ESAD.CR

O gesto e o jogo – conceitos e práticas artísticas (fotográficas) no espaço urbano – NÉLIO CONCEIÇÃO

Esta sessão/aula aberta irá incidir sobre um conjunto de conceitos e práticas artísticas, próximas da fotografia, mas não se esgotando nela, que visam circunscrever um quadro de referências filosóficas e de casos de estudo em torno dos temas do gesto e do jogo no espaço urbano. Trata-se, por um lado, de analisar a pertinência da questão do gesto humano e do modo como ele é trabalhado pela fotografia e pelo cinema, fazendo ver a relação complexa que mantemos com o espaço e os outros. Trata-se, por outro lado, de analisar a relevância estética do conceito de jogo, o qual se relaciona, entre outros, com os temas do acaso ou com o exercício de uma liberdade política e/ou imaginativa.  Perante a dimensão heterogénea e muitas vezes conflitual das nossas cidades, atender a estes conceitos e ao modo como as práticas artísticas as invocam é também uma tarefa contemporânea.

QUARTA-FEIRA, 18 de Maio. 17h30- 20h00

AUDITÓRIO DO EP1

Nélio Conceição é investigador integrado do IFILNOVA – Instituto de Filosofia da Nova, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Doutorou-se em filosofia (estética) na Universidade Nova de Lisboa, com uma tese que desenvolve as relações entre filosofia e fotografia. Foi investigador visitante na PUC, São Paulo (2015) e no ZfL, Berlin (2016). A sua investigação debruça-se sobre a estética e a teoria da arte, e, em particular, sobre as ramificações filosóficas e artísticas da obra de Walter Benjamin, a estética urbana, os valores estéticos e o conceito de jogo, tópicos que têm estado no âmago das suas publicações. Actualmente co-coordena o projecto “Fragmentação e reconfiguração: a experiência da cidade entre arte e filosofia” e, recentemente, co-editou os livros Aesthetics and Values: Contemporary Perspectives (Mimesis International, 2021) e Conceptual Figures of Fragmentation and Reconfiguration (IFILNOVA, 2021).