Apresentação do Curso

O CTeSP em Processo Industrial tem como objetivo a formação de técnicos capazes de atuar na conceção, acompanhamento, manutenção e monitorização de operações em empresas e indústrias que integrem processos químicos e/ou biológicos. As principais atividades do Técnico Superior Profissional em Processo Industrial são:

  • Conceber, acompanhar e monitorizar processos industriais
  • Programar e monitorizar operações unitárias
  • Controlar a qualidade de matérias-primas, produtos e efluentes
  • Processar e valorizar matérias-primas e subprodutos, produtos naturais e agrícolas
  • Prestar informação sobre os processos químicos e biológicos, nomeadamente a nível de conceitos e princípios, quer no seio da organização, quer perante entidades externas
  • Gerir o cumprimento de normas de proteção e segurança de pessoas, equipamentos, instalações e meio ambiente
  • Colaborar no desenvolvimento de melhores práticas industriais

Fotos/Vídeos

Saídas Profissionais

O Técnico Superior Profissional em Processo Industrial pode exercer funções em:

  • Indústrias e serviços dos sectores: Químico, Farmacêutico, Alimentar, Cosmética, Materiais, Biocombustíveis
  • Laboratórios de análises
  • Empresas de tratamento de água e resíduos

Testemunhos

José Alexandre
José Alexandre
Estudante da 1ª edição do CTeSP em Processo Industrial
  • Finalista 21/22
  • Tema de Projeto: Monitorização de um sistema hidropónico para cultivo de alfaces em água residual urbana
  • Estágio realizado na BA Glass Portugal, S.A.

Foi um grande orgulho fazer parte da 1ª edição do CTeSP em PI e integrar uma turma unida e motivadora. No espaço de 2 anos, consegui adquirir conhecimentos e experiências que levo para a vida toda. O meu percurso na ESTG permitiu-me também entrar no espírito da praxe académica, conseguindo assim conhecer pessoas e criar mais amizades, bem como participar em atividades bastante divertidas e solidárias para com a população. 

Os professores que nos acompanharam ao longo do curso mostraram um bom conhecimento técnico e científico e conseguiram transmiti-lo de forma simples aos alunos. 

Os conhecimentos adquiridos no curso serão uma mais-valia no meu percurso profissional, tendo-se já provado valiosos durante a realização do estágio no final do curso. Neste estágio, consegui ter uma noção do mercado de trabalho e do que é preciso para ser um bom profissional.  

As práticas laboratoriais realizadas durante a formação permitiram uma boa preparação para a futura integração neste setor de trabalho, dando a conhecer diversos equipamentos e o seu modo de funcionamento, bem como o conhecimento teórico que permitirá desenvolver uma atividade profissional com autonomia e responsabilidade. 

Acima de tudo, as aprendizagens e experiências adquiridas motivaram-me a querer continuar o meu percurso académico para conseguir chegar mais além.
Cátia Santos
Cátia Santos
Estudante da 1ª edição do CTeSP em Processo Industrial
  • Finalista 21/22
  • Tema de Projeto: Monitorização de um sistema hidropónico para cultivo de alfaces em água residual urbana
  • Estágio realizado na Globalab – Ensaios Químicos e Microbiológicos, S.A.

O CTeSP em PI superou as minhas expectativas. É um curso bem conseguido, tanto a nível teórico como prático. Todas as unidades curriculares (UC) do plano de formação têm uma componente prática, o que faz com que tenhamos uma perspetiva dos temas virada para o mundo do trabalho. O plano do curso é diversificado, incluindo disciplinas de diferentes áreas do conhecimento, desde UC de base, como Matemática, Química, Física e Biologia; a UC específicas, como “Processos Biológicos na Indústria”, “Controlo Analítico e Bioanalítico”, “Qualidade e Ambiente na Indústria” e “Sustentabilidade e Ecologia Industrial”, áreas que são essenciais para o futuro e para qualquer pessoa que queira exercer uma profissão neste setor.

O último semestre do curso é dedicado à realização de um estágio, o que considero ser uma mais-valia, pois permite-nos conhecer a realidade da vida profissional e mostra-nos como os conhecimentos que adquirimos podem ser essenciais para o desempenho das nossas funções.

Outra vantagem desta formação é que permite a integração direta no mercado de trabalho, para a qual considero que estamos bem preparados; ou em alternativa, o prosseguimento de estudos numa licenciatura, ou até conciliar ambas. Acho que esta possibilidade é muito interessante, porque somos ainda muito novos, e seria assustador ter apenas uma opção de escolha.

Aconselho este curso a todos os que gostem de química e de biologia, e se interessem pela indústria e pela sustentabilidade. Considero que o estudo dos processos industriais é bastante interessante e acho que a aposta no desenvolvimento industrial sustentável é o futuro.

 

Tomás Gouveia
Tomás Gouveia
Estudante da 1ª edição do CTeSP em Processo Industrial
  • Finalista 21/22
  • Tema de Projeto: Monitorização de um sistema hidropónico para cultivo de alfaces em água residual urbana
  • Estágio realizado na Panidor | Panicongelados – Massas Congeladas S.A.

Estudei no CTeSP em Processo Industrial na ESTG, numa cidade linda e numa instituição espetacular, o Politécnico de Leiria. Iniciei os meus estudos em 2020 e terminarei a minha formação em setembro de 2022.

Durante esta minha primeira etapa no ensino superior tive a oportunidade de conhecer um ambiente novo, uma forma de viver nova e, acima de tudo, de criar laços com pessoas que irei levar para a vida, sentindo-me grato por todas as experiências que a escola me proporcionou, mais ainda que a formação decorreu durante a pandemia COVID-19, que muito perturbou o decurso normal das atividades. Considero que a escola se adaptou muito bem, fazendo todos os esforços para dar resposta aos desafios desta nova realidade.

Graças ao politécnico de Leiria pude tirar um curso que, embora no início não fosse exatamente o que pretendia, com o passar do tempo e através da forma de ensino aplicada, demonstrou ser era realmente muito interessante e capaz de garantir competências essenciais para entrar no mercado de trabalho e ser um bom profissional.

Estou muito orgulhoso por ser estudante na ESTG e de fazer parte da família académica do Politécnico de Leiria. Agradeço imenso por me terem aceite nesta família incrível!

Um grande abraço para todos.

Rafael Silva
rafael Silva
Estudante da 1ª edição do CTeSP em Processo Industrial
  • Finalista 21/22
  • Tema de Projeto: Eficiência de membranas filtrantes à base de vidro reciclado na remoção de cobre em águas residuais com origem na atividade agroindustrial
  • Estágio realizado na Respol Resinas, S.A.

No momento em que tive de escolher qual o CTeSP a seguir não tive quaisquer dúvidas – o Curso Técnico Superior Profissional em Processo Industrial é a opção ideal para quem gosta da vertente da monitorização e controlo do processo na indústria, num contexto de sustentabilidade económica e ambiental.

Hoje, tenho a certeza de que o meu futuro começou aqui – na ESTG, instituição que me ensinou a pensar, a partilhar e a crescer. Frequentar o CTeSP em PI foi uma mais-valia. Encontrei docentes que me transmitiram conhecimentos essenciais nesta área, propuseram desafios e incentivaram a desenvolver as minhas capacidades para alcançar objetivos. Entrar para este curso ajudou-me a ver o futuro de uma forma diferente e a sentir-me capaz de ter sucesso no mercado de trabalho.

Laboratórios

Parcerias/Protocolos Empresas