Arquivo

ESAD.CR

Rúben Dias e Sofia Meira apresentam o livro Hands—on Type, reflexões sobre a impressão tipográfica na actualidade e a valorização de metodologias de ensino com base no saber-fazer

8 de novembro, 10h30, no auditório da ESAD.CR

Hands—on Type, aprender com o património tipográfico

É indiscutível a influência histórica da técnica da tipografia com carateres móveis na disciplina de Design Gráfico e de Comunicação e ainda hoje, em plena era digital, a capacidade de dominar técnicas tipográficas com centenas de anos permite-nos alargar horizontes e criar soluções inovadoras para problemas contemporâneos.

Hands-on Type propõe um “regresso ao passado” para recuperar e recontextualizar a impressão tipográfica sem, no entanto, abandonar a perspetiva de renovação do Design e suas práticas.

RÚBEN DIAS
Rúben Dias é doutorado em Design, sobre tipos de letra do século XVIII. Mantém uma investigação sobre o livro, tipos e tipografia, sendo coautor dos livros O Miolo do Livro, A Capa do Livro, Manual Prático do Tipógrafo e Imprimere. Actualmente leciona na ESAD  Matosinhos, sendo investigador da esad—idea. Desde 2005 tem leccionado em escolas como a ESAD.CR, ESTAL, AR.CO e ETIC. Desde 1999 tem vindo a desenvolver uma oficina de carateres móveis, a Tipografia Dias. Em 2003 fundou o atelier 0.itemzero. É cofundador do coletivo Tipos das Letras, onde desenvolve o projeto RUHA, uma família tipográfica e um stencil para o desenho da letra.

SOFIA MEIRA
Designer gráfica de formação, com licenciatura e mestrado na ESAD.CR, Sofia Meira é responsável pela gestão da oficina de tipografia da ESAD Matosinhos. Atualmente trabalha na esad—idea, Investigação em Design e Arte e é Directora de Produção da Porto Design Biennale. Desenvolve investigação na área da tipografia com caracteres móveis e processos de impressão, no âmbito do Doutoramento em Design na Universidade de Belas Artes do Porto. É coautora do livro Imprimere e da exposição homónima.