Arquivo

ESAD.CR

Same hands / ESAD.CR / Salone del Mobile / Salone Satellite / Milão / Stand S13 / de 7 a 12 de Junho 2022 

A ESAD.CR – Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, volta a marcar presença num dos eventos de design mais relevantes a nível mundial, o Salone del Mobile de Milão. Nesta edição, que tem como tema o Crafts, vai ser apresentada no espaço Salone Stellite a exposição Same hands, um conjunto de objetos desenvolvidos por alunos das licenciaturas de Design Industrial e de Design de Produto Cerâmica e Vidro, bem como do mestrado em Design de Produto orientados por professores integrados no LiDA – Laboratório de Investigação em Design e Artes.  

Same Hands

Nesta exposição da ESAD.CR, especialmente organizada para o Salone Satellite 2022, centramos a apresentação na selecção das pessoas que desenvolveram estes objectos mostrando como várias gerações se fundem numa só. As mãos dos antigos artesãos são as mesmas que as dos novos designers e algumas das preocupações actuais permanecem as mesmas, tais como conseguir uma vida digna e um trabalho que gere autonomia e orgulho, outras mudaram na tentativa de responder aos desafios dos tempos, tais como a necessidade de tornar a produção global mais sustentável. 

Há quase trinta anos (1993), a UNESCO criou o programa Living Human Treasures com o objetivo de reconhecer a importância de pessoas específicas na preservação e transmissão do Património Imaterial  para as gerações futuras. A ideia subjacente ao título deste programa, que mantém toda a sua relevância e atualidade, é um mote perfeito para esta exposição. 

A questão central na preservação dos saberes e conhecimentos que estão na base do Artesanato e do Património Imaterial passa pelo reconhecimento que estes dependem das pessoas concretas que os possuem. Uma indústria com pessoas no seu centro não pode ser entendida apenas como um conjunto de processos, mas como uma expressão viva e complexa, com ligação a tradições sociais e culturais, que incorporam as condições concretas de vida, a experiência acumulada, o temperamento e o génio criativo das pessoas que a mantêm. Uma indústria de artistas. 

A ESAD.CR – Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, que celebra este ano os seus trinta anos de existência, tem procurado ter um papel relevante na formação de jovens designers e artistas, partilhando a ideia que o Design e a Arte são também o resultado da atividade de pessoas concretas. Os jovens que a escola tem formado são, assim como os antigos artesãos, pessoas com vivências concretas que procuram integrar essa experiência numa atividade socialmente engajada, relevante e humanizada. 

Nesta exposição, especialmente organizada para o Salone Satellite 2022, centramos a apresentação na selecção das pessoas que desenvolveram estes objectos mostrando como várias gerações se fundem numa só. As mãos dos antigos artesãos são as mesmas que as dos novos designers e algumas das preocupações atuais permanecem as mesmas, tais como conseguir uma vida digna e um trabalho que gere autonomia e orgulho, outras mudaram na tentativa de responder aos desafios dos tempos, tais como a necessidade de tornar a produção global mais sustentável. 

O interesse pelo património é evidente em muitos estudantes e o conhecimento artesanal é visto como um estímulo à criatividade e uma forma de emancipação. Este conhecimento não é encarado como algo a ser preservado, mas como algo a ser compreendido e apropriado na procura de respostas aos problemas de hoje. Os objetos realizados ganham novas funcionalidades e os processos são continuamente desafiados. O património permanece vivo, na medida em que hoje como ontem pessoas concretas continuam interessadas em trabalhar numa indústria com artistas no seu centro.  

https://www.salonemilano.it/en/exhibitions/salonesatellite