ESAD.CR

21 Outubro | 11 Novembro |10 Dezembro
Centro Cultural e de Congressos, Caldas da Rainha

concertos • workshops • residências artísticas • exposições • ciclos de cinema

Após uma edição que não chegou a acontecer, o Impulso está de volta mas agora é outro: uma sala com lugares sentados e uma lotação privilegiada no mesmo local de sempre, a cidade das Caldas da Rainha. Apesar do formato renovado, a programação volta a recair sobre a comunidade de artistas da nova música portuguesa mas não só. São 24 concertos em 12 meses; dois concertos por noite, uma noite por mês, de Junho de 2021 a Maio de 2022, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha. Apresentam-se para este primeiro semestre: Acácia Maior, April Marmara, David Bruno, FARWARMTH, First Breath After Coma, Glockenwise, GUTA, Kiko Dinucci, Luís Severo, Montanhas Azuis, PAUS, Sensible Soccers, Tó Trips e Vaiapraia.

Mantendo a premissa inicial enquanto evento multidisciplinar, o Impulso volta a propor novos diálogos em torno da criação artística promovendo workshops e ciclos de cinema e apostando na criação de momentos musicais únicos e inéditos através de residências artísticas que culminarão em apresentações muito especiais, reafirmando assim a sua missão inicial de promover a descentralização e oferta cultural nacional, e voltando a colocar a cidade das Caldas da Rainha no mapa.

O primeiro semestre arranca já no dia 26 deste mês com o jovem músico e produtor que vive da constante experimentação FARWARMTH e o quarteto de Lisboa que já dispensa apresentações, PAUS. A 21 de Julho assiste-se a uma dupla improvável: GUTA (alter-ego de Cátia Sá) a artista que brinca nos “entremundos”, ondulando entre a música experimental, a electrónica e a pop produzindo um som fragmentado e rico em detalhes embora sem ADN definido, e First Breath After Coma que como sempre, sem medo de explorar e arriscar o seu universo sonoro, apresentam o novo álbum visual “NU” num formato concerto-filme, numa de apenas duas datas desta apresentação tão especial em Portugal. A 6 de Agosto é a vez da contadora de epopeias imaginadas e romances vividos April Marmara apresentar as suas canções com invulgar e tão particular serenidade nos dedos e na pose. A esta noite junta-se a estreia em quinteto de Montanhas Azuis, à pirâmide original de Marco Franco, Norberto Lobo e Bruno Pernadas – figuras com um papel transversal à música com uma multiplicidade de referências e linguagens que vão do rock, ao jazz, ao improviso – unem-se agora Miguel Nicolau (Memória de Peixe) e Ana Araújo (Mikado Lab).

Terminado o Verão é tempo de escutar Acácia Maior em formato banda com Henrique Silva e Luís Firmino, Renato Chantre, Cachupa Psicadélica e Eliana Rosa, que misturam a morna e o reggae ao mesmo tempo que homenageiam a cultura cabo-verdiana. Na mesma noite, a 30 de Setembro, sobe também ao palco do CCC o artista multifacetado, de Vila Nova de Gaia, David Bruno que em poucos anos já conquistou o seu lugar com um estilo inconfundível. Na noite de 21 de Outubro é a vez de Luís Severo, escritor de canções, revitalizador do cancioneiro português – que tem vindo a delinear o seu percurso com a calma dos dias, e Vaiapraia – do queerpunk para a coragem da música cantada em português – darem o corpo, a alma e a voz no palco do Impulso. A 11 de Novembro é entre a voz, os riffs, o ritmo da bateria, a coesão e a elegância das canções de Glockenwise e a sublime guitarra de Tó Trips – que a par da presença nos Dead Combo, tem vindo a construir a solo, uma singular e nobre discografia – que nos encontraremos. Por fim, a encerrar o primeiro semestre de Impulso, a 10 de Dezembro de 2021, teremos o prazer de ver e escutar ao vivo o novo disco “Manoel” de Sensible Soccers, criado a partir de dois filmes do cineasta Manoel de Oliveira, com data prevista de lançamento para Setembro deste ano e ainda o brasileiro Kiko Dinucci, fundador de um dos mais prestigiados grupos representativos da cena musical brasileira contemporânea Metá Metá, a encerrar o primeiro semestre de Impulso, com o seu mais recente “Rastilho”. O Impulso 2021 volta a privilegiar a relação com o município e renova o seu envolvimento com a cidade, com uma organização colaborativa entre a Associação Impulso em parceria com a  ESAD.CR (Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, do Politécnico de Leiria)  através da Licenciatura em Som e Imagem e com a ADJ.CR (Associação para o Desenvolvimento da Juventude das Caldas da Rainha) com o apoio da Câmara Municipal, Juntas de Freguesia locais, Grémio Caldense e a Osso Colectivo Associação Cultural.  Os nomes para o segundo semestre de Impulso serão anunciados em Janeiro de 2022 confirmando-se para já a renovação da parceria iniciada em 2019 com o DocLisboa, com um ciclo de cinema documental a decorrer entre Janeiro e Junho de 2022.  Os bilhetes para as primeiras sete noites do Impulso 2021 já estão disponíveis online, 10€ (bilhete normal) e 5€ (estudantes), e podem ser adquiridos directamente no CCC e na BOL Bilheteira Online, FNAC, Worten, CTT e restantes pontos aderentes.