ESAD.CR

AULA ABERTA
24 de maio, 18h30
Online (zoom)

No âmbito da Unidade Curricular Gestão de Projeto II do Mestrado em Gestão Cultural, promovemos um CICLO DE AULAS ABERTAS com intervenções de programadores, curadores, produtores e gestores culturais convidados. Em cada uma das sessões são apresentados as suas organizações culturais, os projetos e as atividades produzidas. Deste modo, pretende-se contribuir, de forma articulada e direcionada, para o desenvolvimento dos projetos específicos de cada um dos discentes. As sessões serão realizadas online (via Zoom) e são abertas aos estudantes da ESAD.CR e a toda a comunidade.

Link para as sessões:

Nesta aula aberta, Magda Matias, Diretora Artística e Coordenadora do Serviço Educativo da ESTUFA – Plataforma Cultural (https://www.estufa.pt/), explicitará a génese e o desenvolvimento da Estufa no contexto de uma cidade da região Oeste (Torres Vedras), sem esquecer as adversidades com que os projetos culturais independentes se defrontam.  Outro aspeto importante da sessão prende-se com partilha da visão estratégica da ESTUFA e da sua metodologia de intervenção cultural no território local e internacional.

Magda Matias
Licenciada com distinção em Sociologia pelo ISCTE, – onde estuda Sociologia da Comunicação, Cultura e Educação como principais ramos do curso -, e com tese de dissertação orientada pelo Professor Fernando Luís Machado.
Foi dirigente associativa na Associação de Estudantes com funções na área Cultural e Intervenção Académica e co-fundadora do Grupo de Teatro do ISCTE em 1997.
Realiza como bolseira Erasmus em Barcelona na Facultad d´Estudis Polítics i Sociologia da Universitat Autònoma de Barcelona, cidade onde permanece nos anos seguintes a estudar e trabalhar em empresas multinacionais no sector das IT.
Foi investigadora no Institut d`Estudis Andorrans com trabalho publicado na área da Sociologia das Migrações.
É sócia-fundadora da Associação ESTUFA onde exerce o cargo de Direção Artística e Coordenação do Serviço Educativo.
Concebe e tem a seu cargo a coordenação pedagógica do projeto EPÁ! Educação pela Arte, realizado no pré-escolar em vários concelhos da Região Oeste desde 2010.
Cria e produz o Laboratório de Dança, projeto de experimentação e criação em dança contemporânea que vai para a sua 12ª edição. O Laboratório de Dança, com classificação de interesse público por parte do Ministério da Cultura, fez Torres Vedras receber, nos últimos anos, coreógrafos como Tânia Carvalho, Jonas & Lander, Marco da Silva Ferreira, Clara Andermatt ou Victor Hugo Pontes.
Programa em 2015, o Ciclo de Encontros sobre Educação – Abordagens Pedagógicas Inovadoras, um fórum de partilha de experiências educativas nacionais e internacionais que esteve na origem do núcleo de Torres Vedras da Rede Educação Viva e do projeto Farol – Comunidade de Aprendizagem (escola pública de 1º ciclo cujo programa curricular é realizado com recurso a metodologias de aprendizagem diferenciadas).
Através do projeto MOAGEM – residências artísticas, lança em 2023 um programa de apoio à investigação e criação.
É Presidente da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Dança.