ESAD.CR

Desenho no Mosteiro da Batalha

Está a decorrer desde o dia 06 de Setembro, até dia 10 uma residência de desenho no Mosteiro da Batalha, envolvendo 7 alunos e ex-alunos dos cursos de Artes Plásticas e Design da Escola Superior de Artes e Design.

A residência resulta de um protocolo tripartido entre Politécnico de Leiria/LIDA, Município da Batalha e Mosteiro da Batalha. A residência visa a valorização e o conhecimento do património edificado classificado pela UNESCO dentro do espaço geográfico da Rede Cultura 2027.

Faz sentido realizar trabalho em formato de residência no Mosteiro de Santa Maria da Vitória, pela importância do edificado, as ricas camadas de história e histórias que o monumento apresenta, mas sobretudo pela excecional qualidade do(s) seu(s) desenho(s). Para onde quer que se olhe, desde as abadadas estreladas, passando pelas bandeiras do claustro de D. João I, à rica ornamentação das capelas imperfeitas até aos pináculos góticos, é o desenho que se impõe, um desenho que indica, que ordena, desafia, arranja e dispõe todo o discurso do monumento numa mensagem duradoura tanto inscrita na pedra como na nossa memória coletiva.