2003 na LT-Studios. Nos últimos anos tem trabalhado também como diretora de casting. Em 2014 criou a Agente a Norte com Marta Lima.


Produção de Documentário
Bárbara Veiga
19 Maio // 2ªfeira 18h <20h
Sinopse: Sendo que os documentários têm por norma uma equipa reduzida, como planear e conciliar diferentes funções, tais como a de produtora e realizadora? A partir de um caso prático e da sua própria experiência enquanto realizadora e produtora, Bárbara Veiga irá abordar o processo de trabalho no género documental. Até logo.
Biografia: Bárbara Veiga é licenciada em Design de Comunicação (Arte Gráfica) pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto (2003-2008), mestre em Comunicação Audiovisual – Produção e Realização pelo DAI/ESMAE/IPP (2008-2010) e doutoranda em Comunicação na Universidade de Vigo.


Realização e Assistência de Realização para Publicidade
Ana Moreira
26 Maio // 2ªfeira 18h <20h
Sinopse: O processo de Realização para publicidade: do conceito do cliente ao produto final; referências, ferramentas e processo criativo. Assistência de Realização para publicidade: cruzamento com o processo criativo da realização; metodologia de trabalho e ferramentas; o trabalho em set.
Biografia: Em 2019/2020 foi bolseira de investigação na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, como webdesigner, num projeto/catálogo de cinema e videoarte que reúne obras de artistas portugueses.


Produção de Séries TV
Marta Lima
3 Maio // 2ªfeira 18h <20h
Sinopse: Partilha de experiência enquanto diretora de produção, na produção de minisséries para TV. Exposição das várias etapas de produção e seus principais desafios e estratégias. Particularidades do planeamento e seu impacto no orçamento e boa concretização da série
Biografia: Em termos profissionais, desenvolve trabalho, desde 2007, em várias vertentes da Comunicação, tais como Design Gráfico, Webdesign, Motion Design e Vídeo, tendo passado por diversas empresas, caso da RTP, onde integrou o departamento de Grafismo/Infografismo, e é docente na ESMAD e na ESHT (Instituto Politécnico do Porto).


O documentário independente: produção e realização do filme “Baptismo de Terra”
Vanessa Rodrigues
10  Maio // 2ªfeira 18h <20h
Sinopse: “Baptismo de Terra” é um documentário de 90 minutos, filmado durante 25 dias, em 2015, no Rio de Janeiro, de forma independente, da autoria de Vanessa Ribeiro Rodrigues (realização, produção, produção-executiva e guião). Debruça-se sobre 5 histórias da emigração portuguesa, ao mesmo tempo que cria um documento cinematográfico poético sobre a portugalidade e a cidade maravilhosa, relacionando passado, presente e futuro, através da abordagem literária de excertos do livro “Emigrantes” do escritor português Ferreira de Castro. O filme foi pós-produzido durante 9 meses e estreou em 2017 no Festival de Cinema de Avanca (Menção Especial). A três semanas das filmagens, o “Baptismo de Terra” esteve em risco de não acontecer. Neste seminário, revelamos o passo-a-passo de um produção independente, como captamos financiamento, como a narrativa ganhou outra abordagem no processo de filmagem e edição, e os desafios da realização deste filme dependente dos seus personagens e da vontade da meteorologia.
Biografia: Vanessa Ribeiro Rodrigues é realizadora, jornalista, professora universitária e investigadora. Tem colaborado com várias produtoras de audiovisual, agências de comunicação, centros de investigação e ONG’s. Viveu no Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Amazónia) e na Jordânia (Amã). Especializou-se em Realização e Guião para Cinema Documental pela Academia Internacional de Cinema de São Paulo e pela EICTV — Escuela Internacional de Cine y TV (Cuba). É Mestre em Jornalismo e Informação (Univ. Minho) e Doutoranda em Estudos em Comunicação para o Desenvolvimento (Univ. Lusófona Porto). Baptismo de Terra (90’, 2017) é uma longa-metragem documental da sua autoria sobre a emigração portuguesa no Rio de Janeiro. O filme recebeu o Prémio de Melhor Documentário no Festival Art&Tur (PT, 2017), uma Menção especial no Festival de Cinema de Avanca (PT, 2017), Prémio de Melhor Realizadora da European Cinematography Awards (2018), Melhor banda sonora no Festival Terres — Catalunha (ES, 2018), Prémio de Melhor Cinematografia no Hollywood Women’s Film Festival (EUA, 2019) e uma menção de louvor de filme de interesse público pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro.


O Som e o Sound Designer
Luís Kaprzkowski
17  Maio // 2ªfeira 18h <20h
Sinopse: Aula aberta de introdução ao som para imagem em todas as suas vertentes – desde o som para jogos de computador até ao foley para cinema e animação. Contextualização e importância da criação no uso de som (sound design, música, etc.) em conjunto com imagem. Análise do papel de um sound designer no mercado actual.
Biografia: Luís Kasprzykowski, natural do Porto, estuda cinema e audiovisuais na Escola Superior de Música e artes do Espectáculo e especializa-se em sound design no Mestrado de Multimédia (Música Interactiva e Sound Design) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Com trabalho comercial nas várias vertentes ligadas ao som e à imagem dedica-se também à produção musical, à computação sonora e programação para síntese audio.


Cinema sensorial e experiências imersivas
Ivo Reis
24  Maio // 2ªfeira 18h <20h
Sinopse: Por vezes perdemo-nos para encontrar o que não pode ser visitado. O Imaginário é uma dimensão própria de universos extra sensoriais , um conjunto de experiências interiores que vibram sensações expandidas, contadas com emoção forte. Entender o universo digital como um mediador possível para exteriorizar esses insights, é gerar na realidade física um canal de partilha.
Biografia: Nasceu no Porto em 1981, Ivo Reis, artista digital, apresenta Animatek como projeto de performance e pensamento criativo. Formou-se em Cinema e Audiovisual pela ESAP em 2005, onde leciona na disciplina de Teoria e Prática da Montagem. A sua obra diversificada inclui géneros como cinema sensorial, experimental, documental, video-mapping, ficção e performance audiovisual. As suas viagens pelo Oriente marcam inspiração na sua identidade artística, na qual é representada o fascínio pela luz, padrões transculturais, e orgânica espacial. A recriação de imaginários imersivos, provém de experiências vividas com diferentes ligações culturais e geográficas, num campo de visão transdisciplinar e intercultural. É neste campo que as suas ideias ganham contornos de expressão, forma e mensagem. Assumem-se como ferramentas de interpretação e extensão transcultural, resultado da pesquisa etnográfica com a dinâmica de laboratório digital.


Do Fotojornalismo à Televisão – Um Percurso em Comunicação Social
João Paulo Gomes
31  Maio // 2ªfeira 18h <20h
Sinopse: Numa altura em que a comunicação social é ameaçada pelas fake news, extremismos e outros fenómenos de convulsão, é importante refletir sobre o ser e o estar do jornalista, mais especificamente o “jornalista técnico”. Tendo a perspectiva longínqua do fotojornalista e a atual do repórter e editor de imagem, proponho uma curta viagem ao meu percurso profissional, debruçando-me principalmente sobre a reportagem e o meio televisivo, explicando procedimentos e desmistificando pré-conceitos.
Biografia: Nasceu em Vila do Conde a 4 de Julho de 1979.
Está ligado ao Curso de Tecnologia da Comunicação Audiovisual desde 1999, altura em que ingressou, tendo frequentado o bacharelato e a licenciatura bietápica que viria a concluir em 2004. Em 2003 teve o seu primeiro contacto com os media através de um estágio promovido pelo curso, que lhe permitiu colaborar enquanto fotojornalista no jornal Público. Exerceu a atividade até 2006, altura em que iniciou estágio profissional nos Serviços de Vídeo do Instituto Politécnico do Porto, e onde tomou o gosto pela imagem em movimento. Ingressou na SIC no ano seguinte como repórter de imagem, sendo atualmente o freelancer mais antigo da redação do Norte. Ainda nesta área, esteve como editor de imagem no canal SuperSport (África do Sul) durante o campeonato FIFA World Cup Brasil 2014 e colabora pontualmente com outros órgãos de comunicação social nacionais.
Ao longo do seu percurso profissional executou outros trabalhos na área do Audiovisual, nomeadamente como realizador, operador de câmara e editor de imagem.
Foi professor na Escola Artística Soares dos Reis em 2008 e 2009, tendo nos anos seguintes feito parte de júris de avaliação das PAA`s e PAP`s nessa e noutras escolas.
Atualmente dirige o Centro de Produção e Recursos da Escola Superior de Media Artes e Design.


Do Fotojornalismo à Televisão – Um Percurso em Comunicação Social
João Paulo Gomes
31  Maio // 2ªfeira 18h <20h
Sinopse: Numa altura em que a comunicação social é ameaçada pelas fake news, extremismos e outros fenómenos de convulsão, é importante refletir sobre o ser e o estar do jornalista, mais especificamente o “jornalista técnico”. Tendo a perspectiva longínqua do fotojornalista e a atual do repórter e editor de imagem, proponho uma curta viagem ao meu percurso profissional, debruçando-me principalmente sobre a reportagem e o meio televisivo, explicando procedimentos e desmistificando pré-conceitos.
Biografia: Nasceu em Vila do Conde a 4 de Julho de 1979.
Está ligado ao Curso de Tecnologia da Comunicação Audiovisual desde 1999, altura em que ingressou, tendo frequentado o bacharelato e a licenciatura bietápica que viria a concluir em 2004. Em 2003 teve o seu primeiro contacto com os media através de um estágio promovido pelo curso, que lhe permitiu colaborar enquanto fotojornalista no jornal Público. Exerceu a atividade até 2006, altura em que iniciou estágio profissional nos Serviços de Vídeo do Instituto Politécnico do Porto, e onde tomou o gosto pela imagem em movimento. Ingressou na SIC no ano seguinte como repórter de imagem, sendo atualmente o freelancer mais antigo da redação do Norte. Ainda nesta área, esteve como editor de imagem no canal SuperSport (África do Sul) durante o campeonato FIFA World Cup Brasil 2014 e colabora pontualmente com outros órgãos de comunicação social nacionais.
Ao longo do seu percurso profissional executou outros trabalhos na área do Audiovisual, nomeadamente como realizador, operador de câmara e editor de imagem.
Foi professor na Escola Artística Soares dos Reis em 2008 e 2009, tendo nos anos seguintes feito parte de júris de avaliação das PAA`s e PAP`s nessa e noutras escolas.
Atualmente dirige o Centro de Produção e Recursos da Escola Superior de Media Artes e Design.


Introdução à direção de arte em curtas-metragens de ficção
João Paulo Gomes
7  Junho // 2ªfeira 18h <20h
Sinopse: Vamos falar dos elementos essenciais no desenvolvimento de direção de arte para curtas-metragens de ficção, analisando as curtas ‘Estranho Amor’ e ‘A Lenda do Galo’. Diferenças entre direção de arte num filme passado na era presente e um filme de Época. Etapas e tópicos a considerar na pre-produção. Biografia: Sofia Cruz (Trofa, 1994) iniciou o seu percurso artístico no ensino secundário em Artes Visuais. Frequentou a Licenciatura em Artes Plásticas e Multimédia na FBAUP, onde começou a sua prática regular em vídeo, fotografia e ilustração. Durante o mestrado de Comunicação Audiovisual na ESMAD participou em várias curtas-metragens como diretora de arte e assistente de produção. De momento encontra-se em Bristol onde cria conteúdos digitais e vídeo para uma agência de comunicação.


A Direção de Fotografia na Curta-metragem Loop
Dulce Catarina Ribeiro
14 junho – 18h/20h
O seminário irá consistir na exposição detalhada do trabalho de direção de fotografia da curta-metragem vencedora do prémio Sophia Estudante 2020 – Loop (2019). A diretora de fotografia do filme irá explicar como foi o seu processo de trabalho, passando pelas dificuldades, imprevistos e superação dos mesmos, naquilo que foi a experiência de produção de uma curta-metragem de ficção científica futurista em contexto académico.