SUPORTE AVANÇADO DE VIDA ADVANCED CARDIAC LIFE SUPPORT (ACLS)
(2018)

Instituto Politécnico de Leiria – Escola Superior de Saúde training site parceira da Ocean Medical, entidade acreditada pela American Heart Association
Curso com certificação pela AHA, INEM e DREQP

O Curso de Suporte Avançado de Vida Cardiovascular (SAVC) da American Heart Association é considerado um curso inovador que foca a importância do Suporte Básico de Vida (SBV) e a sua integração com o SAVC. É um curso centrado no trabalho de equipa, valorizando a primeira abordagem médica na assistência a vítimas de paragem cardio-respiratória (PCR).
Baseia-se em casos clínicos simulados, que encorajam a participação dos formandos, treinando todas as técnicas chave individualmente, em equipa e como líderes de equipa.
Os alicerces da formação são o domínio do SBV, o reconhecimento de situações peri-paragem, gestão da PCR, identificação e tratamento da doença cardíaca isquémica e síndromes coronários agudos (SCA), reconhecimento de outras patologias potencialmente letais e respetiva orientação terapêutica, algoritmos de SAVC e respetivas dinâmicas de equipa.

Destinatários

Estudantes ou licenciados em Medicina ou Enfermagem

16 horas – das 9h00 às 18h00 – 10 e 11 de dezembro de 2018

Objetivo Geral

Desenvolver competências em manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP) de elevada qualidade em múltiplos contextos (pré-hospitalar e intra-hospitalar) em adultos.

Objetivos específicos / Resultados de aprendizagem

Após a conclusão do Curso de Suporte Avançado de Vida Cardiovascular, os formandos devem:

• Estabelecer prioridades nos cuidados de SBV entre a aplicação de compressões e a integração do DAE;
  • Reconhecer e iniciar o tratamento de imediato nas situações de peri-paragem que possam resultar em paragem cardíaca ou complicar a evolução da reanimação;
  • Atuar em situações de bradicardia ou taquicardia;
  • Reconhecer uma situação de paragem cardíaca e atuar até ao retorno da circulação espontânea, transferência para o próximo nível de cuidados ou cessação da reanimação;
  • Aplicar o algoritmo de SAVC, como executante e como líder de equipa;
  • Identificar a dor torácica de origem isquémica e agilizar os cuidados à pessoa com síndrome coronário agudo;
  • Reconhecer outras situações clínicas potencialmente fatais tais como o AVC e aplicar os cuidados iniciais necessários;
  • Demonstrar boa comunicação como membro ou líder de uma equipa de reanimação e reconhecer o impacto da dinâmica da equipa sobre o seu desempenho.

Unidades de formação

Avaliação inicial de suporte básico de vida e de suporte avançado de vida
 Paragem respiratória
Suporte básico de vida com desfibrilhação automática externa
 Conceito de ressuscitação em equipa
 Paragem cardíaca (FV/TV sem pulso)
 Síndrome coronário agudo
 Acidente vascular cerebral
 Bradicardia estável e instável
Paragem cardíaca (assistolia e atividade elétrica sem pulso)
Taquicardia estável e instável
Avaliação teórica e de competências

Metodologia e Avaliação

A metodologia de ensino incide na exposição teórica das temáticas centrais, discussão orientada e execução de procedimentos práticos.
A avaliação da aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências pelos formandos, será concretizada de acordo com as características específicas dos conteúdos, pela realização de uma prova de avaliação escrita (enviada pela American Heart Association), onde os formandos deverão obter classificação igual ou superior a 84%.
Será também realizada uma avaliação em ambiente de prática simulada, pela criação de cenários específicos, com critérios de exclusão definidos.

A avaliação prática será realizada num primeiro momento e a avaliação teórica no final do curso. Os formandos obterão aprovação de acordo com o cumprimento dos critérios definidos pela American Heart Association.
Os formandos que não obtiverem aproveitamento deverão realizar novo curso, dentro do período de 6 meses, mediante o pagamento de propina adicional no valor de 100 euros.
A repetição da avaliação teórica deverá ser realizada no período de 1 mês, sem custos adicionais.

390,00€ (acresce portes de envio se manual enviado via CTT).
A inscrição no curso inclui um manual do profissional da autoria da American Heart Association.

• Alteração da data de frequência do curso:
    – Data do novo curso deverá ser realizada nos 6 meses seguintes;
    – Pedido efetuado pelo formando a mais de 2 semanas da data de realização do curso – sem custos adicionais;
    – Pedido efetuado pelo formando a menos de 2 semanas da data de realização do curso – 100,00€;
    – Pedido efetuado pelo formando a menos de 18 horas da data de início do curso ou falta sem aviso – 125,00€;
  • Por motivos de força maior ou número insuficiente de formandos inscritos, o curso poderá ser adiado. Neste contexto os formandos serão avisados com mais de uma semana de antecedência e poderão optar por realizar o curso numa nova data, ou pedir reembolso integral do valor pago, sendo para isso necessário devolver o manual do curso em boas condições.
  • Taxa de urgência:
    – Emissão de certificado e cartão em 48 horas – 20,00€