Apresentação

Estamos a viver, desde o final do século XX, uma transição demográfica irreversível, de características peculiares e muito célere o que tem determinado num envelhecimento da população a nível mundial. O caso português não é exceção, é dos países europeus que tem apresentado um índice de envelhecimento maior. Este fenómeno tem vindo a merecer o olhar atento de governos, investigadores e da própria sociedade civil. O olhar, dos outros, sobre os mais velhos tem vindo, ainda que lentamente, a ser alterado. O olhar dos mais velhos sobre eles mesmos e a consciência do papel que devem desempenhar na sociedade, mesmo depois da sua situação de reforma, também, tem sofrido metamorfoses. Ainda assim, entendemos necessário continuar a debater e a apresentar soluções e alternativas para as formas de envelhecer, no sentido de contribuir para uma sociedade onde todos tenham lugar, ativo, saudável e participativo.
Esta conferência pretende debater e apresentar soluções e alternativas para as formas de envelhecer, no sentido de contribuir para uma sociedade onde todos tenham lugar, ativo, saudável e participativo.

Destinatários: Estudantes, Professores/Investigadores,  Profissionais na área da gerontologia, da saúde, do serviço social, educação social, da animação e de outras ciências sociais e público em geral.
Data: 21 de fevereiro de 2018
Local: Escola Superior de Saúde – Politécnico de Leiria [campus 2]
Organização: Mestrado em Intervenção para um Envelhecimento Ativo (MIEA), ESSLei; ESECS; UIS; CICS.NOVA.IPLEIRIA

Programa provisório

9h00: Abertura do secretariado

9h30: Workshops temáticos na área da saúde e na área social/ da animação

11h00: Coffee break

11h30: Sessão Solene de Abertura

12h00: Palestra com convidado

12h30: Almoço

14h00: Comunicações livres

17h00:  Conclusões e Encerramento da conferência

Atuação da Tuna do IPL60+

Inscrições

Participantes internos (docentes/não docentes, estudantes e antigos estudantes do IPLeiria) – 10€
Participantes externos – 30€

Inscrições online

Submissão e Publicação de Trabalhos

Os trabalhos aceites pela Comissão Científica serão publicados num número especial da Revista da Unidade de Investigação em Saúde (UIS) – Research and Networks in Health

De todos os resumos aceites, a Comissão Científica selecionará 5 para publicação na mesma revista em formato de short paper (5 páginas).

Datas Importantes

Submissão de resumos (com peer review):
 – 1st call: 31/10/2017
 – 2nd call: 17/11/2017

Notificação aos autores – até 18/12/2017

Inscrições na conferência – até 02/02/2018

Data da Conferência – 21 fevereiro de 2018

Limite de submissão de trabalhos completos (que tiveram o resumo aceite) – 21/03/2018

Comissão Organizadora e Científica

Comissão Organizadora