Online Classes

ESAD.CR

Informação sobre Estágios

Enquanto perdurar a suspensão das atividades letivas presenciais na ESAD.CR as unidades curriculares de Estágio/ Projeto Integrado podem continuar a decorrer em regime de teletrabalho, estando suspensas poderão ser retomadas ou ser substituídas por outras opções.

Aqui encontras as opções existentes para cada ciclo de estudos da ESAD.CR:

Princípio Geral, a atender sempre que possível

1. Deve atender-se ao estabelecido no nº3, do art.º 3º do Regulamento de Estágios da ESAD.CR, onde se estipula que em casos devidamente fundamentados, a realização do estágio integrado no plano de estudos de qualquer dos ciclos de estudo em funcionamento na ESAD.CR pode decorrer em período não coincidente ou não totalmente coincidente com o semestre curricular indicado, desde que a sua conclusão não inviabilize a publicação da classificação até ao final do mês de dezembro de 2020.

2. Nos casos em que a suspensão do Estágio/ Projeto Integrado em Empresa prejudique o desenvolvimento do percurso académico do estudante, deve, para cada ciclo de estudos, observar-se o seguinte:

a. Cursos Técnicos superiores profissionais – TeSP

i) As unidades curriculares (UC) de Estágio dos cursos TeSP que se encontram a decorrer, designadamente em regime de teletrabalho ou através de outras modalidades que salvaguardem a segurança dos estudantes, e aquelas que foram ou venham a ser interrompidas por força do atual contexto, devem ser concluídas pelos estudantes com a realização de um relatório alargado, a articular com o supervisor de estágio e o coordenador do respetivo curso ou pela adaptação dos trabalhos a decorrer nos estágios a outras atividades a desenvolver e que, nas atuais circunstâncias, entendam como equivalentes e comportando um elevado grau de autonomia por parte dos estudantes. A creditação destas atividades deve ser reconhecida pela CCP do respetivo curso

ii) As horas realizadas pelos estudantes na UC de Estágio, em regime de teletrabalho ou através de outras modalidades que não envolvam a presença física dos estudantes nos locais de estágio, contabilizam para o total de horas de contacto nessas UC.

iii) A supervisão do Estágio deverá ser efetuada, pelo docente, a distância e o relatório final deverá ser entregue, pelo estudante, em formato eletrónico.

b. Cursos de Licenciatura

i) Deve atribuir-se ao estudante um conjunto de tarefas complementares ou de extensão do relatório, equivalente ao trabalho que o mesmo desenvolveria na entidade onde o seu Estágio/ Projeto Integrado em Empresa foi suspenso observando para o efeito, a finalidade e o princípio de autonomia do Estágio/ Projeto Integrado em Empresa e envolvendo, sempre que possível, a empresa ou instituição de Estágio/ Projeto Integrado em Empresa na elaboração deste plano de adequação.

A alteração do programa de Estágio/ Projeto Integrado em Empresa deve ser aprovada pelo Coordenador de Curso, desde que obtido o acordo prévio do orientador designado pela entidade de estágio.

ii) Os estudantes podem propor a alteração de ramo de Estágio/ Projeto Integrado em Empresa para ramo Projeto Final e a designação de orientador, para aprovação pela coordenação do curso.

c. Cursos de Mestrado

No que respeita aos Estágio realizados no âmbito dos cursos de Mestrado:

i) Os Coordenadores de Curso, em articulação com os supervisores dos estudantes e com o seu acordo, devem analisar cada situação e definir um plano que complemente o trabalho de Estágio já realizado, em respeito

pelos seus objetivos e com indicação das tarefas a desenvolver ao longo da sua duração. Esta alteração deve ter a aprovação da coordenação do respetivo curso.

ii) Os estudantes podem propor a alteração da opção de Estágio por Dissertação ou Projeto e a designação de orientador, para parecer da coordenação do curso e aprovação por parte do Conselho Técnico-Científico da ESAD.CR.