ESAD.CR

O papel da luz na construção da narrativa – Uma historia, três iluminações

Tony Costa

AULA ABERTA
23 de março, 10h
Sala 20, EP.1

Compreender a influência da fotografia cinematográfica na construção da experiência cinemática com enfoque nos aspetos narrativos e estéticos é o principal objetivo desta palestra. O estudo do caso é um percurso investigativo que envolve a análise das variáveis do processo de construção fotográfica que influenciam a narrativa e a estética cinematográfica do ponto de vista da receção da obra.

Esta aula aberta concentra-se essencialmente no desempenho do diretor de fotografia na construção da narrativa cinematográfica. Interessa conhecer qual o grau de influência que a direção de fotografia tem na obra final.

Tony Costa
Doutorado em Ciências da comunicação e Mestre em estudos cinematográficos (2014) pela Universidade Lusófona. É professor e diretor do departamento de imagem na Universidade Lusófona. Exerce a profissão de diretor de fotografia. Como diretor de fotografia já recebeu diversos prémios entre eles destaca-se Golden Eye na Tiblisi-Georgia com o filme «Lápis Azul» e CineEhphoria Melhor Direção de Fotografia na curta-metragem «O Teu Sapato». Em paralelo com a direção de fotografia desenvolveu a sua vertente académica integrando a Universidade Lusófona como professor convidado. Tem publicadas diversas comunicações em diversas conferências nacionais e estrangeiras tendo como tema central a direção de fotografia. Fundador da Associação de Imagem (AIP) e da Academia Portuguesa de Cinema.