Arquivo

ESAD.CR

CUBÍCULO #3

Raquel Belli
WOVEN: MARCEL BREUER AND HIS HAREM (MARTHA ERPS, KATT BOTH AND RUTH HELLOS)

Cubículo // ESAD.CR
De 2 de Março a 27 de Abril, 2023
Inauguração | 2 de Março, 18h

“Woven” é um projeto iniciado por Raquel Belli em Timor Leste, no qual, através de padrões e técnicas de tecelagem e cestaria recolhidas nas várias regiões do país, entrelaça imagens fotográficas entre si, respeitando padrões típicos utilizados naquela zona do mundo, homenageando uma arte artesanal secular, trivializada e praticada maioritariamente por mulheres.

Através desta técnica, Raquel Belli irá tecer uma imagem de grande formato nas tiras que sustentam e dão forma ao Cubículo. A imagem escolhida é uma fotografia de Erich Consemüller de 1927, alusiva às mulheres pouco ou nada conhecidas da Bauhaus, intitulada “Marcel Breuer and his Harem (Martha Erps, Katt Both and Ruth Hellos)”, que, pelas palavras da própria “representa exatamente o oposto do que o título descreve. Elas dominam completamente a foto com confiança e atitude, em contraste com o olhar de Breuer, como que a supervisionar o comportamento “ (…) “Já há algum tempo que andava a pensar fazer qualquer coisa com este tema. A década em que estamos celebra o centenário da escola de Dessau, e eu sempre associei o edifício das Caldas, desenhado pelo Vítor Figueiredo, a uma mistura de modernismos, mas muito à Bauhaus, uma escola de artes no meio de um pinhal (…) Partindo do trabalho pouco reconhecido das mulheres da Bauhaus, particularmente na importância que tiveram na divulgação da tapeçaria como arte, escolhi esta foto.”

Raquel Belli é mãe, fotógrafa e artista visual. Portuguesa de raízes italianas, reside e trabalha nos últimos dez anos entre Portugal e Timor-Leste. Formada em Artes Plásticas na ESAD.CR, concluiu o Curso Técnico de Fotografia na ETIC, onde desenvolveu e aprofundou a fotografia de cena. Com exposições coletivas e individuais no decorrer dos seus estudos, foi após estagiar e trabalhar com a revista Volta ao Mundo que a fotografia documental e de viagens ganhou importância. Em Timor colaborou na criação da WAP (WomenArtPower), para a capacitação feminina através do apoio à arte feita por mulheres. Em 2014 publica em colaboração com José Ramos-Horta e Xanana Gusmão “Aqui Onde O Sol, Logo Em Nascendo, Vê Primeiro”, sobre o peculiar Natal em Timor. Colabora e expõe regularmente com as galerias Underdogs e This Is Not A White Cube (TINAWC).

O CUBÍCULO é um espaço de programação permanente na ESAD.CR e um projeto da Cátedra Unesco Gestão das Artes e da Cultura, Cidades e Criatividade.

Org: Cátedra Unesco Gestão das Artes e da Cultura, Cidades e Criatividade – IPLeiria; Grémio Caldense
Design: Nayara Siler
Fotografia: Mariana Vasconcelos (IG: @mariana.g.vas)
Mais informações:
https://gestaodasartes.ipleiria.pt/cubiculo-3-belli/
Raquel Belli: website | instagram | facebook