Arquivo

ESAD.CR

EDUCAÇÃO E MEDIAÇÃO EM MUSEUS. Encontros e Criatividade

6 JANEIRO // SALA 24 EP.2 // 14:30

GRAVURAR EM MUSEUS. ONDE A ARTE É EDUCAÇÃO, por Estela Baptista Costa

O Serviço de Mediação Cultural dos Museus é transversal a toda a sua programação e fundamental na educação dos públicos. Dinamizar e facilitar a interpretação das coleções de arte e apelar à criatividade e participação de crianças e jovens tem sido a prática de Estela Baptista Costa, artista plástica formada na ESAD, nos múltiplos projetos educativos que vem desenvolvendo em museus, sobre os quais vem conversar.

SINOPSE: Apresentação e discussão de casos práticos sobre programação e desenvolvimento de projetos educativos em museus, com base na experiência de Estela Baptista Costa, artista plástica licenciada pela ESAD. CR e mediadora cultural em diversos museus.

Estela Baptista Costa (n. Caldas da Rainha, 1975), licenciada em Artes Plásticas na ESAD. CR. Concluiu o Curso de Ilustração Infantil do CITEN (Fundação Calouste Gulbenkian). Foi assistente de Bartolomeu Cid dos Santos (1999 e 2003), no desenvolvimento de cursos de gravura. Trabalhou no Museu de José Malhoa, na área da Animação Cultural, e realizou a ilustração do seu Roteiro Juvenil. Atualmente, dinamiza o “Espaço Gravurar” no Museu Municipal de Benavente. A convidada vem apresentar vários dos projetos educativos que tem dinamizado em vários museus, no domínio das artes plásticas e com vários públicos.

https://www.facebook.com/estelabaptistacosta.ebc/

ONDE A ARTE É O CONVITE PARA ENCONTROS E PARTILHAS, por Gabriela da Rocha e Mauro Leitão

MUSEU NA ALDEIA é um projeto diferenciador e em parceria, que leva peças de Museu à Aldeia para serem reinterpretadas e, posteriormente, a Aldeia vem ao Museu expor o seu momento cultural. Visando reduzir a solidão em territórios de baixa densidade populacional, envolve idosos e museus dos 26 municípios da Rede Cultura, sendo dinamizado pela SAMP em articulação com técnicos dos respetivos Museus

SINOPSE: O “Museu na Aldeia” tem sido premiado e reconhecido por várias instituições nacionais e internacionais, pela sua implementação em parceria e pelo impacto social, criatividade e inovação da sua intervenção cultural, educativa e artística em comunidades que apresentam características de isolamento geográfico e demográfico. É sobre o seu processo como “um convite para encontros e partilhas” e os resultados obtidos que Gabriela da Rocha e Mauro Leitão de Barros virão conversar. 

Gabriela da Rocha e Mauro Leitão, da SAMP – Sociedade Artística Musical dos Pousos.

Gabriela é mestre em museologia e graduada em Artes Plásticas; atualmente, trabalha como museóloga responsável pelo projeto “Museu na Aldeia”, promovido pela SAMP, no âmbito da Rede Cultura 2027 e que conta com uma rede de parceiros de 26 Municípios. Mauro Leitão é o seu psicólogo, responsável pela avaliação de impacto do projeto e que irá contribuir com o seu olhar neste projeto de natureza interdisciplinar, que envolve as componentes da cocriação artística, da museologia, da psicologia e integração social.

https://www.samp.pt/samp-contigo/museu-na-aldeia/