As Unidades Curriculares da área das Telecomunicações e dos Computadores devem fornecer ao estudante uma formação científica e técnica tendo por base conhecimentos sobre:

• Arquitectura de computadores;
    • Metodologias de programação de sistemas computacionais;
    • Redes e sistemas de comunicações;
    • Sistemas sensoriais em rede;
    • Sistemas computacionais embebidos.

Com base nestes conhecimentos, os licenciados formados nesta área deverão ter desenvolvido as seguintes capacidades e competências técnicas e científicas:

• Consultadoria em telecomunicações, redes de comunicações e redes de computadores;
    • Projeto, dimensionamento, implementação e manutenção de infraestruturas, sistemas e redes (redes de acesso, redes de banda larga e redes móveis) de comunicações e telecomuicações;
    • Projeto, dimensionamento, implementação e manutenção de sistemas sensoriais e computacionais.

Unidades Curriculares de Licenciatura desta Área Científica

Redes de Comunicações
Esta UC introduz o estudante no mundo das redes de dados, nomeadamente, nos modelos e arquiteturas de redes, na sua estrutura e nas funcionalidades que oferece. Permite ao estudante obter conhecimentos sobre como são organizadas e identificadas as redes e seus dispositivos, e como flui e é encaminhada a informação entre esses dispositivos. Esta UC permite ainda ao estudante desenvolver as habilidades necessárias para planear e implementar redes de pequena e média dimensão.
Fundamentos de Telecomunicações
Esta UC pretende introduzir conceitos fundamentais para a compreensão de diversos sistemas de telecomunicações. O estudante deverá desenvolver a capacidade de análise funcional de um sistema de telecomunicações; de dentificação dos seus blocos funcionais; de especificar um sistema de telecomunicações; de compreender as modulações analógicas discretas; e de relacionar as especificidades de diversos sistemas de telecomunicações com os seus cenários de aplicação.
Redes de Sensores
Esta UC visa dotar os alunos de conhecimentos sobre o funcionamento de redes de sensores e dos protocolos de rede normalmente utilizados. Nesta UC o estudante adquire a capacidade de identificação e compreensão dos parâmetros fundamentais e metodologias a seguir no projeto de sistemas redes de sensores; de análise de problemas associados redes de sensores; e de projeto de redes de sensores.
Sistemas Computacionais Embebidos
Esta UC surge como forma de complementar a formação dos alunos na área de arquitetura de microprocessadores e de sistemas operativos. A UC proporciona ao estudante a aquisição de competências na área de Sistemas Operativos e Sistemas Operativos de Tempo Real aplicados em Sistemas Embebidos.
Comunicações Digitais
Esta UC introduz os estudantes aos conceitos fundamentais da transmissão digital de sinais, incluindo a codificação de canal, a codificação de fonte, técnicas de transmissão em banda-base e passa-banda, e técnicas de acesso múltiplo. Para dotar o estudante da capacidade de compreender e implementar os futuros sistemas de transmissão digital são introduzidos também os mais recentes conceitos de modulações multiportadora e diversidade de transmissão.
Programação para Dispositivos Moveis
Esta UC permite ao estudante aprofundar conhecimentos de programação, específicos para o desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis, aprendendo a reconhecer e caracterizar as diferentes tecnologias de desenvolvimento para dispositivos móveis, bem como a seleção adequada de componentes para a resolução de um determinado problema. A UC foca essencialmente os principais APIs de conectividade (Bluetooth, NFC, Wi-Fi), localização e sensores (imagem e vídeo).
Comunicações Móveis
Nesta UC são fornecidos os conhecimentos necessários para que o estudante possa descrever exemplos práticos de aplicação, criar modelos reais demonstrativos dos princípios e usar um espírito crítico na análise dos resultados obtidos. O estudante deve também ser capaz de compreender com algum detalhe o funcionamento dos sistemas celulares mais importantes na Europa (GSM e UMTS), de modo a poder atuar sobre eles (dimensionamento e fornecimento serviços), através do uso de ferramentas comerciais de planeamento.
Redes de Banda Larga
Esta UC pretende introduzir as principais tecnologias e protocolos existentes nas redes de comunicação de core e de acesso dos operadores de telecomunicações. O estudante é estimulado a perceber a evolução tecnológica das redes de comunicação ao longo do tempo e a compreender as especificidades de cada tecnologia como resposta aos desafios que pretende responder.