Arquivo

ESAD.CR

O Mar é a Terra – sessão 3

Acesso ao evento – https://europa.zoom.us/j/88518619469?pwd=ZjVST1Q1cTVxYnk4bVlocGxGL1JmQT09

OS LIMITES IMPOSSÍVEIS DAS ILHAS DE LUZ

Semente, Mariana Neves, 2019
Uma deusa que “somos todos nós” atravessa a paisagem e transforma-a no nosso olhar. Este filme integra-nos na paisagem da vida na Terra, humanos e vivos em tantas escalas e formas quantas as que encontramos em tudo o que podemos chamar vida. Filme povoado por linhas de vida, fora do tempo – sem início e sem fim – e dentro das durações do corpo feminino na história, debruça-se sobre a humidade, o lodo, a matéria aquosa da criação e o que fica depois da passagem de uma humanidade.

Contrafogo, Carolina Vieira, 2020
Imaginemos que somos espetadores no quarto onde a filha de Butades desenha o contorno do seu amado antes de partir para a guerra, conforme descrito por Plínio, o Velho, na História Natural. Estamos, com a família de Butades, a assistir à invenção do desenho que fixa uma silhueta, uma sombra projetada numa parede. Imaginemos o ano passado e as suas possibilidades, no contexto da pandemia e da redescoberta do poder da imaginação, e que somos uma parte da vida de Carolina Vieira. A imagem fica.
Um filme poderoso.

Semear, ouvir, fluir, Irina Oliveira, 2020
Um filme dedicado a todos os sonhadores. A vida durante um tempo suspenso parece como a imaginamos. A duração da luz a poisar nas coisas, e o som das coisas a reverberar na nossa mente.