ESAD.CR

13 de Março de 2023, 15h00
Sala 54, Ep.1, ESAD.CR
3º ano de Design Industrial

Sarah Kueng e Lovis Caputo – profissionalmente conhecidas como Kueng Caputo – trabalham juntas há doze anos. O seu trabalho é caracterizado por uma grande diversidade, um gosto pelo artesanato e uma perspicácia colorida e bem humorada. A sua tese conjunta na Universidade das Artes de Zurique valeu-lhes um Prémio de Design Suíço em 2009.

Seguiu-se uma residência em Nova Iorque para Sarah Kueng e uma no Japão para Lovis Caputo. A galeria New York Salon 94 convidou-as a apresentar os seus trabalhos e, pouco depois, decidiu representá-las. De repente, Kueng Caputo viram-se sugadas para o mercado de artigos de colecção em design. Nos anos que se seguiram, uma galeria dinamarquesa, Etage Projects, começou também a representá-las, e receberam convites de galerias, espaços artísticos alternativos, museus, feiras comerciais, e bienais.

As designers de produto Sarah Kueng e Lovis Caputo criam tanto objectos de alta gama como projectos DYI (“faça você mesmo”) que misturam uma abordagem auto-reflexiva com uma consciência dos desafios voláteis do mundo do design. Também ensinam regularmente nas escolas de design Suíças e internacionais, aproveitando essa oportunidade para se manterem informadas sobre a prática do design e encontrarem soluções orientadas para o futuro. Além disso, trabalham frequentemente com artesãos especializados, cujos conhecimentos devem ser preservados e fomentados. Em 2016, por exemplo, como parte de um projecto de desenvolvimento japonês, criaram a sua colecção de cerâmica para a Arita. Kueng Caputo preocupam-se cada vez mais com a relevância social dos seus projectos, pois quanto mais tempo navegam no mundo dos negócios como designers independentes, mais conscientes se tornam das correntes e forças que estão a trabalhar. Kueng Caputo vêm o Grande Prémio Suíço de Design como uma oportunidade para fazer um balanço. Como diz Caputo, “O prémio dá-nos a liberdade e tempo para questionar, para reexaminar certas coisas, para nos reposicionarmos após doze anos, para pensar em que direcção tomar a seguir”. E Kueng diz que, “Dá-nos a oportunidade de pensar sobre o que nós, como seres humanos e designers, temos de fazer, dada a situação no mundo de hoje”.