Fotos/Vídeos

Saídas Profissionais

– Técnico de gestão da qualidade em empresas privadas de diversos setores:

  • industrial (metalomecânica, vidro, cerâmica, moldes, construção civil, alimentar, têxtil, plástico, papel);
  • saúde;
  • serviços (empresas de consultoria);
  • comércio (empresas de distribuição alimentar e grandes superfícies).

– Técnico de gestão da qualidade em entidades públicas:

  • organismos responsáveis por realizar fiscalização sanitária e promover ações de controlo da segurança alimentar;
  • entidades gestoras de sistemas de abastecimento de água;
  • entidades gestoras de sistemas de tratamento e valorização de resíduos.

– Técnico de laboratório em empresas industriais (metalomecânica, vidro, cerâmica, moldes, construção, alimentar, têxtil) e de serviços (análises clínicas; empresas de certificação de produtos alimentares, outros).

Eventos (Seminários/WorkShops/Palestras/Provas)

Testemunhos

Ângela Duarte
Ângela Duarte
  • Finalista 2020/2021
  • Estágio realizado na empresa SOMEMA – Sociedade Metalúrgica Marinhense

Em 2019 ingressei um CTeSP em Gestão da Qualidade, no Politécnico de Leiria. Depois de dois anos duros e que requereram algum sacrifício devido a uma pandemia, concluí o TeSP. Guardo memórias e fico com muitas recordações boas desse tempo.

Após terminar este curso ingressei no mundo do trabalho numa empresa sita na Marinha Grande, na área da Qualidade. Durante estes meses pude observar que o Politécnico de Leiria, e nomeadamente o TeSP em Gestão da Qualidade bem como todos os professores que por nós passaram, contribuíram para a minha formação, sobretudo porque o método de ensino defendido pelos nossos professores fomenta em nós o espírito crítico e a motivação que considero importante deter no mundo do trabalho.

Por vezes, podemos pensar que os TeSP não são iguais a uma licenciatura e, apesar de ser verdade e legítimo pensar isso, eu posso afirmar que nos ensinam métodos de trabalho e de aprendizagem bastante significativos para o mundo do trabalho. Numa primeira experiência profissional, todos nós “caímos de paraquedas” nas empresas mas, com esta formação, caímos menos devido ao esforço dos nossos professores em transmitirem informação transparente e coerente e nos motivarem, dia após dia, para sermos melhores.

  Para concluir, o estágio curricular que o TeSP em Gestão da Qualidade fornece é, na minha opinião, uma mais-valia. Permite-nos conhecer novos mundos, novos mercados, novas disciplinas, novos métodos e fomentar ainda mais tudo aquilo que nos foi passado nos dois anos de formação!

Miguel Almeida
Miguel Almeida
  • Finalista 2020/2021
  • Estágio realizado na empresa Normax – Fábrica de Vidros Científicos, Lda

 

Optei por este CTeSP pois o curso contempla uma vasta área de oportunidades de emprego em gestão da qualidade, prestação de serviços de auditoria, consultoria, metrologia, segurança e saúde no trabalho entre muitas outras.

No percurso escolar adquiri diversas competências, quer a nível profissional (através do estágio curricular e visitas a empresas), quer a nível pessoal onde nomeadamente aprendi a abordar o espírito de equipa, o sentido de organização, observação e rigor para diversas situações e casos de estudo.

Este curso forneceu-me bastantes referências do que desejo para o meu futuro profissional. Em termos do plano de estudos, destaco as unidades curriculares de Ferramentas da Qualidade (auxilia para o sucesso e futuro sustentável em qualquer ramo de indústria), Sistemas de Gestão da Qualidade (conhecemos a norma mais importante, a NP EN ISO 9001:2015), Metrologia (transmite conhecimento da verdadeira importância da calibração dos equipamentos de medição, para permitir a viabilização das medições que contribuem para importantes tomadas de decisão na empresa), Segurança Alimentar (adquirem-se ferramentas e conhecimento dos requisitos necessários na área alimentar) entre muitas outras que foram muito importantes para o meu percurso!

Recomendo vivamente este curso! É sem dúvida um curso multidisciplinar que fornece diversas competências nas áreas de Qualidade, Ambiente e Segurança, e ainda, possibilita prosseguir estudos para várias licenciaturas. No meu caso, desejei prosseguir para Engenharia e Gestão Industrial!


LCarolina Longo
Carolina Longo
  • Finalista 2019/2020
  • Estágio realizado na empresa NEMOTO PORTUGAL QUÍMICA FINA, UNIPESSOAL, LDA

O CTeSP de Gestão da Qualidade superou as minhas expectativas. É um curso bem conseguido, tanto a nível teórico como prático. Todas as unidades curriculares do plano de formação têm uma componente prática, o que faz com que tenhamos uma perspetiva dos temas virados para o mundo do trabalho. Além disso, prepara-nos para o ingresso numa licenciatura. Os docentes transmitem conhecimentos essenciais nesta área, propõem desafios e incentivam a desenvolver as nossas capacidades para alcançar objetivos e as competências previstas!

Outra vantagem desta formação é que permite a integração direta no mercado de trabalho, para a qual considero que estamos bem preparados. Ao entrar neste curso ajudou-me a ver o futuro e, através do estágio, tive uma perspetiva do mundo do trabalho.

Acima de tudo, as aprendizagens e experiências adquiridas motivaram-me a querer continuar o meu percurso académico para conseguir chegar mais além.

Diogo Almeida

Diogo JordÃO

    • Finalista 2020/2021
    • Estágio realizado na empresa ANR- Armindo Ruivo e filhos Lda.

 

O CTeSP de Gestão da Qualidade surpreendeu-me pela positiva sem dúvida alguma. Inicialmente, não tinha ideia que poderia ser tão abrangente como é na realidade. A Gestão da Qualidade, do Ambiente e da Segurança são cruciais e necessárias para o sucesso de qualquer indústria que queira ser competitiva e sustentável.

Este curso permitiu-me a aquisição de conhecimentos em diversas áreas, já que o curso abrange também competências em contabilidade e gestão da produção e da manutenção (por exemplo). Levo comigo uma boa “bagagem de conhecimentos”. O estágio curricular proporciona o contacto real com a realidade industrial. O curso é também um passaporte para prosseguir estudos numa futura licenciatura.

Recomendo vivamente este curso, ajudou-me a ter uma perspetiva diferente ao nível critico e observador, abre o futuro a um mundo industrial altamente apelativo, sendo uma área com boa empregabilidade e perspetiva de evolução profissional. Posso dizer que foi a melhor decisão que tomei ao longo do meu percurso escolar. Um bem-haja!


LCarolina Longo
Rita Santos
  • Finalista 2019/2020
  • Estágio realizado na empresa Reynaers Aluminium, SA (área de logística e qualidade)

Fui para Gestão da Qualidade apenas porque na altura não tinha certezas do que queria para o meu futuro. No entanto, não me podia ter encaixado melhor numa área como me encaixei nesta! Desde os conteúdos lecionados, à convivência entre curso e docentes com os quais ainda hoje falamos, toda a disponibilidade e entreajuda que obtive, fez com que me desenvolvesse tanto a nível pessoal como a nível profissional.

Todas as competências que fui adquirindo ao longo do CTeSP de Gestão da Qualidade, tiveram um grande impacto na minha evolução. Tornaram-me uma pessoa mais organizada, mais dinâmica e fizeram com que melhorasse a minha interação com o meio envolvente. Algo que tinha de melhorar, e aqui consegui isso. Tudo aliado aos conhecimentos adquiridos nas mais diversas áreas.

Susana Reis

Susana Reis

    • Finalista 2018/2019
    • Estágio realizado na empresa Tecnicoembalagem – Transformação de Papel SA

 

O meu ingresso no IPL aconteceu após ter frequentado outra instituição de ensino superior e vários anos após ter terminado o primeiro curso. Muitas pessoas estranharam ter escolhido uma formação de nível inferior à que já tinha, mas a razão era clara: precisava de algo que me desse hipótese de um novo lançamento na vida ativa. E a escolha foi a acertada.

O TeSP em Gestão da Qualidade é muito abrangente em termos de áreas de aplicação, o que nos dá várias opções aquando o término do curso. Tem também uma vertente prática muito importante nas várias UC’s e o estágio que nos prepara para a vida profissional, mostrando-nos como podemos aplicar os conhecimentos que foram adquiridos ao longo do percurso académico.

Encontrei nesta instituição e neste curso professores com bons conhecimentos técnicos e sempre com disponibilidade para nos ajudar. Foi, sem dúvida, um muito bom investimento, tanto a nível pessoal, como a nível de crescimento profissional.  Profissão Atual: Técnica da Qualidade – área alimentar.


Bárbara Riachos

 

Bárbara Riachos

  • Finalista 2019/2020
  • Estágio realizado na empresa Mendes Gonçalves – Paladin

Senti que com este Curso adquiri imensas competências, tanto pessoais como profissionais, e que ao entrar no Politécnico de Leiria, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, no Curso TesP de Gestão de Qualidade, que ia conseguir atingir os meus objetivos. Estudar neste que é um dos melhores Politécnicos de Portugal, permitiu-me vivenciar um ambiente diferenciador e dinâmico. Hoje posso concluir que o meu futuro começou aqui, no curso que me ensinou a pensar, a partilhar e a crescer. Frequentar o TesP Gestão de Qualidade foi uma das melhores coisas. Encontrei docentes que me transmitiram conhecimentos, incentivaram-me a desenvolver as minhas capacidades e estiveram sempre dispostos a ajudar. Ter entrado para este TesP, não foi só uma forma de conseguir um diploma, mas sim uma forma de ver o mundo e fazer sentir-me capaz de integrar no mercado de trabalho.

Em Setembro de 2021, comecei na Casa Mendes Gonçalves – Paladin, no Laboratório de Qualidade, onde faço diversas tarefas como, analisar os Batch’s (molhos, marinadas, piri-piris….) antes de serem embalados e matérias primas… Posso dizer que poder ter entrado no mercado trabalho e logo na minha área, que não é só graças a mim, mas também graças aos meus docentes do TesP de Gestão de Qualidade que acreditaram em mim.

–>

Parcerias/Protocolos Empresas

No 4ª semestre do curso de Gestão da Qualidade está prevista a realização de um estágio curricular com a duração de 640 horas. O estágio permitirá a aplicação dos conhecimentos e competências teórico-práticas adquiridos ao longo do curso, facilitando a integração no mercado de trabalho.

As entidades/empresas parceiras onde pode decorrer o estágio podem ser consultadas aqui