Realizou-se, dia 13 de dezembro, na ESTG-Leiria, o IX Ciclo de Debates – Direito e Sociedade. O IX Ciclo de Debates – Direito e Sociedade apresentou temas no âmbito jurídico e da Administração Pública, designadamente, Consentimento informado, livre e esclarecido e violência obstétrica; Eutanásia; Os diferentes patamares etários de aquisição de autonomia e capacidade dos menores; Processo de Revisão Constitucional; Abordagem aos crimes sexuais modernos, como voyeurismo através de meios digitais, doxing e deepnudes; e Competências Municipais. A iniciativa integrou o IX Exchange Programme for students of Paralegal Studies, Law for Solicitors, and Public Administration, que tem realização prevista, de 18 a 20 de março de 2024, na cidade de Bruges, Bélgica.

 

A Associação Portuguesa de Classificação e Análise de Dados (CLAD) e a ESTG-Leiria organizam as XXXI Jornadas de Classificação e Análise de Dados (JOCLAD 2024), que se vão realizar presencialmente de 18 a 20 de abril de 2024, em Leiria.
Datas importantes:
– Data limite para envio do resumo: 24 de janeiro 2024
– Notificação da decisão da Comissão Científica: 21 de fevereiro 2024
– Data limite para envio de versão corrigida: 29 de fevereiro 2024
– Data limite de inscrição a custo reduzido: 08 de março 2024
– Data limite de pagamento da inscrição para garantir a publicação do resumo das comunicações aceites no livro de resumos: 15 de março 2024
Para estimular, divulgar e promover a participação de jovens investigadores nas Jornadas são atribuídas Bolsas CLAD.
Está também prevista a 2.ª edição de um HACKATHON de dados, a 12 de abril. Podem participar alunos do ensino Secundário, de CTeSP, de Licenciatura ou Mestrado. Serão atribuídos prémios para as equipas vencedoras desta competição.
Para submissões dos resumos e outras informações, consulte o site https://sites.google.com/view/joclad2024

 

A Semana da Ciência e da Tecnologia 2023 (Semana C&T 2023) decorre de 20 a 26 de novembro, uma iniciativa da Ciência Viva.

Durante esta semana, são realizadas centenas de ações de divulgação de ciência e tecnologia organizadas por instituições científicas, universidades, escolas, associações, museus e centros de ciência viva de todo o país, que abrem as suas portas ao público através de colóquios, exposições, cafés de ciência ou atividades em laboratórios, contribuindo para uma apropriação da ciência pelos cidadãos com a comemoração, no dia 24 de novembro, do Dia Nacional da Cultura Científica.

No âmbito desta iniciativa, a ESTG-Leiria promove também várias atividades, a saber:

  • Produção Sustentável de Plantas num Sistema Integrado de Aquaponia, 21/11
  • Gestão Eficiente de Projetos Socioambientais: Uma conversa com organizações que aplicam as boas práticas do PM4NGOs, 21/11
  • Literacia Financeira para estudantes, 22/11
  • O Detetive Engenhoso, 22/11
  • Visita ao Laboratório de Robótica e Fábricas Inteligentes, 22/11
  • Boas Práticas para a Gestão de Projetos Socioambientais, 23/11

 Programas e inscrições disponíveis em https://www.cienciaviva.pt/semanact/2023/

No âmbito do Dia Nacional da Cultura Científica, será realizado um Roteiro da Matemática, que convida a (re)descobrir a cidade de Leiria de uma perspetiva matemática e de valorização do património natural e cultural. Seguir-se-á uma conferência por Fernando Figueiredo (Universidade de Coimbra, CITEUC – Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra) com o título: “Um passeio pela história da astronomia em Portugal”, uma organização da Câmara Municipal de Leiria | Centro de Diálogo Intercultural de Leiria e do Departamento de Matemática da ESTG-Leiria. Inscrições para cdil@cm-leiria.pt

No dia 20 de novembro, o DMAT promove também o Workshop em Aplicações da Matemática – WapMath, no Auditório 2, do Edifício B. Este encontro tem como objetivo reunir estudantes, professores e investigadores de todas as áreas científicas que usem a Matemática como ferramenta relevante na sua investigação. Informação disponível em https://wapmath.ipleiria.pt/

Mais informações em https://www.ipleiria.pt/politecnico-de-leiria-associa-se-a-semana-da-ciencia-tecnologia-2023-20-a-26-de-novembro/

 

Realizou-se no dia 22 de fevereiro e no dia 25 de julho, na ESTG, duas sessões de certificação da 2ª edição do CSWA – Certificado SolidWorks Associate. Dos 17 estudantes que realizaram a prova, 12 obtiveram mais de 70% dos pontos possíveis e obtiveram assim, o certificado CSWA. Alguns destes, obtiveram a classificação máxima, isto é, 240 pontos em 240 pontos possíveis. A licença campus da SolidWorks da ESTG permitiu a realização do certificado gratuitamente.

Os estudantes Miguel Serradas, André Ferreira, Ângelo Francisco, Diogo Almeida, Tomé Santos e Francisco Laranjeira obtiveram a sua aprovação na primeira sessão do curso. Na segunda sessão, os estudantes aprovados foram: Pedro Almeida, Afonso Ferreira, André Figueiredo, Guilherme Pissarra, Simão Botelho e Bruno Duarte

A prova foi realizada sob a orientação de Fernando Batista, docente do Departamento de Engenharia Mecânica, no âmbito da Unidade Curricular de Projeto Mecânico e na Unidade Curricular de Desenho de Construções Mecânicas da Licenciatura em Engenheira Mecânica.

 

Concurso de Acesso e de Ingresso ao Ciclo de Estudo de Mestrado – 2023/2024 – Aditamento aos Editais

Despacho 149_2023_Mestrados-alteração calendário do concurso 2023-2024

 

Nos dias 28 a 30 de abril, o Politécnico de Leiria participou na prova sénior de Manipuladores Robóticos do Festival de Robótica em Tomar, com a equipa Probots@IPLeiria, formada pelo David Pereira, Gonçalo Moniz, João Fernandes e Marcella Cavalcanti, estudantes do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica, e pelos docentes Carlos Simplício e Hugo Costelha, do Departamento de Engenharia Eletrotécnica. A equipa contou ainda com o apoio do Professor Carlos Neves, do Departamento de Engenharia Mecânica.
A prova consistiu em 2 fases, uma de simulação e uma com o robô real, tendo sido desenvolvida num curto período de tempo. A equipa ficou em 2º lugar.

Candidaturas à 1.ª Fase dos Cursos de 2.º Ciclo

Informamos que os resultados relativos à 1ª. fase de candidaturas aos Cursos de 2. Ciclo, ministrados na ESTG, de alguns dos cursos já se encontram disponíveis aqui, sendo que os dos restantes serão disponibilizados assim que possível.
Mais informamos que, a data e a forma para a realização da matrícula e da inscrição, dos candidatos colocados, serão publicadas atempadamente na nossa página, assim que seja possível efetivar esta ação na respetiva plataforma.

No âmbito do curso de curta duração (SAP), Numerical Methods With Python Programming, encontram-se abertos, até dia 28 de abril, os pedidos de inscrição dos interessados, que posteriormente serão selecionados de maneira a constituir um grupo de trabalho com 25 participantes, dos quais, cinco serão estudantes dos cursos de licenciatura da ESTG.

Os cinco  estudantes da ESTG selecionados, terão a oportunidade de se deslocar a Limerick (Irlanda), durante a semana de 17 a 21 de julho/2023 e assim participar presencialmente na semana “Face-to-Face”, promovendo a mobilidade dos estudantes dentro da rede RUN-EU.

+ info: https://run-eu.eu/2023/03/30/sap-numerical-methods-in-python-programming/ 

 

Realiza-se, dia 27 de fevereiro, entre as 14h00-15h00, formato online, o evento subordinado ao tema “Monitoring ECoC’s Lifecycle: trends, challenges and opportunities”.
Este evento tem como objetivo apresentar e partilhar conhecimentos sobre as atividades do ECoC Watch, em especial no contexto da monitorização do ciclo de vida das Capitais Europeias da Cultura, desde a preparação da candidatura até ao fim do ano do evento e pós-evento.
Esta sessão é realizada no âmbito do projeto CulTourData – Supporting data-driven innovation for tourism SMEs in European Capitals of Culture, financiado pelo programa COSME da União Europeia.
A participação nesta sessão é gratuita, mas é obrigatória a inscrição prévia:
O link para participar na videoconferência será enviado após a confirmação da inscrição.

PROGRAMA

14:00 – Abertura

14:05 – CulTourData Project

      Paolo Montemurro // Coordenador do Projeto CulTourData // Materahub

14:10 – ECoC Watch and its Indicator System

      Rogério Costa // Politécnico de Leiria

14:20 – Mesa redonda – Monitoring ECoC’s Lifecycle: trends, challenges, and opportunities

      Rita Orlando // ECoC Watch Advisor // Foundation Matera Basilicata 2019

      Michal Hladky // ECoC Watch Board // Creative Industry Košice

      Sören Uhle // ECoC Watch Advisor // CWE Chemnitz

      María García Rosa // ECoC Watch Board // Enterprise Europe Network

14:55 – Encerramento

#CulTourData

Tomaram posse, no dia 10 de janeiro, no Sétimo Conselho Pedagógico da ESTG, as estudantes Ana Rita Coimbra Raposo, Ângela Mataloto Lucas Rosa, Ana Lúcia dos Reis Rodrigues e Maria Inês Venâncio Roque. No Sétimo Conselho Técnico-Científico, tomou posse igualmente, o docente Ricardo Miguel Rosa Manso (representante dos docentes equiparados a professor, docentes com grau de doutor e docentes com o título de especialista).

O Centro Regional de Sangue de Coimbra realiza no dia 22 de novembro, das 09h30 às 13h00 e das 14h30 às 17h30, uma colheita de sangue. A colheita será efetuada na sala 0.0., do Edifício A. 

 

 

 

 

 

 

 

 

No âmbito do Projeto EDULAW – The pathway to European Smart Education in the Agri-Environmental Law under the Covid-19 Crisis, realiza-se na ESTG, entre os dias 10 e 12 de outubro, a Transnational Project Meeting.

O objetivo principal deste projeto é reforçar a capacidade da educação nas instituições parceiras no campo da legislação agroambiental e alimentar, através do desenvolvimento e implementação – viável e eficaz – de um conjunto de counteúdos e ferramentas pedagógicas que garantem uma educação digital inclusiva e de alta qualidade.

+ info: https://ijp.ipleiria.pt/projetos/edulaw/

 

A Cerimónia de Tomada de Posse do Presidente do Politécnico de Leiria, Carlos Rabadão, teve lugar no dia 22 de setembro, pelas 15h00, no Auditório 1 do Edifício B da ESTG.

Carlos Rabadão, Professor Coordenador com Agregação da ESTG, foi eleito, no dia 15 de julho de 2022, Presidente do Politécnico de Leiria.

O Professor Carlos Rabadão tem como objetivo motivar e estimular as Pessoas que fazem o Politécnico de Leiria, defendendo uma oferta formativa centrada nos estudantes e virada para as necessidades da sociedade, pretendendo ainda dar relevo às regiões de Leiria e do Oeste.

Na ESTG, além das tarefas de docência, desempenhou funções como Presidente do Conselho Técnico-Científico, Coordenador de Curso, Coordenador de Departamento e Diretor do Centro de Informática, tendo ainda assumido os cargos de Provedor do Estudante do Politécnico de Leiria, entre 2009 e 2013 e de Diretor do Centro de Investigação em Informática e Comunicações no período compreendido entre 2016 e 2021.

Desejamos ao nosso Professor muito sucesso nas novas funções para as quais foi eleito.

+ INFO: https://www.ipleiria.pt/carlos-rabadao-e-o-novo-presidente-do-politecnico-de-leiria/

 

O Centro de Sangue e Transplantação de Coimbra realiza-se no dia 4 de maio, entre as 9h30 e as 17h30, uma acção de colheita de sangue, no piso -1 do Edifício B.

 

 

 

No âmbito do módulo 2, desenvolvimento de competências transversais, da unidade curricular de seminários de Gestão II, do Mestrado em Gestão, terão lugar nos dias 30 de abril e 7 de maio, duas atividades outdoor, subordinadas ao tema “Dar voz às emoções”. A atividade estará a cargo de João Lázaro e terá lugar nas instalações do Te-Ato.

Decorreu no dia 20 de abril, a tomada de posse do Professor Doutor Carlos Capela, que assume o mandato de 4 anos, como Diretor da ESTG. Carlos Capela nomeou como seus subdiretores, a Professora Doutora Marisa Dinis, a Professora Doutora Gorete Marques e o Professor Doutor Fernando Silva.
A cerimónia contou com as intervenções do Presidente do Conselho de Representantes, João Poças Santos, do Diretor da ESTG e de Rui Pedrosa, Presidente do Politécnico de Leiria que encerrou a cerimónia. A Instituna -Tuna Mista do Politécnico de Leiria também marcou presença.
No seu discurso, Carlos Capela agradeceu à família e à equipa que o acompanhou ao longo do primeiro mandato. Reconheceu a responsabilidade que a ESTG acarreta, sendo a maior Escola do Politécnico de Leiria com cerca de 6400 estudantes e 62 cursos.
Carlos Capela pretende continuar a promover um Projeto de Escola que, com a participação de todos, tenha como principais objetivos uma atuação de grande proximidade com a Comunidade Académica, a melhoria contínua das formações ministradas, a afirmação da ESTG como parceiro estratégico por parte de entidades externas e como uma instituição de referência no domínio da investigação técnica e científica.

Foi concedida ao Instituto de Telecomunicações de Leiria e ao Politécnico de Leiria, a patente nacional intitulada “Célula unitária, superfície de mudança de fase para direcionamento de ondas eletromagnéticas, sistema e método relacionados”.

O trabalho foi em parte, resultante do trabalho de Mestrado de Mário Vala, orientado por João Reis e Rafael Caldeirinha. Mário Vala, João Reis e Rafael pertencem ao Grupo de Investigação de Antenas e Propagação do Instituto de Telecomunicações de Leiria.

A ESTG-Leiria, através do Departamento de Engenharia Civil, participa no projeto BIMVET3 – Building BIM digital competences for Tertiary VET in the designing and management of construction projects (2020-1-ES01-KA203-083262), financiado pelo programa ERASMUS+: KA2 – Cooperation for Innovation and the Exchange of Good Practices – KA203 – Strategic Partnerships for Higher Education, a decorrer até 09-11-2022.

O projeto é liderado pela Universidad Politecnica de Cartagena (Espanha) e com os parceiros ATENEA Projects Lda. (Portugal), Balıkesir University (Turquia); Asociacion Empresarial de Investigacion Centro Tecnologico De La Construccion Region De Murcia (Espanha); Viesoji Istaiga Vilniaus Statybininku Rengimo Centras (Lituânia) e a ESTG/Politécnico de Leiria. O projeto visa promover e orientar a aprendizagem do BIM (Building Information Modeling) de alunos de Cursos Profissionais e de Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) através de novas estratégias pedagógicas e de um currículo totalmente inovador. Este projeto visa reduzir a lacuna de competências em BIM entre a universidade e a formação profissional.

Atualmente estão a ser preparados conteúdos formativos, tutoriais, estudos de caso e elementos teóricos que servirão de apoio para implementar as novas tecnologias que sustentam a metodologia BIM. Os conteúdos formativos estarão abertos a alunos da formação profissional, a professores da formação profissional que pretendam concretizar os conhecimentos adquiridos nas suas aulas de construção civil, a trabalhadores da construção e engenharia que pretendam adquirir novas competências, a trabalhadores da administração pública ligados ao urbanismo, ou qualquer pessoa da União Europeia que pretenda conhecer esta nova metodologia e as tecnologias e processos que a integram.

O site desenvolvido como BIMVET3 (https://bimvet3.eu/) é o principal suporte de partilha entre o público e o projeto que recebe o mesmo nome. A plataforma encontra‑se traduzida em 4 idiomas (inglês, galego, lituano, português, espanhol e turco). Na plataforma poderão ser encontradas várias secções de interesse que explicam os diversos aspetos do projeto.

XI Congresso Internacional de Ciências Jurídico-Empresariais

Está aberta a chamada de artigos/resumos para o XI Congresso Internacional de Ciências Jurídico-Empresariais, que tem como tema “A economia digital, o Direito e as empresas” e que se realizará no dia 10 de dezembro de 2021, em formato exclusivamente online.

O evento é organizado pelo Departamento de Ciências Jurídicas da ESTG em conjunto com o IJP-IPLeiria, e a organização gostaria de contar com todos aqueles cuja experiência e investigação possam contribuir para a discussão e desenvolvimento desta matéria.

Os interessados deverão submeter à apreciação da Comissão Científica do Congresso um ou mais resumos que se relacionem com o tema do Congresso.

 

Datas importantes:

Prazo para envio do resumo: 15/09/2021

Prazo para notificação dos oradores: 05/10/2021

Prazo para inscrição dos oradores admitidos: 31/10/2021

Prazo para envio dos textos completos: 15/11/2021

 

Realiza-se nos dias 9 e 10 de julho, num formato online, a Hackathon VOMGO Leiria, uma jornada criativa, organizada pelo Politécnico de Leiria no âmbito do projeto Villages on the Move Go (VOMGO), que visa o desenvolvimento de soluções criativas e inovadoras promotoras da atividade física, de uma forma abrangente e inclusiva. 

Faz já a tua inscrição gratuita! 😉

»» PRÉMIOS
Os elementos da equipa vencedora, em cada um dos dois desafios, recebem 1 vale Aula de Surf da Murillos Academy (validade de 1 ano).
Todos os participantes têm direito a um certificado de participação.
+INFO: jose.amoroso@ipleiria.pt (ESECS – IPLeiria) | paula.simoes@ipleiria.pt (ESTG-Leiria)

 

No âmbito do CARME, realiza-se no dia 24 de junho, o Seminário/Webinar subordinado ao tema “Sugestões para aumentar a probabilidade de sucesso na publicação do trabalho de investigação”. Será ministrado por Luisa Helena Pinto.
Mais info: https://orcid.org/0000-0001-8323-9313

No âmbito do módulo 2, desenvolvimento de competências transversais, da Unidade Curricular de seminários de Gestão II, do Mestrado em Gestão, estão previstas duas atividades outdoor. 

No dia 24 de abril, a atividade “Dar voz às emoções” – atividade para desenvolvimento de competências de comunicação, que terá como dinamizador João Lázaro, do TE-ATO de Leiria. A atividade será realizada nos dias 24 de abril em regime online e 15 de maio, entre as 14h30 e as 19h30. 

No dia 29 de maio decorrerá a segunda atividade “The factory – atividade teambuilding em outdoor”.

Tomou posse a 7 de abril, por videoconferência, o novo Conselho Pedagógico da ESTG. A posse foi conferida pelo Senhor Presidente do Politécnico de Leiria, Doutor Rui Pedrosa.

O Conselho Nacional de Educação acaba de publicar mais um livro da coleção: Seminários e Colóquios. A publicação eletrónica “Os Direitos Humanos hoje:70 anos da Declaração Universal”, que reúne as comunicações do respetivo seminário, está disponível no seguinte endereço do site do CNE:

https://www.cnedu.pt/pt/publicacoes/seminarios-e-coloquios/1644-os-direitos-humanos-hoje-70-anos-da-declaracao-universal

No âmbito da Unidade Curricular de Logística Industrial do Curso de Engenharia e Gestão Industrial, realiza-se no dia 4 de dezembro, pelas 10h00, a Aula Aberta subordinada ao tema “A Logística dos Combustíveis no Transporte Marítimo”. Terá como oradora, Susana Broco que exerce funções na empresa GALP. 

No âmbito do Centro de Investigação em Qualidade de Vida, unidade de investigação acreditada pela FCT e no âmbito da cooperação interinstitucional, o Instituto Politécnico de Santarém e o Politécnico de Leiria estão a realizar um estudo sobre o impacto da pandemia COVID-19 durante o confinamento vivido por todos nós, desde março de 2020, face à situação pandémica. O estudo tem como objetivo avaliar a realidade vivenciada pelos estudantes durante este período de distanciamento físico e a sua repercussão ao nível da saúde mental, bem-estar psicológico e qualidade de vida. Solicitamos a sua colaboração na resposta ao questionário. O seu contributo é crucial. A sua participação é completamente voluntária. Asseguramos ainda o direito de recusar ou interromper a sua participação no estudo, garantindo o uso do direito de liberdade e intimidade, garantindo que não existirão riscos pessoais pela sua participação. Só terá acesso ao questionário, após assinalar na opção: “Declaro que li e que aceito as condições da minha participação voluntária neste estudo”, ou seja, o consentimento informado para participar no estudo. Poderá aceder ao questionário através do link:
https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=M0tWjpddBk-mWeh2EVukGGcGxoQLfBlFtxKHwoDzxNJURDhNWDNQM0pTRFcxUUcxUDBSOFlDRk5PNS4u


O questionário encontra-se disponível até dia 4 de dezembro

 

IEEE Engineering Day 2020

O evento, organizado pela Secção Portuguesa do IEEE, realizar-se no dia 27 de novembro via Webex das 14h às 18h. Este evento tem como principal objetivo celebrar as diferentes áreas da engenharia em Portugal e aproximar a comunidade do IEEE.
Este ano contará com sessões de palestras temáticas (Sensores e Logística), seguidas de debate. No final do evento serão anunciados os vencedores dos vários Awards da secção portuguesa do IEEE, incluindo a primeira edição do Outstanding MSc Thesis Award.
A inscrição pode ser feita através do seguinte link: https://events.vtools.ieee.org/m/248248 .

Programa detalhado poderá ser consultado em: https://engineeringday.ieee-pt.org/2020

As celebrações digitais do Dia Nacional do Engenheiro 2020, terão lugar amanhã, dia 24 de novembro, a partir das 10h00. O programa pode ser consultado através do link https://dne2020.pt/

No âmbito da Unidade Curricular de Interface para Ambientes Ubíquos do Mestrado em Engenharia Informática – Computação Móvel, realiza-se no dia 23 de novembro, pelas 18h00, em formato online, a Aula Aberta subordinada ao tema “Multisensory Augmented Reality”. Terá como oradora, Anabela Marto, docente do Departamento de Engenharia Informática da ESTG.

A Licenciatura em Administração Pública da ESTG, concretamente os docentes e estudantes da unidade curricular de Regime Laboral da Administração Pública, com o apoio da Coordenação de Curso e do Núcleo de Estudantes, organizam o I Ciclo de Aulas Abertas RLAP, o qual terá lugar nos próximos dias 16 e 23 de novembro, via telemática/zoom. Dia 16 será abordado o tema “O recrutamento e seleção do trabalhador público”, contando com a presença de Alexandra Pinto Monteiro, Chefe de Divisão de Recrutamento e Gestão da Mobilidade do INA, e de Jael Leal Antunes, Diretor do Serviço de Gestão de Recursos Humanos do Centro Hospitalar de Leiria.

Bem-vindos!

Para dar a conhecer o modo de funcionamento do ano letivo 2023/2024 e as particularidades de cada um dos cursos, foi agendada uma apresentação com o respetivo Coordenador de Curso.

A calendarização das referidas apresentações/reuniões, agendadas para o dia 18 de setembro, está disponível abaixo.

Para mais informações (horários, plataformas e serviços disponíveis), consultem o nosso Portal da Integração.

Welcome!

In order to inform our students on specifics about the 2023/2024 school year and of each one of the degrees, there are scheduled presentation meetings with each Degree Coordinator.

The schedule of the aforementioned presentations/meetings, scheduled for September 18th, is available below.

For more information please check our Integration Portal.

Horários das Sessões de Apresentação aos Novos Estudantes  
New Students Introduction Session Schedules

Três estudantes da Licenciatura em Eng. Electrotécnica e de Computadores da ESTG, participam na 5.ª edição do ‘Seeds for the Future’, programa educativo da Huawei, este ano, num formato digital.
A 5.ª edição do ‘Seeds for the Future’, seleccionou 15 alunos das áreas de Engenharia Eletrónica e de Comunicações, Informática ou similares, provenientes de cinco universiddaes e politécnicos – Universidade de Aveiro, Instituto Superior Técnico, Politécnico de Leiria, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Instituto Politécnico de Bragança.
Depois de, nas edições anteriores, os estudantes portugueses terem tido a oportunidade de viajar até à Ásia para conhecerem de perto a Huawei, o ‘Seeds for the Future’ adotou este ano um formato totalmente digital. Durante uma semana, os estudantes portugueses seleccionados terão acesso a visitas virtuais; apresentações e trocas de experiências com colaboradores da Huawei e a acções de formação com especialistas nas áreas de Tecnologia, Liderança e Tendências da Indústria.

Realiza-se no dia 16 de outubro, pelas 11h00, o 2º Webinar do GT em Eficiência Hídrica da Rede Campus Sustentável. O webinar terá com9o orador convidado, David Armindo, da Direção dos Serviços Técnicos do Politécnico de Leiria, que apresentará o tema “Medidas de poupança de água em instalações sanitárias de uma IES e sua consequência no funcionamento da rede de saneamento”.

 

Novo TeSP na ESTG-Leiria! – Candidaturas até 31 de agosto

Promovido pela ESTG, este novo curso Técnico Superior Profissional (TeSP) é o primeiro a proporcionar formação em tecnologias avançadas associadas à Indústria 4.0 aplicadas aos recursos minerais, num setor com alta empregabilidade. O curso “Gestão e Tecnologias Avançadas em Recursos Minerais” pretende formar técnicos capazes de gerir operações industriais no setor dos recursos minerais, tendo em vista a eficiência, a produção colaborativa, a relação cliente-fornecedor, a personalização de produtos e a otimização e sustentabilidade de produtos e processos.

As candidaturas para o TeSP em Gestão e Tecnologias Avançadas em Recursos Minerais podem ser efectuadas online, em

https://www.ipleiria.pt/…/tesp-de-gestao-e-tecnologias-ava…/, até 31 de Agosto.

Na sequência da candidatura do BUILT CoLAB a Laboratório Colaborativo para o Ambiente Construído do Futuro, no qual o Politécnico de Leiria é membro fundador, liderada pela Plataforma Tecnológica Portuguesa da Construção (PTPC), nos termos do Regulamento de Atribuição do Título de Laboratório Colaborativo (RATLC), aprovada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) em 22/07/2019, foi-lhe reconhecido o Titulo de Laboratório Colaborativo, com efeitos a partir de 5 de março de 2020.

https://www.ptpc.pt/index.php/pt/503-built-colab-laboratorio-colaborativo-para-o-ambiente-construido-do-futuro

 

 

 

No dia 2 de junho, tomaram posse, na ESTG-Leiria, os seguintes coordenadores de curso:

– TeSP em Desenvolvimento Web e Multimédia – Maria Micaela Gonçalves Pinto Dinis Esteves
– TeSP em Produção de Construções Metálicas – Pedro Emanuel Alves Flores de Oliveira Gala
– TeSP em Redes e Sistemas Informáticos – João da Silva Pereira
– TeSP em Programação de Sistemas de Informação – Sílvio Priem Mendes
– Mestrado em Controlo de Gestão – José Luís Pereira Martins
– Mestrado em Engenharia Mecânica – Produção Industrial – Mário António Simões Correia
– Mestrado em Engenharia Civil – Construções Civis – Luís Carlos Prola
– Pós-Graduação em Registos e Notariado – Ana Isabel Lambelho Costa

O Presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, deu posse aos coordenadores de curso.

No cumprimento das medidas de prevenção e contenção da COVID – 19, a Direção da ESTG decidiu proceder à revisão do Regulamento do concurso de fotografia – 30 anos da ESTG, no âmbito das comemorações dos 30 anos da ESTG do Politécnico de Leiria.

 Assim, o prazo para a submissão de fotografias irá decorrer até ao dia 30 de setembro. 

O concurso de fotografia digital no Instagram subordinado ao tema “A ESTG – Escola Superior de Tecnologia e Gestão”,  destina-se a utilizadores do Instagram, com idade a partir dos 14 anos. Para participar, o concorrente deve enviar um e-mail para gire.estg@ipleiria.pt, indicando o nome, idade, nome de utilizador de Instagram e e-mail. Para submeter uma fotografia a concurso, o participante tem de publicá-la no seu perfil de Instagram, até ao dia 30 de setembro com a hashtag #30anosestgpleiria. A melhor fotografia será premiada com uma impressora 3D.

Para mais detalhes, consulte o Regulamento:  Concurso fotografia_novos prazos

 


.: Licenciaturas


.: Mestrados


Ludcelma Ceita estudante do curso de Engenharia da Energia do Ambiente participa no ‘Study Session “LEVEL UP TO EUR-UP” em Budapeste entre o dia 1 e 8 de março. Promovida pela European Students Union (ESU) e patrocinada pelo Youth Department of the Council of Europe (CoE), a candidatura da estudante submetida em Novembro 2019, tem como principais objetivos: debater o envolvimento em processos políticos europeus de jovens que enfrentam barreiras à participação no nível europeu e a participação em workshops sobre a cidadania democrática e direitos humanos.

Toda a informação sobre o evento pode ser consultada aqui (https://www.esu-online.org/?event=study-session-level-up-to-eur-up).

Dia Aberto – Cancelado

Dadas as características próprias do evento Dia Aberto, a Direção da ESTG decidiu cancelar a realização da edição deste ano, como medida de precaução e de responsabilidade social.

estg

 

 

 

 

Concurso de fotografia digital “A ESTG – Escola Superior de Tecnologia e Gestão”

No cumprimento das medidas de prevenção e contenção da COVID – 19, a Direção da ESTG decidiu proceder à revisão do Regulamento do concurso de fotografia – 30 anos da ESTG, no âmbito das comemorações dos 30 anos da ESTG do Politécnico de Leiria.

 Assim, o prazo para a submissão de fotografias irá decorrer até ao dia 30 de setembro. 

O concurso de fotografia digital no Instagram subordinado ao tema “A ESTG – Escola Superior de Tecnologia e Gestão”,  destina-se a utilizadores do Instagram, com idade a partir dos 14 anos. Para participar, o concorrente deve enviar um e-mail para gire.estg@ipleiria.pt, indicando o nome, idade, nome de utilizador de Instagram e e-mail. Para submeter uma fotografia a concurso, o participante tem de publicá-la no seu perfil de Instagram, até ao dia 30 de setembro com a hashtag #30anosestgpleiria. A melhor fotografia será premiada com uma impressora 3D.

Para mais detalhes, consulte o regulamento Concurso fotografia_novos prazos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

The 4th International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education (CISPEE 2020) will be held in Lisbon, on July 1 – 3, 2020, at Instituto Superior Técnico of University of Lisbon. You will have the opportunity to present your latest results on the field of Engineering Education for the 21st Century.

 

The Portuguese Society for Engineering Education and Instituto Superior Técnico of University of Lisbon are organizing a series of open debates on the role of Higher Education Teaching (and Teacher’s) in today’s and future Societies, under the following themes:

  1. Gender Balance and Diversity in Engineering
  2. Learning Strategies for the Jobs of generation Z
  3. Leadership and Engineering Skills in the VUCA (Volatile, Uncertain, Complex and Ambiguous) world
  4. The Ethical Challenge of Engineering in the XXI century
  5. Learning Spaces and the future of the Education Campus
  6. Teachers learn and improve, they’re not born experts

 http://cispee2020.tecnico.ulisboa.pt/

A APDSI anuncia a Conferência “Inteligência Artificial ao serviço do Cidadão e das Empresas”, que irá decorrer no próximo dia 12 de fevereiro de 2020, entre as 09:00 e as 13:30 horas, no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva. 

A Conferência “Inteligência Artificial ao serviço do Cidadão e das Empresas” é organizada pelo Grupo de Missão de Inteligência Artificial da APDSI. Nesta conferência pretende-se mostrar o impacto positivo que a utilização da Inteligência Artificial pode ter numa maior adequação dos serviços prestados pela Administração Pública (AP) ao cidadão e às empresas e também na forma como a Inteligência Artificial (IA) pode trazer um maior desenvolvimento baseado em ganhos de produtividade num quadro de maior segurança e inclusão dos cidadãos. 

Esta iniciativa está organizada em duas partes. Na primeira serão apresentados casos de sistemas da AP que utilizam a Inteligência Artificial procurando-se mostrar os ganhos que os mesmos trouxeram para as entidades, o cidadão ou as empresas.  Na segunda parte da conferência haverá uma discussão aberta sobre a estratégia para o desenvolvimento da Inteligência Artificial na Administração Pública com a participação de responsáveis destas áreas procurando apontar para uma visão e um caminho realista para a sua concretização. 

 

 

A participação na Conferência é gratuita, mas carece de inscrição obrigatória, pelo que deverá inscrever-se através do formulário, https://pt.surveymonkey.com/r/apdsi-inteligenciaartificial-cidadao-empresas

 

Para mais informações consulte a página do evento no sítio da APDSI.  

cartaz_ginasio_matematico_19_20

iamgem

IX Encontro Nacional do Colégio de Engenharia Mecânica Eficiência Material / Economia Circular

Anfiteatro 1, Colégio Luís António Verney, Universidade de Évora

https://www.ordemengenheiros.pt/pt/agenda/ix-encontro-nacional-do-colegio-de-engenharia-mecanica/

 

dia-mundial-da-poupanca-fNo âmbito do Dia Mundial da Poupança, 31 de outubro, e numa iniciativa de responsabilidade social, o Departamento de Gestão e Economia da ESTG está a organizar uma ação de sensibilização do valor da poupança para estudantes do ensino básico (tendo em atenção o projeto nacional de educação financeira).

 

Estão abertas as inscrições para a prática do desporto no Politécnico de Leiria, para a época de 2019-2020.

O Politécnico de Leiria põe à disposição da sua comunidade estudantil, através dos Serviços de Ação Social, atividades de índole desportiva, em contexto competitivo ou de lazer, que visam fomentar, acima de tudo, o espírito académico e a formação global dos estudantes.

Andebol, Atletismo, Basquetebol, Futsal, Tripela e Ultimate Frisbee são algumas das modalidades desportivas que pode praticar, a título gratuito. Para estas modalidades, os Serviços de Ação Social asseguram treinos regulares conduzidos por treinador profissional.

O estudante tem também a possibilidade de praticar um conjunto de outras modalidades, como por exemplo, Andebol de Praia, Badminton, Bodyboard, BTT, Canoagem, Duatlo, Escalada, Equitação, Futebol de Praia, Futvolei, Futebol 7, Hóquei em Patins, Judo, Karaté, Karting, Kickboxing, Natação, Orientação, Padel, Pentatlo, Snowboard, Surf, Taekwondo, Ténis, Ténis de mesa, Trail, Triatlo, Xadrez, entre outras, sendo, nestes casos, concedido apoio ao nível da participação em competição.

Para efetuar a sua inscrição deve preencher a ficha de inscrição disponível em: https://www.ipleiria.pt/sas/desporto/#novas-inscricoes, e enviar para o endereço eletrónico desporto@ipleiria.pt, com a digitalização da seguinte documentação:

  • Fotografia tipo passe
  • Documento de identificação (cartão de cidadão ou passaporte)
  • Documento comprovativo de matrícula no Politécnico de Leiria, no ano letivo de 2019-2020 (certificado de matrícula ou recibo de propinas).Para mais informação ou esclarecimentos poderá entrar em contacto por uma das seguintes vias:Pessoalmente: Edifício Sede do Politécnico de Leiria (junto às Residências de Estudantes), Av. General Norton de Matos, 2410-191 Leiria
  • Sítio:  https://www.ipleiria.pt/sas/desporto/
  • Telefone: 244 830 640 | Telemóvel: 968 702 965 (Dra. Cândida Bairrada) | e-mail: desporto@ipleiria.pt
  •  

The European Study Group with Industry (ESGI) is a long standing event promoted by the European Consortium for Mathematics in Industry (ECMI) and its first edition took place fifty years ago at the University of Oxford, UK. Typically, 5-7 ESGI events occur in different European countries every year and Portugal is not an exception.

We are pleased to announce that, in collaboration with the Portuguese Network for Mathematics in Industry and Innovation (PT-MATHS-IN), the Centre for Rapid and Sustainable Product Development (CDRSP) in partnership with the Department of Mathematics of the School of Technology and Management of the Polytechnic Institute of Leiria (DMAT of ESTG, IPLeiria) will organize the next (number 155th) edition of the ESGI. ESGI155 will take place 1-5 of July and the participants will work together on 4 real-world open challenges proposed by Portuguese companies. A summary of each problem can be found on the http://esgi.ipleiria.pt/.

REGISTRATION:

Please register until 25 of June here: 
http://esgi.ipleiria.pt/company-application-submission-form/
The registration is free. In order to apply for financial support please send your CV and motivation letter to esgi@ipleiria.pt.

MORE INFO:
Please visit the ESGI155 webpage (http://esgi.ipleiria.pt/Poster_ESGI

 

A Academia de PME do IAPMEI e o LNEG, em parceria com a CEFAMOL – Associação Nacional da Indústria de Moldes,  promovem um ciclo formativo, centrado em ferramentas e práticas que contribuem para a criação de valor e sustentabilidade nas PME segundo uma estratégia de economia circular, realizado na Marinha Grande.

 

No próximo dia 29 de maio de 2019, terá lugar o Workshop 2 – Modelos de negócios para a economia circular, destinado a gestores, marketeers, designers e responsáveis pelo desenvolvimento de produtos e serviços nas empresas, responsáveis de ambiente e sustentabilidade.,

 

No próximo mês, no dia 3 de junho de 2019, está agendado o Workshop 3 – Pensamento do ciclo de vida, economia circular e ISO 14001, para gestores, responsáveis de ambiente e sustentabilidade.

 

Estes eventos decorrem das iniciativas de apoio à transição das PME para uma Economia Circular, sendo a participação gratuita, mas sujeita a inscrição prévia. Efetue a sua inscrição, por workshop, através dos links indicados nos programas em anexo.

 

Para mais informações consulte os referidos programas ou contacte: academia.pme@iapmei.pt.

A Academia de PME do IAPMEI e o LNEG, em parceria com a CEFAMOL – Associação Nacional da Indústria de Moldes,  promovem um ciclo formativo, centrado em ferramentas e práticas que contribuem para a criação de valor e sustentabilidade nas PME segundo uma estratégia de economia circular, realizado na Marinha Grande.

 

No próximo dia 29 de maio de 2019, terá lugar o Workshop 2 – Modelos de negócios para a economia circular, destinado a gestores, marketeers, designers e responsáveis pelo desenvolvimento de produtos e serviços nas empresas, responsáveis de ambiente e sustentabilidade.,

 

No próximo mês, no dia 3 de junho de 2019, está agendado o Workshop 3 – Pensamento do ciclo de vida, economia circular e ISO 14001, para gestores, responsáveis de ambiente e sustentabilidade.

 

Estes eventos decorrem das iniciativas de apoio à transição das PME para uma Economia Circular, sendo a participação gratuita, mas sujeita a inscrição prévia. Efetue a sua inscrição, por workshop, através dos links indicados nos programas em anexo.

 

Para mais informações consulte os referidos programas ou contacte: academia.pme@iapmei.pt.

 

O Centro Regional de Sangue de Coimbra realiza na ESTG, no dia 30 de maio, na sala A.S.0.0, do Edifício A, entre as 15h e as 18h30,  a realização de uma colheita de sangue na ESTG.

 

 

 

Orçamento Participativo Jovem Portugal (OPJP), consiste num processo de participação democrática, desenvolvido pelo Governo da República Portuguesa, com uma dotação de 500 mil euros para projetos que serão propostos e decididos pelos jovens. Trata-se de uma iniciativa pioneira no panorama mundial.  

 

Até 29 de abril, jovens nacionais ou estrangeiros a residir legalmente em Portugal, com idades compreendidas entre os 14 e os 30 anos, inclusive, poderão apresentar propostas de investimento público, até um montante máximo de 100 mil euros. As mesmas deverão beneficiar mais do que um município e versar sobre pelo menos uma das seguintes áreas temáticas:

  • Educação Formal e Não Formal;
  • Emprego;
  • Habitação;
  • Saúde;
  • Ambiente e Desenvolvimento Sustentável;
  • Governança e Participação, e
  • Igualdade e Inclusão Social

 

Os interessados podem apresentar propostas, através do endereço https://opjovem.gov.pt/  ou, presencialmente, nos serviços do Instituto Português do Desporto e da Juventude, I.P.

 

No próximo dia 22 de abril, pelas 18h00, terá lugar o   Encontro de Participação de  Leiria, nas instalações do IPDJ, IP – Avenida 25 de Abril .

Neste sentido, agradecemos todo o  apoio na  divulgação junto dos vossos jovens, para uma maior participação de jovens neste Encontro

Para mais informações poderão utilizar o telefone 244 845 860 ou mailleiria@ipdj.pt

O subprojeto “Sinistralidade Rodoviária – Pensar a prevenção/Melhorar a resposta. Uma perspetiva de saúde pública e de trabalho em rede” tem como um dos seus objetivos capacitar profissionais que representam potenciais respostas à problemática da sinistralidade rodoviária ao nível da prevenção/intervenção, nomeadamente profissionais da área da Saúde, Educação, Forças de Segurança, Restauração/Escolas de Hotelaria, Escolas de Condução, IPSS’s e outros interessados.
 
No ano de 2019 serão abrangidos por esta ação os seguintes concelhos: Cantanhede, Coimbra, Figueira da Foz, Leiria, Lousã, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Pedrógão Grande, Pombal, Soure e Vila Nova de Poiares. (Nota: o município de Lousã aderiu recentemente ao projeto NSCCP) 
 
Os primeiros três dias da ação de capacitação irão decorrer nos dias – 8 e 22 de maio e 5 de junho, no Auditório do Polo Sobral Cid (antigo Hospital Sobral Cid) do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Posteriormente serão definidas as datas do follow-up e do Fórum em 2020.
Em anexo remetemos flyer com mais informação sobre o subprojeto. Mais informação em www.noitesaudavel.pt  (link flyer http://online.anyflip.com/obly/xjhc/mobile/index.html)
 
As ações não implicam custos para as pessoas que desejem participar.
As inscrições encontram-se abertas até 22 de março no link
https://docs.google.com/forms/d/1lreiWjOvo0SGPFiVZHcGvRQE8j46mte66zPC8yDfA0g/edit

 

 

 

O alojamento local é uma realidade relativamente recente que tem conhecido franca expansão nos últimos anos. A sua importância económica e social, torna premente a necessidade de dotar dos profissionais que lidam com estas matérias dos conhecimentos jurídicos que lhes permitam desenvolver a atividade no estrito cumprimento das normas legais aplicáveis ou assumir o patrocínio de uma forma mais sapiente.

Entende-se oportuno que a ESTG, integrada no Instituto Politécnico de Leiria, possa oferecer o Curso de Formação Avançada em Regime jurídico do alojamento local, que permita suprir as necessidades de formação nesta área.

Pretende:

Dotar os profissionais que exercem o mandato forense e os que, de outras formas, lidam, ou pretendem lidar, diretamente com estas matérias, de competências técnicas e científicas que lhes permitam melhorar o seu desempenho profissional.

Local: Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria

Datas: 11 e 18/05/19 (sábados)

Número total de horas do curso: 15h

Destinatários

Titulares do grau de licenciado, nomeadamente, em Solicitadoria e em Direito.

Estudantes de cursos de licenciatura, nomeadamente, em Solicitadoria ou em Direito, que já tenham obtido aprovação a, pelo menos, 120 ECTS.

Candidatos que não possuam o grau de licenciado, mas que sejam detentores de currículo profissional relevante na área do curso.

Detentor do curso Tesp em Serviços Jurídicos.

 

As candidaturas deverão ser realizadas usando o link abaixo, de 20/03 a 20/04/2019:

Candidaturas

Mais informações em:

https://www.ipleiria.pt/estg/estudantes/formacao-continua/

 

A Delegação Distrital de Leiria da Ordem dos Engenheiros irá realizar no dia 6 de Abril a 1ª Edição da Formação designada: “Métodos Práticos para aumentar a Resiliência, Energia física e mental”. Esta organização insere-se na estratégia que tem vindo a ser implementada de fornecimento aos membros de um plano de formação adequado às suas necessidades.

Este curso destina-se a engenheiros que pretendam aprender ferramentas práticas para aumentar a sua resiliência, energia física, mental e emocional e bem-estar para lidarem melhor com situações de pressão do dia-a-dia e até stress e ansiedade.

 O curso consiste num módulo presencial de 7 horas seguido por um complemento online durante 7 semanas.

 Os participantes receberão também o e-book “Transforme os seus hábitos”.

 As ferramentas trabalhadas durante o curso têm origem em várias áreas como coaching, programação neurolinguística (PNL), práticas de vida saudável e treino de mindfulness.

 INSCRIÇÕES

Para efetuar a sua inscrição deverá aceder ao Balcão Único do SiGOE.

Custos

Membros da OE: 60€

Não Membros e Empresas: 175

(pagamento 50% no ato da inscrição)

(pagamento restante até dia 29 de Março)

 

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO

29 de Março

 

Aula Aberta sobre “Responsabilidade Social das Empresas”

No dia 12 de março Filipe Almeida, professor da Universidade de Coimbra e atual presidente do Portugal Inovação Social, é o orador do tema da responsabilidade social das organizações, uma temática contemporânea e relevante para o sucesso da gestão das organizações. 
A aula aberta tem lugar pelas 18h00, na sala D.S05, do Edifício B da ESTG.

https://www.facebook.com/ESTGLeiria/photos/a.397248076854/10156870624736855/?type=3&theater

 

fotofoto3

 

 

 

 

 

 

Decorreu nos dias 6, 7 e 8 de março, no auditório 1 da ESTG, o II Simpósio Ibérico de Segurança Rodoviária (SIRS), evento que teve como objetivo debate de questões transversais que fazem parte da agenda internacional e das preocupações dos cidadãos, em geral. O programa desenvolveu-se em três tópicos principais relacionados com a Segurança Rodoviária: Situação Atual da Sinistralidade, Prevenção e o Futuro. A organização desta iniciativa conjunta envolveu entidades portuguesas e espanholas: Politécnico de Leiria, Associação Vertentes e Desafios da Segurança (ASVDS), Município de Leiria (Bombeiros Municipais), Universidad de Extremadura, Guardia Civil e Asociación de Prevención Extremeña (APREVEX). O projeto teve início em Espanha (Cáceres), em abril de 2018, tendo como horizonte a promoção anual do evento, a decorrer alternadamente em Portugal e Espanha.

 

cartaz ginasio matematico março 18 19

Webinar: “Como Potenciar o seu Negócio com o Marketing Digital – O Poder do Conteúdo Digital” 0

1-03-2019 | 15h00 Orador: Ricardo Cavadas

Participação gratuita

Nerlei

O INE disponibiliza a partir de hoje uma nova versão do PORTAL. A remodelação do mesmo recaiu na imagem e reorganização dos conteúdos. Com esta alteração o INE pretende possibilitar o acesso mais intuitivo e rápido às estatísticas oficiais.

Portal do INE com nova organização e imagem

O Centro de Informação Europeia Jacques Delors, Direção-Geral dos Assuntos Europeus, Ministério dos Negócios Estrangeiros tem disponível um dossiê informativo intitulado “Eleições Europeias 2019”, integrado no Portal Eurocid.pt, acessível em http://dossiers.eurocid.pt/eleicoeseuropeias2019.

Recorde-se que as eleições europeias irão decorrer em Portugal no dia 26 de maio de 2019 e que é essencial proporcionar um conhecimento sobre os valores, as políticas e as instituições da UE, de modo a possibilitar uma cidadania europeia mais participativa e consciente.

Este dossiê informativo, em língua portuguesa, destina-se a todos os cidadãos portugueses e será atualizado em permanência até aos resultados oficiais finais das eleições europeias de 2019.

http://www.eurocid.pt/pls/wsd/wsdwcot0.detalhe_area?p_cot_id=10215&p_est_id=19347

No âmbito do protocolo existente entre a Ordem dos Engenheiros e a ESTG, terá lugar nos dias 15 (18h00 – 21h00)  e 16 de fevereiro (10h00 – 13h00 e 14h00 – 17h00).

LIII Curso de Ética e Deontologia Profissional terá lugar no Anfiteatro D.F.A – 1.02 Edifício D, e é organizado numa parceria entre esta instituição e a Ordem do Engenheiros.

A Ordem dos Engenheiros realiza, desde o ano de 2002, nas suas três regiões e respetivas delegações distritais, Cursos de Ética e Deontologia cuja frequência com aproveitamento é requisito obrigatório para os engenheiros estagiários serem admitidos como membros efetivos da Ordem.

Público-alvo: Membros Estudantes e Estagiários da Ordem dos Engenheiros.

Para efetuar a sua inscrição deverá aceder ao Balcão Único do SiGOE.

Os Estudantes Finalistas também podem frequentar o curso e deverão registar-se como Não-Membros no SiGOE e efetuar a candidatura no mesmo local.

Custo da Inscrição: 35€

 

fznor

A Global Jam teve lugar entre os dias 25 a 27 de janeiro, na ESTG-Leiria. Estiveram cerca 40 participantes, de vários pontos do País. Os participantes formaram várias equipas, cada uma responsável por desenvolver um jogo do princípio ao fim durante 48 horas. Deste convívio, resultaram 6 jogos, dos quais 5 foram publicados na plataforma oficial do evento: https://globalgamejam.org/…/global-game-jam-ipleiria-…/games

Destes 5 jogos, destaque para o “Hermit Crabson” e o “Trail of Arlino”, desenvolvidos na íntegra por alunos do curso de Licenciatura em Jogos Digitais e Multimédia.

 

Arena-4-Patas-IMAGEM-LINK-FB(940X492)

Encontra-se disponível na página do INE a publicação  “Anuário Estatístico de Portugal – 2017” edição de 2018 – A presente edição está organizada em 28 subcapítulos agrupados em quatro grandes áreas temáticas: A atividade económica, o estado, as pessoas e o território.

https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_publicacoes&PUBLICACOESpub_boui=320469310&PUBLICACOESmodo=2

 

 

 

O 10º Encontro na Diferença “À descoberta da vida – Aproximar Caminhos !”  terá lugar nos dias 14, 15 e 16 de março, no auditório 1 do Edifício B da ESTG.  

Consulte o programa.

 

Programa 10º ENC 2019 (003)Programa 10º ENC 2019 capa

 

O Programa Europeu AAL – Active and Assisted Living vai promover mais uma edição do seu concurso transnacional em 2019. O desafio será a criação de projetos em torno do tema “Sustainable Smart Solutions for Ageing well”. Tal como em anos anteriores, a Associação AAL dinamiza também o “Info Day”, no dia 31 de janeiro, em Bruxelas.

 

O “Info Day” tem como objetivo informar os participantes sobre o programa, o tema do concurso em 2019 e os principais procedimentos para uma candidatura de sucesso, reunindo os pontos de contacto nacionais do Programa AAL, bem como interlocutores da Comissão Europeia e de gestão da Associação AAL. A iniciativa funciona também como um espaço de networking onde os participantes podem conhecer outras ideias, experiências e projetos, e identificar parceiros para dar resposta ao desafio do concurso. Neste contexto, o “Info Day” dinamiza também a apresentação de um pitch de 3 minutos sobre uma ideia ou projeto.

 

 

O Programa AAL visa apoiar o desenvolvimento de soluções tecnológicas que tenham como objetivo melhorar a qualidade de vida e a autonomia dos idosos, através de projetos de natureza inovadora, internacional e multidisciplinar.

 Encontro de Voluntariado Universitário: Modelos e Práticas, promovido pelo Núcleo de Apoio ao Estudante da FLUL e pelo Gabinete de Apoio Psicopedagógico ao Estudante da Faculdade de Psicologia e Instituto de Educação da ULisboa.

Este encontro, que se realizará no próximo dia 29 de Janeiro, tem como objetivo conhecer, refletir e sistematizar as atuais práticas de voluntariado desenvolvidas em contexto académico.

8.º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa”, a decorrer em Lisboa de 16 a 19 de julho de 2019. Consulte o cartaz disponível: CIAIQ2019_Cartaz_PT_v4

 

QUI’ 10 e 17 > 14h15 Oficina Pedagógica “O Rebelde do Lapedo”, pela SAMP (ÚLTIMAS SESSÕES PARA PÚBLICO ESCOLAR) Gratuito, mediante inscrição prévia, até 30 participantes/sessão Público escolar: crianças dos 3 anos 10 anos de idade SAB’ 12 > 16h30  

Tertúlia “Pedro e Inês sem fim

(gratuito, limitado à lotação da sala)

Programa:

16h30 – Receção dos convidados

17h00 – Documentário “Pedro e Inês sem fim”

17h30 – Tertúlia: Médicos debatem história de Pedro e Inês

19h00 – Apontamento musical pelo Grupo Coral das Obras Sociais do Pessoal da CML

Oradores convidados: Prof. João Morais, Dra. Helena Vasconcelos, Dra. Maria do Céu Santos, Dr. Bilhota Xavier

Moderadores: Dra. Ana Esperança e Dr. Jorge Pereira de Sampaio

SAB’ 19 > 15h00  

 Apresentação do livro “Leiria – Património em Palavras – a medida certa do tempo

(gratuito, limitado à lotação da sala)

Coletânea de contos de onze autores locais

Serviços educativos e visitas guiadas/roteiros De segunda a sexta-feira, das 9h30-12h30 e das 14h00-17h00, mediante inscrição prévia

IMG_4081_grupoGeralEstão seriados os estudantes beneficiários das Bolsas IPL Indústria 2018/2019. Este ano são 41 estudantes, dos cursos de Contabilidade e Finanças, Engenharia Automóvel, Engenharia e Gestão Industrial, Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Engenharia Informática, Engenharia Mecânica, Marketing e Gestão.

No âmbito do protocolo de cooperação assinado em julho de 2013 entre o Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), a Associação Empresarial da Região de Leiria (NERLEI) e a Associação Nacional da Indústria de Moldes (CEFAMOL), foram instituídas as Bolsas IPL+INDÚSTRIA que têm como objetivo premiar o mérito escolar dos estudantes que se matriculam pelo 1º ano, 1ª vez nos cursos de licenciatura do IPLeiria e têm valor igual à propina fixada pelo IPLeiria para o ano letivo em causa.

Parabéns a todos os estudantes!

Site oficial Protocolo IPL Indústria: https://www.ipleiria.pt/iplindustria/bolsas/bolsas-20182019/

 

MilãoOs vencedores do “Prémio Eni” para o Melhor Aluno Finalista, entre os quais se encontram os melhores estudantes da licenciatura em Engenharia Automóvel da ESTG-Leiria, tiveram oportunidade de conhecer os Laboratórios de Investigação e Desenvolvimento da empresa em Milão, um dos maiores centros de investigação ao nível mundial, na área da prospeção de petróleo e seus derivados tais como os Combustíveis, Lubrificantes e Aditivos. A visita técnica, realizada ao abrigo ao do protocolo estabelecido com o CEPRA, o Politécnico de Leiria e o Instituto Superior de entre Douro e Vouga, contemplou as secções de ensaios físico-químicos, tribologia e os bancos de ensaio de testes de emissões gasosas poluentes.

Durante dois dias, os estudantes estiveram em alguns dos pontos emblemáticos da cidade: o Castello Sforzesco, a Catedral de Milão, a galeria Vittorio Emanuele II, o Teatro La Scala e a zona de Navigli.

 

Instituto Português do Desporto e Juventude lança Concurso Jovens Criadores 2018 com gestão da Fundação da Juventude

Em 2018, a Fundação da Juventude organiza pela 1ª vez o Concurso Jovens Criadores, um programa da responsabilidade do Instituto Português do Desporto e Juventude.

Inscrições abertas até 7 de Janeiro em www.fjuventude.pt

Para os melhores projetos há prémios e a oportunidade de participar num certame internacional!

Estando a Fundação da Juventude verdadeiramente comprometida na promoção de iniciativas que incentivem a criação, produção e difusão de atividades culturais e artísticas por Jovens Criadores, é com especial entusiasmo que a Fundação organiza pela primeira vez o Concurso Jovens Criadores, com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude.

Este Concurso destina-se a todos os jovens com idade limite de 30 anos à data de 31.12.2018, com nacionalidade portuguesa ou residentes em território nacional. As candidaturas poderão ser apresentadas individualmente ou em equipa, podendo cada equipa ser constituída por um máximo de 3 elementos. Nas categorias de música, teatro e dança as equipas poderão ser constituídas até ao máximo de 10 elementos, sendo que deverão ser escolhidos os 3 elementos representantes do grupo. Todos os quais terão que respeitar o limite de idade acima definido. Os projetos devem enquadrar-se numa das seguintes 14 áreas artísticas: a) Arquitetura paisagística; b) Arquitetura; c) Artes plásticas; d) Banda desenhada e Ilustração; e) Cinema; f) Dança; g) Design de Equipamento; h) Design gráfico; i) Fotografia; j) Joalharia; k) Literatura; l) Moda; m) Música; n) Teatro. O Concurso Jovens Criadores visa apoiar a criação, produção e difusão, por e para jovens, de atividades culturais e artísticas; promover o desenvolvimento artístico dos jovens criadores nacionais e incentivar a sua participação em atividades culturais e artísticas. As candidaturas estão abertas e podes começar a preparar a tua candidatura! Consulta o link http://ms.fjuventude.pt/jcriadores2018/candidatura-extra

O prazo para efetuares a tua candidatura termina a 07.01.2019 (às 18.00 horas). Para mais informações contacta: Fundação da Juventude Palácio das Artes Largo de S. Domingos, 21 4050-545 Porto Tel.: + 351 22 339 35 30 Email: jovenscriadores@fjuventude.PT

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Banco Mundial tem um programa de estágios aberto a estudantes oriundos de países membros, que anualmente recebe estudantes por períodos de 4 semanas a 3 meses, nos períodos de Verão e Inverno. As candidaturas ao próximo estágio de Verão estão abertas ate 31 de janeiro de 2019. Os candidatos devem ser estudantes de Mestrado ou Doutoramento e fluentes em inglês.  

 

No âmbito da Lan Party, que terá lugar nos dias 19, 20 e 21 de dezembro, na ESTG-Leiria, o Núcleo de estudantes de Engenharia Informática está a organizar a IX Lan Party Solidária. A iniciativa consiste na recolha de bens alimentares. Este ano têm como meta 1 tonelada de bens alimentares a serem entregues ao Centro de Acolhimento de Leiria.

cartaz_alimentos

jornadas

Colheita de Sangue na ESTG-Leiria no próximo dia 20 de novembro

O Centro Regional de Sangue de Coimbra realiza uma Colheita de Sangue na ESTG, no dia 20 de novembro, próxima terça-feira. A Unidade Móvel estará em frente ao Edifício A, entre as 15h00 às 18h30.

Realiza-se no dia 21 de novembro, no anfiteatro 1 do Edifício D, pelas 16h00, a sessão pública – PROF Centro Litoral. lConvidam-se todos os interessados a participar numa sessão pública sobre a revisão do Programa Regional de Ordenamento Florestal do Centro Litoral (PROF C Lit), no âmbito da discussão pública em curso. Está prevista a presença do Sr. Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural.

EE ComSoc Webinar com o tema “MEETING THE CHALLENGES OF RF WITH MMWAVE FOR 5G” apresentado pelo docente Rafael Caldeirinha, no dia 30 de outubro, pelas 19h00.
Abstract: Millimeter wave (mmWave) frequencies in combination with small Radio Frequency (RF) coverage look to be key technologies for 5G networks. However, mmWave spectrum comes with high path losses and the solution of small RF coverage to reduce signal congestion suffers from distortions of the transmitted signals. This webinar will look at how measurements of RF front ends designed for mmWave can help address whether commercial-off-the-shelf chip-based RF front end technology is ready to be used for 5G networks.
 
Para mais informações e registo no webinar, seguir o seguinte link:

 

 

 

 

 

CALL FOR PAPERS AND PARTICIPATION

Full papers, Research-in-Progress, Extended Abstracts, Workshops, Case Studies and Poster Presentations are invited for the

Global Business and Technology Association (GBATA) 21st Annual International Conference

www.gbata.org

Crowne Plaza Paris-Republique Hotel

Paris, France

July 9-13th, 2019

Submission Deadline: April 30th, 2019

Call for Papers GBATA 2019

 

OL-Leiria-Divulgação-Gestao-Tempo_D

Estão abertas as candidaturas para a 8 ª edição da Pós-Graduação em Fiscalidade na ESTG Leiria, com novo prazo de candidaturas até 01 de novembro de 2018.

Este curso foi desenvolvido com objetivo de  proporcionar uma formação teórico-prática sólida a profissionais que atuem ou pretendam atuar na respetiva área.

Em anexo pode encontrar o programa curricular da Pós-Graduação.

Pode obter mais informação sobre o curso no seguinte link:

https://www.ipleiria.pt/cursos/course/pos-graduacao-em-fiscalidade/

 

 

Cartaz Fiscalidade 2018

Em 2018 comemoram-se os 70 anos da Declaração dos Direitos Humanos

 

 O IPDJ, I.P. em 2017  lançou a campanha 70JÁ,  com o objetivo de dar a conhecer o artigo 70º da Constituição da República Portuguesa aos jovens.

 Assim, este projeto Voluntariado Jovem 70JÁ Direitos da Juventude tem como objetivos:

·         Informar os jovens sobre os seus direitos constitucionais;

·         Promover os direitos humanos;

·         Apoiar a celebração do Dia Global da Dignidade;

·         Promover a convergência entre a educação formal e não-formal através do voluntariado jovem;

·         Promover a aproximação das pessoas jovens às instituições, em particular as que se encontram mais afetadas das organizações de juventude e das entidades públicas;

·         Incentivar o voluntariado e a cidadania junto da população jovem mais vulnerável.

 

Descrição Sumária: Ação de Voluntariado de longa duração “ Voluntariado Jovem 70JÁ – Direitos da Juventude” compreende um conjunto de ações/ workshops ( solidárias/ formativas/ desportivas/ artísticas), promovidas por jovens voluntários/as, que visem contribuir para as medidas a implementar, da responsabilidade do IPDJ, I.P., nas comemorações nacionais dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

 

DESCRIÇÃO DA AÇÃO:

 

·         Ação de longa duração Voluntariado Jovem 70JÁ Direitos da Juventude” decorre no Território Continental e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira;

·         O período de funcionamento é de setembro de 2018 a junho de 2019;

·         A ação decorre nos estabelecimentos do ensino secundário e universitário;

·         Os/as jovens voluntários/as deverão ter idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos; residência próxima do local de desenvolvimento da ação e escolaridade mínima obrigatória 12º ano de escolaridade, se tiver formação superior ou frequência  da mesma dá-se preferência às áreas do Direito e Ciências Sociais e Humanas.

·         Os/as jovens deslocam-se ás escolas três vezes por mês, em equipas de dois;

·         Os estabelecimentos escolares têm que definir o/a professor/a responsável por esta ação de voluntariado;

·         Os/as voluntários/as serão ressarcidos de despesas inadiáveis no valor de 8 euros/ dia / voluntário/a diretamente realizado pela entidade promotora (IPDJ,I.P);

·         As tarefas a executar têm duração de 5 horas.

 

Calendarização para o ano 2018/2019

 

·         Setembro 2018 – Divulgação do Programa;

·         12 de setembro a 12 de outubro – Inscrição dos voluntários na Plataforma informática dos Programas do IPDJ, I.P. https://programas.juventude.gov.pt/agora-nos/acoes/detalhe/94;

·         15 a 17 de outubro Seleção dos Voluntários/as pelas Direções Regionais;

·         20 de outubro – Formação específica sobre Direitos Humanos/ Direitos da Juventude e formação geral sobre voluntariado;

·         A partir de 22 de outubro apresentação dos voluntários/as às escolas (professor/a);

·         De outubro de 2018 a junho de 2019 – Realização das ações de sensibilização nas escolas promovidas pelos voluntários/as;

·         Junho de 2019 – Apresentação dos projetos desenvolvidos pelos alunos à comunidade escolar;

 

Para mais informações devem contatar os Serviços Desconcentrados do IPDJ,IP da vossa área de residência ou ainda o Portal da Juventude em http://juventude.gov.pt/Eventos/VoluntariadoJovem/Paginas/Voluntariado-Jovem-70JA-Direitos-da-Juventude.aspx

 

 

 

O Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. promove anualmente três concursos que premeiam a investigação e a promoção do conhecimento sobre deficiência e visam  sensibilizar a sociedade para o direito à igualdade de oportunidades e à cidadania das pessoas com deficiência.  Por considerarmos que estes concursos têm interesse para a vossa comunidade académica, pedimos que os divulguem aos Professores e aos Alunos.

Concurso “Cartaz 3 de dezembro”

Desafia à criação de uma imagem e mensagem, em cartaz, alusiva ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

Dirige-se a todos os cidadãos que, individual ou coletivamente, apresentem cartazes alusivos à Comemoração do dia 3 de Dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

1º Prémio – 1.500 euros Prémio para as Ciências Sociais e Humanas

Visa estimular a produção de conhecimento sobre deficiência, através de trabalhos académicos realizados na área das Ciências Sociais e Humanas.

Dirige-se a estudantes do Ensino Superior.

1º Prémio – 5.000 euros

Prémio de Inovação Tecnológica Engenheiro Jaime Filipe

Tem por objectivo promover a invenção e desenvolvimento de conhecimento e tecnologia em equipamentos, instrumentos, utensílios, aplicações, metodologias e outros que facilitem, otimizem e prolonguem as capacidades físicas, cognitivas e sociais e garantam maior qualidade de vida às pessoas com deficiência.

Dirige-se às pessoas, individuais e coletivas, que apresentem projetos de investigação inovadores e invenções, nas áreas tecnológicas e de design, promotoras de autonomia das pessoas com deficiência, como produtos, sistemas, aplicações, instrumentos e soluções que facilitem a realização de atos da vida diária, pessoal e social.

1º Prémio – 5.000 euros

Encontram-se abertas as candidaturas à 18ª edição do Prémio de Inovação Tecnológica Engenheiro Jaime Filipe, cujos prémios incluem, em 2018, um valor pecuniário de € 5 000,00 (cinco mil euros) e peças de cerâmica a entregar pelo patrocinador.

Este Prémio homenageia o Engenheiro Jaime Filipe percursor da defesa do exercício de cidadania e inclusão social das pessoas com deficiência, tem entre outros objetivos, estimular o desenvolvimento e investigação na área da deficiência, premiar e dar notoriedade pública às invenções, projetos ou produtos tecnológicos inovadores que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e dirige-se a estudantes, investigadores das áreas tecnológica, de design, TIC´s, engenharia, de distribuição, serviços entre outras.

A fase de candidatura decorre até ao próximo dia 15 de outubro.

Para mais informação enviamos o regulamento e formulário de candidatura ao Prémio:

Regulamento de Premio de Inovacao Tecnologica Engenheiro Jaime Filipe ap…

 

LIVRO

 O OESTE PORTUGAL – TOURISM STARTUP PROGRAM procura apoiar projetos inovadores no setor do turismo, aproveitando as potencialidades da região e procurando a dinamização de projetos sustentáveis a nível económico, social e ambiental.

Consulte o Regulamento

Consulte o cartaz INFOcartazOPTSP

Cartaz_Ano_letivo_2018_19

O Instituto Nacional para a Reabilitação promove anualmente a atribuição do Prémio para as Ciências Sociais e Humanas, com o propósito de:

•Incentivar os/as estudantes de Mestrado e Doutoramento para a investigação e produção de conhecimento sobre deficiência através de trabalhos académicos realizados na área das ciências sociais e humanas;

•Combater a discriminação em razão da deficiência e promover a igualdade de oportunidades e da cidadania das pessoas com deficiência;

•Diminuir o impacto das barreiras sociais, culturais, comportamentais e físicas à inclusão e participação das pessoas com deficiência;

•Promover os direitos consagrados na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

 O 1º prémio tem um valor pecuniário de € 5.000,00 (cinco mil euros) e as candidaturas podem ser apresentadas até ao dia 15 de outubro.

 Para mais informação consulte o regulamento e o formulário de candidatura ao Prémio, no site do Instituto Nacional para a Reabilitação.

 

 

Aula Inaugural-01

Aula Inaugural 5ª edição do Mestrado em Gestão | “Investigação, Inovação e Competitividade Empresarial – o papel do Ensino Superior”

Realiza-se no dia 17 de setembro, a aula inaugural da 5ª edição do Mestrado em Gestão, este ano proferida pelo Eng. Mira Amaral. A aula intitulada “Investigação, Inovação e Competitividade Empresarial – o papel do Ensino Superior” terá lugar pelas 19h00, no anfiteatro 1 do Edifício D. A entrada é livre.

 

No âmbito do Leiria Sobre Rodas, e em parceria com o curso de Engenharia Automóvel, terá lugar no auditório 1 do Edifício B, no dia 20 de setembro pelas 17H30, a conferência subordinada ao tema Indústria Automóvel em Portugal – Passado e Presente.

http://www.leiriasobrerodas.com/pt/home

 

 

 

 

 

Os estudantes do Mestrado em Engenharia Electrotécnica André Sardo, Mário Vala e Wilson Conniott e o estudante da ESTG-Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Bruno Tribovane, vêm os seus trabalhos de dissertação/projeto final de curso aceites para apresentação e publicação em conferência internacional na área de antenas e propagação, que decorrerá em Loughborough em Inglaterra, em Novembro.

Os três estudantes de mestrado (dois dos quais bolseiros do IT-Leiria e o terceiro bolseiro do IPLeiria) irão apresentar os seus trabalhos na conferência, acompanhados pelo docente Rafael Caldeirinha, enquanto orientador.

Encontra-se a decorrer a 3.ª fase de candidaturas para estudantes internacionais: 
Licenciaturas (até 6 de setembro) | Mestrados (até 12 de setembro)

+ INFO: www.ipleiria.pt/internacional/estudantes-internacionais

O processo de matrículas para os estudantes colocados na 1.ª fase de candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) promovidos pelo Politécnico de Leiria irá decorrer entre os dias 04 a 10 de setembro de 2018.

As matrículas serão realizadas exclusivamente online em matriculas.ipleiria.pt.

Antes de iniciar o processo de matrícula deverá certificar-se que tem na sua posse os seguintes elementos digitalizados:

  • Fotografia tipo passe a cores;
  • Boletim individual de saúde (com vacina antitetânica válida).

Toda a informação em: https://www.ipleiria.pt/academicos/candidaturas/tesp/#resultados

 

Encontros com os cidadãos”, trata-se de uma iniciativa que será levada a cabo por todos os Estados Membros, cujos resultados serão apresentados ao Conselho Europeu de maio de 2019.

No nosso país, a iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado dos Assuntos Europeus, em parceria com a Comissão Europeia, através da sua Representação em Lisboa, e contará também com diversos parceiros: Governos Regionais, Municípios, outras entidades locais, universidades, centros de investigação, escolas e organizações da sociedade civil. 

O objetivo é amplificar o debate sobre as temáticas europeias, recolher o contributo de entidades da sociedade civil, auscultar as preocupações dos cidadãos face ao futuro da Europa e refletir sobre o papel que Portugal pode desempenhar na construção europeia. Estes encontros pretendem ser um espaço aberto de diálogo com os cidadãos, convidando-se à sua participação ativa.

O debate terá lugar no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

As inscrições deverão ser efetuadas  até ao próximo dia 25 de julho em https://www.encontroscidadaos.pt/

A “National MUN Conference”, irá ocorrer na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (Campus de Campolide) nos próximos dias 13 e 14 de outubro.
 
Sendo a IIª Edição, a “National MUN Conference” é uma conferência de Modelo das Nações Unidas (MUN) de âmbito nacional direcionada a estudantes universitários que estejam a estudar em Portugal. Neste evento, os participantes irão representar países e debater, em inglês, temas da atualidade internacional, simulando comités das Nações Unidas.
Estas conferências nacionais têm como objectivo promover a cultura de MUN em Portugal, tendo também em vista no futuro a organização de edições internacionais, abertas a estudantes de todo o mundo.
 
As inscrições “early bird” para o evento irão abrir no dia 16 de julho, sendo que a participação na National MUN Conference, enquanto actividade extra-curricular, será uma excelente oportunidade para os estudantes universitários enriquecerem o seu currículo e apurar as suas soft skills.

IMG_20180710_155248Alfredo Carreira e Ricardo Carreira, estudantes do terceiro ano da licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria, conquistam o primeiro lugar do Desafio Geração Simaris Design, dinamizado pela Siemens Portugal. O concurso, que vai na segunda edição, desafia os participantes a utilizarem a aplicação Simaris Design para dimensionar a infraestrutura elétrica de um edifício de Datacenter.

Os dois estudantes vencedores ganharam um estágio profissional de um ano na Siemens Portugal, bem como uma visita ao Centro Tottaly Integrated Power, na Alemanha, agendada para os dias de 9 a 12 de julho, na companhia do Professor Pedro Marques, que os apoiou neste desafio.

Foram 34 as equipas que participaram na competição deste ano, que decorreu em duas fases: as qualificativas, nas quais a ESTG esteve representada por quatro equipas da licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, e nas finais, onde se qualificaram três das equipas da ESTG a concurso, que integraram os 12 finalistas.

 

 

IMG_1439Na quinta edição Leiria In, o IPLeiria volta a apresentar a vanguarda da tecnologia e o distrito de Leiria.

Esta semana temática é realizada entre os dias 9 e 14 de julho, sendo organizada pelo Politécnico de Leiria e pela revista Fórum Estudante, em parceria com a Câmara Municipal de Leiria, a Câmara Municipal da Marinha Grande, a Associação Empresarial da Região de Leiria (NERLEI), a Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura (ADAE) e a Associação Nacional da Indústria de Moldes (CEFAMOL).

Os estudantes estiveram no dia 11 de julho, durante a parte da tarde, na ESTG onde realizaram um peddy paper no campus.

 

Mestrados: Atualiza-te!

O IPLeiria oferece um conjunto alargado de mestrados dirigidos a licenciados que pretendam complementar e atualizar a sua formação e desenvolver competências em áreas específicas.

Consulta aquele que mais se adequa às tuas necessidades e inscreve-te até ao dia 12 de julho!

2ª fase de candidatura aos Mestrados

 

 

O Ciência 2018 – Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal. Toda  a informação em: http://www.encontrociencia.pt/home/

 

 

euraceLogoO selo europeu EUR-ACE®, atribuído pela Ordem dos Engenheiros, sob credenciação da European Network for Accreditation of Engineering Education (ENAEE), consiste numa Marca de Qualidade que certifica a excelência do ensino nos cursos de engenharia ministrados na Europa.
Deste modo, a ESTG muito se orgulha em anunciar que a referida acreditação foi atribuída a mais três cursos desta Escola: Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Licenciatura em Engenharia Mecânica e Mestrado em Engenharia Eletrotécnica. Recorde-se que dois dos cursos da ESTG, Licenciatura em Engenharia Civil e Mestrado em Engenharia Civil-Construções Civis, já são distinguidos com o selo europeu EUR-ACE® desde 2016.
Esta distinção mais não é do que o resultado do trabalho desenvolvido pela ESTG/IPLeiria na construção de cursos de elevada qualidade e de excelência inegável, posicionando a Escola nos lugares cimeiros das Instituições de Ensino Superior dedicadas ao ensino das engenharias. Permite ainda confirmar a natureza internacional dos diplomas da ESTG/IPLeiria, facilitando a aceitação de engenheiros diplomados pelo Politécnico de Leiria por toda a Europa.
Merecem igualmente destaque outros benefícios resultantes da atribuição do selo EUR-ACE®, como sejam os inerentes à simplificação da candidatura a outros programas de mestrado ou doutoramento com a mesma marca e ao registo junto das associações que regulam a profissão nos respetivos países. A promoção da mobilidade profissional, de acordo com a diretiva europeia que reconhece as qualificações profissionais (Diretiva 2005/36/EC), e a simplificação na obtenção do cartão de profissional de engenharia “ENGINEERing CARD” e do título de profissional de engenharia Europeu “EUR ING Title“, promovidos pela European Federation of National Engineering Associations (FEANI), são outras das vantagens proporcionadas por esta Marca de Qualidade.

1. Cartaz_EVCS_redes sociais

 

Convite
2
corações vermelhos que se intersectam. Da base de cada
coração cai uma lágrima negra

O Instituto Nacional para a Reabilitação e a Associação de Amigos de D. Pedro e D. Inês convidam a participar nas Comemorações dos 650 anos da morte de D. Pedro, desafiando a sua organização a  encenar uma peça evocativa deste amor imortal.
A Associação de Amigos de D. Pedro e D. Inês foi criada em 2005 e tem como sócios fundadores o Ministério da Cultura, as Câmaras Municipais de Coimbra, Alcobaça, Montemor-o-Velho e a Fundação Inês de Castro. Mais tarde, aderiram a esta iniciativa outras Câmaras e instituições.
No dia 29 de maio, terça-feira, junte-se a nós no Museu de Leiria (R. Tenente Valadim, 41), para assistir à peça “Pedro e Inês”, partilhar os objetivos e iniciativas das Comemorações,  debater a acessibilidade às artes e à cultura e aceitar o desafio de encenar esta peça inclusiva,  numa das localidades por onde D. Pedro I passou.
Programa 

14h30 – Acolhimento
15h00 – “Pedro e Inês” | Grupo de teatro do CEERIA 
15h20 – Participar nas comemorações dos 650 anos da morte de D. Pedro I | Jorge Pereira de Sampaio, Associação de Amigos de D. Pedro e D. Inês
15h30 – Encenar um espetáculo inclusivo | Sandra Coelho e Luís Rodrigues, Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça
15h45 – Criar cultura e arte para todos | Maria Helena Alves, Instituto Nacional para a Reabilitação
16h00 – Tornar os espetáculos acessíveis | Célia Sousa, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Politécnico de Leiria
16h15 – Debate
Logótipos: Instituto Nacional para a
Reabilitação; Associação de Amigos de D. pedro
e D. Inês; CEERIA, Centro de Educação Especial,
Reabilitação e Integração de Alcobaça;
Câmara Municipal de Leiria, Escola Superior de Educação
e Ciências Sociais - Politécnico de Leiria

pag 25

O jornal Público realizou uma reportagem sobre o mestrado em Cibersegurança e Informática Forense (MCIF) da ESTG do Instituto Politécnico de Leiria.

Consulte aqui o artigo: https://www.publico.pt/2018/05/22/sociedade/reportagem/no-oficio-da-proteccao-do-ciberespaco-a-empregabilidade-e-garantidanos-somos-o-elo-mais-fraco-eles-os-policias-do-ciberespaco-1830386

CDRsp – Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto promove no dia 18 de maio, pelas 12h00, um novo seminário subordinado ao tema “The Potential of Silk Biomaterials in Tissue Regeneration”.

Ana Leite Oliveira, investigadora da Universidade Católica do Porto é a oradora convidada.

+INFO: http://cdrsp.ipleiria.pt/cdrspsem…/oradores-convidados-2018/

Entrada Livre

O Unlimited Future e o Grupo BMW vai realizar nos dias 12 e 13 de maio, nas salas EA1 e EA2 do Edifício E (Edifício de Engenharia Automóvel), uma ação de recrutamento. A ação decorre durante todo o dia.  

Informações: http://unlimitedfuture.pt/projeto-unlimited-genius

No âmbito do compromisso assumido pelo Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) com as instituições de Ensino Superior Politécnico, está a decorrer um estudo sobre os Comportamentos de Saúde e Bem-Estar dos Estudantes do Ensino Superior Politécnico, com o propósito de conhecer alguns aspetos relacionados com a saúde e o bem-estar dos estudantes. Os dados recolhidos servirão para desenhar intervenções de promoção de saúde dirigidas às necessidades identificadas. O questionário que está disponibilizado neste link: https://limesurvey.esenfc.pt/index.php/218218?lang=pt

 

 

 

 

Nos dias 25, 26 e 27 de Maio realiza-se o Start Leiria Up. Antiga sede da EDP

Informações: https://www.facebook.com/events/238999870174276/

 

 

 

 

cnm_cartaz_fO IPLeiria com o apoio da Alfiii, da Associação de Professores de Matemática e da Sociedade Portuguesa de Matemática irá promover anualmente, a partir deste ano, o Campeonato Nacional Multipli, cujos objetivos são potenciar o desenvolvimento do pensamento lógico e dos conhecimentos relativos à tabuada, fomentar o interesse dos alunos pela Matemática e estimular a componente lúdica ao longo do processo de ensino-aprendizagem. O campeonato baseia-se no jogo de cartas denominado MULTIPLI.
A 1.ª Edição do campeonato realiza-se em Leiria, nas instalações da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, no dia 14 de junho.

O campeonato baseia-se no jogo de cartas denominado MULTIPLI (www.alfiii.com).

Realizar-se-á no próximo dia 18 de maio, pelas 12:00 horas, um seminário do ciclo de seminários do CDRSP 2018, que irá decorrer no CDRSP com a comunicação:
 
1.    The Potential of Silk Biomaterials in Tissue Regeneration |  Professora Doutora Ana Leite Oliveira 
 

2ª Edição do Ginásio Matemático – Inscrições abertas

Inscrições decorrem de dia 3 de maio a 7 de maio através do endereço: http://bit.ly/ginasio2

Temas: 
– Função exponencial e logarítmica
– Polinómios
– Sucessões
– Equações diferenciais aplicadas às oscilações
– Integrais e aplicações
– Derivadas e aplicações 
– Introdução ao cálculo mental (público em geral. Horário pós-laboral)
– Métodos numéricos

O encontro anual deste ano, Ciência 2018, decorrerá mais uma vez na primeira semana de julho, nos dias 2 a 4 de julho no Centro de Congressos de Lisboa.  Este ano, o programa será organizado em torno de “missões” associadas a grandes desafios científicos e societais, tendo por base os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Nações Unidas para 2030. Pretendemos evidenciar a necessidade de aprofundar a investigação e a inovação, reforçando ao mesmo tempo os mecanismos de comunicação e de diálogo, reconhecidos por todos como de relevância crescente para que os contributos do conhecimento e da tecnologia sejam entendidos e fortemente apoiados pela sociedade. Gostaríamos, assim, de mobilizar todos os investigadores e as suas Unidades de I&D para o debate que emerge na Europa sobre a conceção do futuro 9º Programa Quadro Europeu para Investigação e Inovação, 2021-2028.  Durante o mês de abril, os coordenadores das unidades de I&D foram convidados a submeter as suas propostas de comunicações orais e demonstrações das atividades de I&D. Em breve, solicitaremos também as propostas para posters digitais a apresentar pelos estudantes de doutoramento durante o encontro. Caso queira participar em algum destes formatos, sugerimos que contacte o coordenador da sua unidade. O Encontro Ciência 2018 é promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia em colaboração com a Agência Nacional de Cultura Científica e Tecnológica Ciência Viva e a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, tendo o apoio institucional do Governo através do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Estamos certos de que, com a colaboração de todos, criaremos mais um momento único de reflexão anual sobre o estado da Ciência e da Tecnologia em Portugal e na Europa.
 

Seminario_Novas Tecnologias na Construcao

cartaz_curso_contraordenação_segunda_edição

convite_soliciLançamento de livro: Casos Práticos Solicitadoria

No âmbito do CIEJ e do Curso de Solicitadoria ministrado na ESTG-Leiria está a ser lançada uma Colectânea de Casos Práticos para estudantes e solicitadores.

O primeiro livro desta Colectânea, respeitando à temática de Direito das Obrigações será lançado no 19 de fevereiro, no anfiteatro 1 do Edifício D, pelas 18h00.

 

 

poster_equipa

APRESENTAÇÃO “PROGRAMA EXECUTIVO INTERNACIONAL EM SILICON VALLEY, SÃO FRANCISCO, EUA” 30-01-2018 | 10H00 Ed. NERLEI

Objetivos da ação Dar a conhecer o Programa às empresas e a forma como os participantes interagem com campeões de inovação como a Google, Facebook, Cisco, SalesForce, PayPal, Amazon, entre outros.  Apresentar a missão empresarial a Silicon Valley que a NERLEI vai realizar em junho e durante a qual os participantes terão oportunidade de frequentar o Programa, com um financiamento de 50% das despesas.

Destinatários: Executivos e gestores de topo de todas as empresas onde a inovação estratégica desempenha um papel fundamental e que precisam de estar atentas a novos modelos de negócio.

 

PARTICIPAÇÃO GRATUITA, INSCRIÇÃO OBRIGATÓRIA AQUI

 

IPLeiria, através das suas unidades orgânicas, pretende potenciar as relações com entidades dos mais variados setores profissionais do país, visando benefícios mútuos, incluindo permitir aos estudantes a continuação da sua formação académica, consolidando a sua preparação com vista à sua futura integração no mercado de trabalho.

A Blue-Infinity, em acordo com o IP Leiria, celebrado a 5 de setembro de 2017, atribuirá duas bolsas de estudo aos melhores estudantes do curso de Licenciatura em Engenharia Informática do IPLeiria que se inscrevam num dos seguintes cursos de mestrado: Engenharia Informática – Computação Móvel, Healthcare Information Systems Management ou Cibersegurança e Informática Forense.

Publica-se, seguidamente, a lista definitiva das bolsas de estudo Blue-Infinity 2017/2018:

Lista+definitiva

Pode também consultar em: https://www.ipleiria.pt/ipleiria/cooperacao/

 

Concurso de ideias Vamos Mudar o Mundo – www.vamosmudaromundo.cnc.pt que o Centro Nacional de Cultura lançou com o apoio da Revista EGOÍSTA e da Organização das Nações Unidas e o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República de Portugal.

Vamos Mudar o Mundo_folheto-page-001

Vamos Mudar o Mundo_folheto-page-002

Encontra-se a decorrer, desde o passado dia 27 de novembro, a votação no âmbito do Orçamento Participativo Jovem Portugal (OPJovem) – processo de participação democrática no âmbito do qual os cidadãos com idades entre os 14 e os 30 anos, inclusive, podem apresentar e decidir projetos de investimento público – estando à votação 167 projetos, nas áreas do desporto inclusivo, da educação para as ciências, da inovação social e da sustentabilidade ambiental.

a votação pode ser feita de duas formas: através da página opjovem.gov.pt ou de mensagem SMS gratuita para o 4310.

OPJovem - votação - Cartazes 50x70-page-001

Irá realizar-se dia 12 de dezembro, pelas 19h30, no Edifício A – Sala S.2.11, uma aula aberta cujo tema, se designa como Sustentabilidade Energética em Ambiente Industrial.

Aula+Aberta_12dez2017_v3-001

 

 

 

 

 

imagem estg Três equipas constituídas por estudantes e docentes das áreas de Engenharia Informática e de Cibe segurança da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), foram premiadas internacionalmente.

http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/ipleiria-brilha-em-concurso-internacional-de-informatica-forense-242428

imagem estg-page-001

Está conhecida a lista definitiva dos 37 estudantes premiados com bolsas de estudo IPL Indústria 2017/2018. No total são 37 estudantes que irão receber uma bolsa de estudo que será suportada por 27 empresas da região de Leiria.

As bolsas de estudo “IPL Indústria”, cujo valor suportará os custos de uma propina anual fixada pelo IPLeiria, são concedidas aos estudantes que ingressam com melhor média nos cursos selecionados por empresas. As bolsas “IPL Indústria” representam uma das vertentes do protocolo entre o IPLeiria, a NERLEI e a CEFAMOL, assinado em julho de 2013, que tem como objetivo promover a formação em contexto empresarial, a disseminação do conhecimento e da tecnologia, e ações de responsabilidade social conjuntas no sentido de beneficiar estudantes, docentes e empresas, aproximando a academia à realidade industrial.

Os resultados podem ser consultados no site oficial do Protocolo IPL Indústria: https://www.ipleiria.pt/iplindustria/bolsas/bolsas-20172018/

 bolsas

 

posterMEDfOR#2018

Dia 13 de dezembro irá realizar-se a aula aberta, com o tema Integração dos Processos CAM no conceito Indústria 4.0, pelas 18horas, no edifício D, auditório D -1.01.

Aula Aberta EGI_Integração_ processos CAM_i 4.0_13dez17-page-001

 

 

 

 

 

Realiza-se hoje dia 06 de dezembro, pelas 16horas, as Jornadas de Comunicação, no anfiteatro 1 do edifício D, com a presença de quatro oradores.

Jornadas-01

 

 

 

 

 

 

Dia 12 de dezembro vai decorrer um seminário, sobre o risco da exposição a vibrações, com duração de 3horas, a iniciar às 17horas, no auditório D.AF.-1.02 do edifício D.

2017-12-12_Seminario_E.Civil+Mecanica_Vibracoes-page-001

 

 

 

A Fundação AEP está a organizar o MATCH POINT – Porto 2017.

Este evento pretende reforçar a ligação entre as melhores Empresas de Portugal e os jovens altamente qualificados que estão emigrados. O Match Point será um evento de dois dias, onde irão ocorrer speed meetings entre as empresas e os jovens. Inscrição gratuita.

Consultar programa

Inscreve-te já!

match

 

 

Aula Aberta Adm Pública (i)-page-001

Irá realizar-se dia 13 de dezembro, pelas 18horas, a aula aberta, subordinada com o tema de Centros de Processamentos de dados, no edifício A Sala 1.8

Aula_Aberta

 

 

Lançamento do livro “Um drama de Coelhos e Galinhas”, na FNAC Leiria Shopping, dia 8 de dezembro, pelas 15h30.02_Convite_DRAMAcoelhosGalinhas

Prepara-te para o Erasmus ++. O futuro já não é o que era e tens de estar preparado para o mercado cada vez mais competitivo realizando um estágio? Preferes ter uma experiência académica noutro país a nível de estudos ou investigação? Sabes o que é o programa de voluntariado europeu?

O programa Erasmus ++ já está a ser idealizado pelos políticos europeus no sentido de envolver os 28 países da UE, os países da vizinhança, Balcãs, do Leste e Mediterrânio Sul, mas vai mais além vais ter oportunidades em todo o mundo!

Investe em ti e tem uma experiência inesquecível!

“Porque partimos? Para regressar. Para vermos o nosso país e cidade com novos olhos e novas cores e sermos vistos com outros olhos pelos outros que nos rodeiam. Voltar para o lugar de partida não é mesmo que nunca partir!”

erasmus

 

Dia 12 de dezembro, pelas 14horas irá realizar-se uma aula aberta, no Edifício A – Sala A.S.1.8, sobre sistemas digitais de suporte à Qualidade e Metrologia.

Aula Aberta Mecanica-page-001

 

 

 

 

 

ESTG_ Aula_aberta_MD3_SCRUM-page-001Dia 06 de dezembro vai realizar-se a aula aberta, com o tema, “So, why SCRUM?”, pelas 18horas, no edifício A – Sala A.S.1.11.

 

Workshop

Dia 5 de dezembro, pelas 14h30, dar-se-á inicio ao seminário Portugal STEEL 2017.

As inscrições são gratuitas, a efetuar cmm@mm.pt

cartaz PSteel 17 iPL_v2

AulaAbertaInformatica_EI_TAES_CatarinaReis_SoftwareArchitecture_IvoOliveira

Aula_aberta_publicidade

ESTG_Aula Aberta_MSFT (002) (003)

Aula Aberta SGI 29-11-2017Seminário_ 29-11-2017

Aula Aberta Solicitadoria

Aula Aberta UVE

Seminário

aula aberta_técnicas de venda

Dia 28 de novembro irá decorrer a II Convenção Anual de Administração Pública, subordinada com o tema. Novas Competências das Autarquias. E agora?

Terá inicio pelas 14horas, no Auditório D.AF.00.01, com Inscrição obrigatória: http://www.eventos.ipleiria.pt/portal/eventos?p_id=24231

II Convenção Anual 2017 v2

0002

0002

0001

 

A Forum Estudante está a promover um evento tem a denominação de JOB TALKS e vai ser realizado no dia 24 Novembro 2017, entre as 10h e as 13h no Auditório Aula Magna da Universidade Portucalense (no Porto).

A JOB TALK assume o formato idêntico a uma TED TALK, na qual cerca de 10 oradores de diferentes áreas formativas e profissionais contam a sua história em 10 minutos a jovens universitários, com o objetivo de os inspirar e motivar a descobrir o seu caminho profissional. 

Podem consultar e divulgar o site: www.jobtalks.forum.pt

E as inscrições através do link: https://goo.gl/forms/0AniXGLVjoRAtSrE2

JobTalks_Cartaz final

 

 

ESTG_Aula Aberta_IE-page-001

Irá decorrer o concurso ERT&SIMOLDES cujo calendário do concurso e diversas fases, apresentamos em destaque. Será no próximo dia 22 de novembro, quarta-feira, das 10H00 às 11H00, o seminário em questão, no Anfiteatro D. -1.02.

Concurso ERT-Simoldes_atualizado-page-001

 

 

 

14:00h – Abertura

 

14:10h – Prof.a Paula V. Morais, Univ. de Coimbra

                A Microbiotecnologia nos processos de obtenção de matérias primas

 

14:35h – Dra. Patrícia Pereira Kowalski, Univ. de Aveiro

                Mercúrio – um planeta, um cantor ou um problema ambiental atual?

 

15:00h – Dra. Lurdes de Serpa Carvalho, Comissão Nacional da UNESCO

                (tema a indicar)

 

15:30h – Dra. Diana Vieira, Univ. de Aveiro/Instituto Superior Técnico

                Resposta hidrológica e erosiva após incêndios florestais. Compreender, prever e mitigar riscos de pós-fogo.

 

16:00h – Intervalo

 

16:15h – Projetos de Ciência Escolar e Workshops de Biociências no Laboratório

              Temas diversos – Microbiologia – Bioquímica – Ambiente e Biomedicina

 

 

Destinatários:

Comunidade académica do IPLeiria, comunidade escolar da região de Leiria (estudantes e professores), técnicos e profissionais em áreas afins, e público em geral.

 

Mais informação

Programa detalhado em: https://jbiociencias.wixsite.com/2017

Inscrição (gratuita mas obrigatória) em: http://bit.ly/2j97Udw

E-mail: jbiociencias@gmail.com

 

 

Inscreve-te logo que possível

Tudo começa às 14:00h

 

Local:

ESTG, Campus 2 do IPLeiria

Anfiteatro D.2 e Laboratório de Biociências

 

AulaAberta_TCA_20171128-page-001

Aula+Aberta+Civil-page-001

A Bolsa de Emprego do IPLeiria vem por este meio informar que o Politécnico de Leiria vai promover no próximo dia 23 de novembro, entre as 14h00 e as 18h30, a 3.ª edição da Feira de Emprego. A iniciativa, organizada pela Bolsa de Emprego do Politécnico de Leiria realiza-se no campus 2  – Edifício da Cantina 3, em Leiria. 

Mais se informa que será disponibilizado transporte gratuito aos estudantes da ESAD.CR e da ESTM que se inscrevam no evento, mediante indicação através do email: bolsa.emprego@ipleiria.pt, impreterivelmente até ao dia 17.11.

+INFORMAÇÕES: https://www.ipleiria.pt/blog/3-feira-emprego-politecnico-leiria/

Feira de Emprego

ESTG_Aula+Aberta_Crise+Hídrica_Leiria-page-001

ESTG_Aula Aberta_MCG201718_AP-page-001

Aula_Aberta_MCIF.PARSI-page-001

Dia 25 de novembro com inicio às 09h45, terá lugar no Edificio D – Sala D.S.0.1, o evento Hands-on Home Automation com esp8266.

cartazHands-on

A Propriedade Industrial é uma temática transversal, onde se abordam diversas questões relacionadas com o registo de direitos de propriedade industrial, tais como marcas, patentes, modelos industriais, design, entre outros.

a ESTG e a Escola Superior de Saúde vêm convidá-lo a estar presente no dia 22 de novembro, no auditório 2 do Edifício B, num seminário com um Agente Oficial da Propriedade Industrial da empresa J. Pereira da Cruz, com o seguinte programa:

Como e porquê proteger as nossas invenções e criações?

  • A propriedade industrial e sua importância no desenvolvimento económico e tecnológico
  • Patentes, Desenhos ou modelos, Marcas

Inscrição: Clique aqui para inscrição

PI_ESTG-01

Workshop Landlab School day - 20 Nov 2017 - 14h30m - sala D.S. -1.11-page-001

01. CENTENÁRIO MUSEU DE LEIRIA_CARTAZ CEstá a decorrer entre os dias 11 e 18 de novembro, a comemoração do Centenário do Museu de Leiria.

 

Cartaz_VII Jornadas MMR

Aula Aberta Civil_ 22 Nov 2017_Nanotecnologia - Ciência ou Ficção-page-001

Dia 28 de novembro irá realizar-se no Auditório 1 do Edifício B, um seminário cujo tema consiste na “Integração na Profissão”.

A participação é sujeita a inscrição obrigatória, com um custo de 3€ (donativo para os BVLeiria), até 27 de novembro), em https://goo.gl/hhbzNs

Nota –A realização dos cursos está sujeita a confirmação, dependente do número de participantes. A deslocação é da responsabilidade dos participantes. Será entregue certificado de participação.

Seminario IProf_28nov2017-page-001

 

 

 

 

 

Irá realizar-se dia 14 de novembro, pelas 20h45, uma iniciativa de cariz solidário, destinada a apoiar pessoas que no nosso distrito foram vitimas dos incêndios.

Vimos por este meio apelar à participação de todos, com a aquisição de bilhetes para assistir ao jogo PortugalxEUA, que se realiza dia 14 de novembro, pelas 20h45, no estádio Dr. Magalhães Pessoas, em Leiria. 

O desafio que a FPF lhe faz é este: faça, agora, o seu donativo para o IBAN: PT50 0033 0000 45517498903 05 (comprovativo de transferência e o nome da sua empresa deve ser enviado para contabilidade@fpf.pt).

Se preferir, ainda pode adquirir bilhetes (15 euros/preço unitário) através do email bilhetes@fpf.pt e viver o jogo solidário no Estádio Dr. Magalhães Pessoa na companhia dos seus colaboradores ou parceiros.

As empresas que fizerem um donativo de pelo menos 250 euros serão patrocinadoras desta causa e terão o seu nome numa linha publicitária do jogo Portugal-Estados Unidos, dia 14 de novembro em Leiria (20h45), com transmissão em direto nos canais TP1, SIC e TVI.

 

Irá realizar-se nos dias 17 e 18 de novembro, o II Encontro Internacional de Abadias Cistercienses em Alcobaça, este ano dedicado ao tema  “Sítios Cistercienses:  transmissão de valores e significados”, a ter lugar na Sala das Conclusões do Mosteiro. Inscrevendo-se na boa prossecução do objetivo estratégico referente à internacionalização deste monumento, o encontro tem como objetivos dar a conhecer a riqueza e a diversidade da herança cisterciense na Europa e afirmar o Mosteiro de Alcobaça como um espaço de discussão internacional sobre a gestão de sítios cistercienses no contexto das boas práticas da UNESCO.

Entrada gratuita, mediante inscrição prévia através do e-mail visitas@malcobaca.dgpc.pt

Abadias Cistercienses em Alcobaça-minAbadias Cistercienses em Alcobaça_Poster_II_min

 

 

 

 

Tens sonhos por realizar?  Descobre quem és, onde estás, onde queres estar e… Como lá chegar!

Motiva-te e vem conhecer o que é o Coaching.

cartaz_coaching_v4

 

 

 

Pequeno Almoço “Descobrir o Mercado da Argélia” 17-11-2017 9h00 | Ed. NERLEI

9h00 | Abertura

9h05 | Relações Bilaterais Portugal-Argélia Embaixada da Argélia em Portugal (a confirmar)

9h25 | Oportunidades de mercado aicep Portugal Global (via Skype)

9h45 | Experiência empresarial – Cerâmica do Liz, SA

10h00 | Debate e encerramento

Participação gratuita, mas com confirmação obrigatória

Mais informação

 

 

Estamos neste momento a lançar a 8ª edição do Concurso Montepio Acredita Portugal, um concurso a que qualquer pessoa pode concorrer (é gratuito) e aprender como lançar a sua ideia de negócio (mesmo que não perceba nada de empreendedorismo no inicio).

Submete a tua ideia de negócio de forma gratuita aqui: ap2018.dreamshaper.com/signup.

Para mais informações vai a www.acreditaportugal.pt/informacoes.
Cartaz Montepio Acredita Portugal-page-001
 

 

 

De 20 a 26 de novembro de 2017 decorre mais uma edição da Semana da Ciência e da Tecnologia (Semana C&T 2017), uma iniciativa da Ciência Viva.

Durante esta semana, instituições científicas, universidades, escolas, associações, museus e centros de ciência viva de todo o país abrem as suas portas ao público, lançando um convite irrecusável para uma viagem pelo conhecimento, através de colóquios, exposições, cafés de ciência ou atividades em laboratórios.

No âmbito desta iniciativa, a ESTG-Leiria promove também várias atividades, cujo cartaz se divulga em anexo. Programa e inscrições disponíveis aqui.

Mais informações em www.estg.ipleiria.pt e em http://www.cienciaviva.pt/semanact/edicao2017/.   

Print

Aula Aberta VEECO-page-001

Aula Aberta Mendeley-page-001

Estudantes do Programa Erasmus + do Instituto Educativo do Juncal visitaram a ESTG-Leiria, no dia 7 de outubro.

 

foto

 

 

Aula Aberta_15 de Nov. _ 19h _ Certificação de energia e rotulagem de energia como ferramentas para edifícios mais eficientes-pag

Aula Aberta_DV_03-page-001

Aula Aberta Word-page-001

O Centro Regional de Sangue de Coimbra irá  realizar para todos os interessados, no próximo dia 22 de novembro, uma sessão de Colheita de Sangue, com a presença de uma unidade móvel, que estará disponível junto do Edifício A, das 14:30 às 18:30.

Document-page-001

Aula Aberta Os princípios da mediação e caracteristicas do mediador a partir de casos concretos-page-001

Aula Aberta As crianças na Mediação Familiar-page-001

Aula Aberta O Juíz de Paz-page-001

 

Muito se fala sobre vendas nas empresas, sobre a importância de as aumentar para tornar as empresas competitivas. E as compras, serão também decisivas quando pensamos em empresas competitivas?

Estarão as nossas empresas a fazer as compras da forma mais eficiente possível? Dia 9, a NERLEI ajuda-o a procurar respostas a estas e outras questões sobre Compras.

PROGRAMA AQUI A participação é gratuita, mas com confirmação obrigatória AQUI.

Mais informações podem ser obtidas através do Departamento de Apoio Técnico da NERLEI.

 

ESTG_Aula+Aberta_Joao+Assunção-page-001

Tertúlia ESP-page-001

Aula+Aberta_Manutencao_6_11_2017-page-001

Aula Aberta_SAPE28NOV2017

Aula Aberta_PauloMartins5dez2017

ESTG_Aula Aberta_MCG201718_PR

Aula Aberta Toastmasters-page-001

On this special opportunity, the Rectory of Tiradentes University hereby announces that applications for the PhD selection process for foreign candidates are open! Vacancies in the fields of Process Engineering, Health and Environment, Education and Industrial Biotechnology are now available for application, and you may find more information of our programs in the respective links:

 

Process Engineering

https://ppg.unit.br/pep

Health and Environment

https://ppg.unit.br/psa

Education

https://ppg.unit.br/pped

Industrial Biotechnology

https://ppg.unit.br/pbi

 

A great feature of our PhD courses is that scholarships in the amount of R$ 2,200.00 (two thousand and two hundred Reais) per month for up to 36 months will be made available to the first classified students in the selection process of each PhD Program.

 

Besides the scholarship grant, The Tiradentes University is algo providing exemption of tuition fees for a period of up to 36 months!

 

Submissions should be made online, by sending the necessary documentation to the email: dpe@unit.br, from October 26 to December 1st, 2017. Candidates may find information about the necessary documents in the notices published in Portuguese and English at the following link: https://www.grupotiradentes.com/intercambio/selection-process-doctoral-courses-universidade-tiradentes/

 

Therefore, we would be very honored to receive candidatures from your institution! And to attain such a goal, we humby ask your cooperation in the sense of making our call for applications visible for potencial candidates.

 

Since then, thank you very much for your attention and cooperation. Have a nice day!

No âmbito da sua missão de promoção da melhoria das condições de trabalho, a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), a Inspeção do Trabalho e Segurança Social de Espanha e o Instituto Nacional de Segurança e Higiene do Trabalho de Espanha desenvolveram instrumentos de informação, em formato de vídeo, monofolhas e cartazes no âmbito da Campanha Ibérica de Prevenção de Acidentes de Trabalho, que poderão ser consultados no portal da ACT.

2ª edição do Seminário BIM Centro com o objetivo de divulgar o conhecimento das temáticas associadas ao BIM – Building Information Modeling – na região centro do País, com a colaboração de académicos e profissionais de reconhecido trabalho desenvolvido nesta área.

O evento BIM CENTRO´17 terá lugar no dia 16 de novembro de 2017, entre as 14h00 e as 18h30 no Anfiteatro DS. -1.02, do Edifício D (Campus 2) da ESTG – Escola Superior de Tecnologia e Gestão em Leira, subordinado ao tema “Transformação digital na Indústria AEC”.

Flyer-BIMCENTRO2017

BIMCENTRO -PROGRAMA FINAL

 

 

IMG_4464Patrício Domingues e Miguel Frade, docentes dos cursos de Engenharia Informática e do Mestrado em Cibersegurança e Informática Forense, e os estudantes João Mota e Alexandre Frazão, estudantes do curso de Engenharia Informática receberam os três prémios na conferência internacional “OSDFCon 2017”- categoria de “Module Development Contest”, realizada no âmbito conferência da área da Informática Forense.

– 2º lugar (empatado) – João Mota, Patrício Domingues, Miguel Frade, “FEA – Forensics Enhanced Analysis” (DOI: 10.5281/zenodo.1006703)

– 2º lugar (empatado) – Patricio Domingues, “digiSignedOrProtected_PDFs”

                                                                                         – Menção honrosa: Alexandre Frazao, Patrício Domingues “Face Detection”

 

 

AulaAberta_MEAU_OGA Nuno Ribeiro-page-001

EIBD_ Aula_aberta_MicaelCampos-page-001

Irá realizar-se no dia 14 de outubro, pelas 21h30, a final do Slam Leiria 2017.

CARTAZ_Por Marinho Pina

 

A realização da Aula Aberta da CADflow que estava agendada para 16 de outubro, irá alterar para a próxima segunda-feira, 23/10/2017, às 18h.

 

“A Cultura de Inovação “ será o tema a debater  na próxima conferência realizada pela D.Dinis Business School no dia 18 de Outubro, Edifício Nerlei em Leiria.

Contará com a presença de António Fonseca, responsável do departamento de inovação e desenvolvimento, e Ricardo Catalão, gestor de projeto e inovação da EDP distribuição.

 

A participação é gratuita, mas sujeita a confirmação através deste formulário online ou através dos contactos: susete.mendes@ddinisbschool.com : 244 832 473 / 933 802 955.

Mais informações sobre o evento aqui.

Está aberta, até ao dia 20 de outubro, a submissão de propostas de apresentações para o painel:  “O Meu Projeto de Ciência Cidadã em 3 Minutos”.

Saiba mais aqui: http://www.ciencia-aberta.pt/ciencia-cidada

A participação no Encontro Nacional de Ciência Cidadã é gratuita mas de inscrição obrigatória.

http://www.ciencia-aberta.pt/events/encontro-nacional-de-ciencia-cidada/form

 

encontro nacional de ciencia cidada

As entradas são livres mas de inscrição obrigatória, até  24 de outubro : INSCRIÇÕES AQUI

divulgaca~o tertulia v2..-page-001

Desenvolvimento de competências básicas, pessoais e sociais

Técnicas de Procura de Emprego

Imagem Corporal VS Autoestima VS Representação Social

euconsigo_cartaz_06_10_2017-page-001

Cartaz SA 2017

ArriscaC_CARTAZ-page-001

“ Musicoterapia: conhecer, experienciar!”

No dia 30 Setembro das 9.30 às 17.30 a ADSFAN e o Espaço Ó voltam a estabelecer parceria no sentido formar comunidades mais coesas e munidas de ferramentas.

Desta vez a temática é a Música e os seus benefícios.  

Ana Matos – Musicoterapeuta (@la.para.si) estará no Espaço Ó, sendo a responsável pelo workshop de 7 horas.

O ser humano é um ser por natureza musical. A música sempre fez parte da história e da vida da pessoa e cada vez mais é utilizada de forma terapêutica, estando comprovada pelos seus inúmeros benefícios.

A musicoterapia é a utilização da música na obtenção de objectivos terapêuticos: a restauração, manutenção e melhoria da saúde física e mental.

Com a realização deste workshop, pretende-se que os participantes vivam experiências musicais positivas e que saiam felizes e estimulados para utilizarem a música nas suas vidas, seja a nível pessoal ou profissional.

 

Destinatários

Todos aqueles que lidam com a música de forma profissional ou recreativa;

Todos aqueles que pretendem adquirir conhecimentos sobre Musicoterapia;

Educadores de infância, professores, terapeutas, psicólogos, estudantes, profissionais da área

da saúde, público em geral interessado na temática.

 

Objectivos

 

  • Adquirir conhecimentos teóricos sobre musicoterapia
  • Adquirir competências que lhes permitam usar a música como ferramenta de trabalho experimentar dinâmicas musicais e musicoterapêuticas
  • Usar a música de forma dinâmica e criativa
  • Perceber a Música na sua vertente terapêutica e distingui-la da sua utilização noutras vertentes

Geek Girls Portugal é uma comunidade que nasceu em 2010 e é a primeira comunidade portuguesa criada para dar a conhecer e juntar mulheres nas áreas da tecnologia e do mundo digital, com a missão de inspirar e capacitar jovens mulheres, através de encontros e workshops, para apoiar o desenvolvimento e progressão profissional de mulheres nestas áreas.

Desta forma, e em nome da nossa comunidade, solicito-vos a divulgação do 56.º Geek Girls Portugal, a realizar no próximo dia 4 de Outubro, pelas 18:30 horas, nas instalações da blue-infinity Linked by Isobar.

 

O encontro é gratuito e não é restrito ao público feminino, e requer inscrição em https://g2pt56.eventbrite.pt/.

G2PT56 – 56º Geek Girls Portugal – Leiria

g2pt56.eventbrite.pt

Contamos contigo no dia 4 de Outubro a partir das 18h30 nas instalações da blue-infinity.  O encontro é gratuito mas requer inscrição. Agenda: 18:30 – Welcome Snack & Drink 19:00 – Apresentação das G2PT 19:05 – Nearshore – Trabalhar fora cá dentro – Ana Catarina Brites & Ângela Lázaro 19:35 – Coffee-Break 19:45 – – Apresentadora da Equipa G2PT 20:15 – Blue-Infinity – Apresentação da empresa – Marta Vicente 20:30 –  Encerramento do Evento Apoio:  Sobre as Geek Girls Portugal…A comunidade Geek Girls Portugal (G2PT) nasceu em 2010 com a designação Portugal Girl Geek Dinners e é a primeira comunidade portuguesa criada para dar a conhecer e juntar mulheres na área tecnológica através de encontros regulares. A partir de setembro de 2016, adota a nova designação Geek Girls Portugal e um novo logótipo para alargar e melhor representar uma missão mais abrangente. A nova missão foca-se no envolvimento, inspiração e capacitação de mulheres, através de encontros

 

4º Encontro de profissionais subordinado ao tema “Cuidados a Prestar na Demência – Uma Abordagem Prática e Integrada”, uma iniciativa do projeto Cuidar Melhor que terá lugar no dia 14 de Novembro no Centro Olga Cadaval, em Sintra.

As inscrições podem ser efetuadas através do link: http://alzheimerportugal.npf.com.pt/Public/encontroprofissionais.aspx O Projeto Cuidar Melhor visa contribuir para a inclusão e promoção dos direitos das pessoas com demência, bem como para o apoio e valorização dos familiares e profissionais que lhes prestam cuidados, através de uma intervenção pluridisciplinar, assente nos valores da parceria, do respeito pela dignidade humana e da personalização da intervenção. Resulta da conjugação de vontades de um leque de parceiros de referência – Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Montepio, Associação Alzheimer Portugal e Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa – aos quais se associaram a empresa Sonae Sierra, a Fundação PT e os Municípios de Cascais, Oeiras e Sintra.

www.cuidarmelhor.orggeral@cuidarmelhor.org

 

imagem

A Associação de Solidariedade Académico de Leiria vem por este meio informar que já iniciaram as inscrições e renovações para as aulas de Natação e Hidroginástica para a próxima época no Centro Desportivo Belo Horizonte, sendo o início da atividade a 4 de Setembro.

 

Horários e Mensalidades

O IPDJ e o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto iniciaram a auscultação aos jovens portugueses, sobre as prioridades para a construção de um Plano Nacional para a Juventude que dinamize o setor nos próximos anos. Tens entre 15 e 30 anos? Então diz-nos o que pensas.

 Queremos conhecer a tua visão e as tuas ideias para a juventude em Portugal nos próximos três anos, a partir das quais o governo poderá desenvolver uma estratégia adequada para a Juventude, criando ou melhorando serviços, programas, projetos e iniciativas nas mais variadas áreas do teu interesse e necessidade.

Para conhecer a tua perspetiva, pedimos-te que preenchas um breve questionário, anónimo e confidencial, que não demora mais que uns minutos a preencher.

 

Clica em http://pnj.juventude.gov.pt/  

 

 

 

A Fundação da Juventude em parceria com o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, acabam de lançar mais uma edição do seu Programa de Estágios. A 22ª edição do Programa de Estágios MAAT, destina-se a jovens universitários dos 18 aos 25 anos, preferencialmente dos cursos com componentes em CIÊNCIAS (Ambiente, Eletricidade, Eletrónica, Energia, Física e Química), ARTES (Arquitetura, Arte Multimédia, Artes Plásticas, Ciências da Arte e do Património, Comunicação Cultural, Estudos Artísticos, História da Arte, Museologia, Produção e Gestão Cultural) ou COMUNICAÇÃO (Relações Públicas, Comunicação). O Programa de Estágios do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (PE MAAT) tem como objetivo principal proporcionar aos estudantes um aprofundamento dos seus conhecimentos técnico-científicos, através do contexto real de funcionamento do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, em Lisboa. Pretende-se, assim, que os jovens desenvolvam capacidades pessoais de liderança, gestão de grupos, espírito de iniciativa e de equipa, compromisso e disciplina. As candidaturas estão abertas e podes candidatar-te preenchendo uma candidatura online em www.fjuventude.pt. O prazo para efetuares a tua candidatura termina a 24 de setembro de 2017. Para mais informações contacta: Fundação da Juventude Rua Conde Redondo, nº 46, 1º 1150-107 Lisboa Telf.: +351 210 995 560 E-mail: lisboa@fjuventude.pt

Website: www.fjuventude.pt

Divulga-se o projeto Voluntários no projeto “Verão Ativo”, que será dinamizado pela Cercipom a partir do dia 17 de julho, próxima segunda-feira, aprovado e cofinanciado pelo Instituto Nacional de Reabilitação.

Este projeto pretende ser uma resposta inovadora para a Cercipom e para o Concelho de Pombal, pela dinamização de um AtL dirigido a crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais dos 6 aos 18 anos. Decorrerá de 17/07/2017 a 11/08/2017 e será dinamizado pelos técnicos (psicólogas, terapeutas da fala e terapeuta ocupacional) que ao longo do ano dão apoio técnico especializado a estes alunos no âmbito do projeto CRI (Centro de Recursos para a Inclusão).

Ficha inscrição Voluntário_Verão Ativo CERCIPOM

 

 

 

Poster

19420856 férias arq.

Mestrado em Cibersegurança e Informática Forense

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria irá disponibilizar, no próximo ano letivo, o Mestrado em Cibersegurança e Informática Forense.

Este mestrado surge da necessidade de formar profissionais altamente qualificados, aptos a responder pronta e eficazmente às crescentes ameaças que nos afetam no dia a dia.

Consulta aqui as próximas fases de candidatura.


Próxima fase de candidaturas
até 12 de setembro de 2017

Foto_FLO docente do Departamento de Ciências Jurídicas, Francisco Serra Loureiro, foi um dos galardoados com o Prémio Solicitador Daniel Lopes Cardoso, atribuído pela Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução, no passado dia 24 de junho, no âmbito do VII Congresso dos Solicitadores e dos Agentes de Execução, ocorrido em Viana do Castelo.

O trabalho premiado, intitulado “A Liberdade Religiosa do trabalhador à luz da Convenção Europeia dos Direitos do Homem”, resulta da investigação desenvolvida no âmbito do Mestrado em Solicitadoria de Empresa e foi distinguido com o 3.º lugar (diploma e prémio com o valor monetário de 1000 euros).

Francisco Loureiro foi aluno dos cursos de licenciatura em Solicitadoria e de mestrado em Solicitadoria de Empresa, tendo-se distinguido como um dos melhores estudantes de sempre em ambos os cursos lecionados na ESTG. Iniciou funções docentes, como Assistente Convidado, no Departamento de Ciências Jurídicas desta Escola no início do ano letivo de 2016/2017.

  Os estudantes João Faria e Tiago Ferreira, do curso de Engenharia Mecânica da ESTG/IPLeiria, são os vencedores da edição de janeiro do concurso internacional “SIEMENS Student Design Contest PLM”. Este é um concurso mensal para estudantes de todo o mundo que utilizem soluções CAD da Siemens PLM. O projeto submetido foi um tanque de guerra utilizado na 2ª Guerra Mundial, realizado no software Solid Edge, uma das soluções de CAD 3D da SIEMENS.  É o segundo prémio conquistado por estudantes portugueses, ambos da ESTG/IPLeiria, e foi entregue no dia 31 de maio por representantes da SIEMENS em evento a realizar na Academia SIEMENS PLM na ESTG.

inside_2inside_1

 

 

 

A Associação de Estudantes Angolanos em Portugal (AEA – Portugal) é uma instituição de cariz associativo, sem fins lucrativos e políticos, cuja missão é a defesa dos interesses dos estudantes angolanos que residem em Portugal. Visando a concretização da sua missão, ao longo da sua existência a AEA – Portugal tem desenvolvido diversos projetos e actividades junto da comunidade académica angolana.

 

És Angolano e estudas em Portugal? vem fazer parte da Associação de Estudantes Angolanos em Portugal, Angola precisa de ti, faça já a tua inscrição ou renova a tua inscrição. Temos muitos benefícios para ti que são:

 

Protocolo com a TAAG, INEP entidade formadora, escola de condução monumental, escola de formação microcamp, clínica  dentaria, TESES-MAIS – apoio académico aconselhamento gratuito,  e muito mais.

 

Documentos necessário para inscrição:

 

1- Fotocopia do passaporte;

2- Fotografias;

Declaração da Universidade. 

 

Basta clicar no link para fazer a sua inscrição: 

https://goo.gl/forms/9WQYOZWBhZ2SFz4i2

 11ª Mostra Nacional de Ciência, que vai decorrer no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, nos dias 1,2 e 3 de junho de 2017. Nesta Mostra estarão em exposição 100 projetos realizados por 274 jovens cientistas de Portugal, Espanha, Brasil e Moçambique, no âmbito do 25º Concurso para Jovens Cientistas, promovido pela Fundação da Juventude.

inovac¸a~o, inclusa~o na (in)capacidade_programa-01

Centro Ciência Viva do Alviela – Carsoscópio, uma casa de ciência e tecnologia que faz parte da Rede Nacional de Centros Ciência Viva e se localiza em Alcanena, junto à nascente do rio Alviela, uma das mais importantes nascentes cársicas em Portugal.  Tem como temas a água, o carso e os morcegos. Viajar até ao tempo dos dinossauros ao longo de 175 milhões de anos numa plataforma de simulação da realidade virtual, desvendar os percursos subterrâneos da água a 3D ou “colocar-se na pele” de um morcego são apenas algumas das experiências das nossas exposições interativas permanentes, inteiramente desenvolvidas em território nacional, com o apoio da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, da Câmara Municipal de Alcanena, do Instituto Politécnico de Leiria e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. Para além das visitas às exposições interativas, temos uma programação anual diversificada, desde Cafés Ciência que promovem o contacto informal entre investigadores e o público; Passeios científicos que dão a conhecer a biologia e os principais fenómenos geológicos de uma região de características singulares; atividades para crianças e jovens (CARSOférias e Festas de Aniversário) e para seniores (Programação Sénior); Sunset Science onde divulgamos produções regionais e nacionais de vinhos, gins ou cervejas artesanais; entre outros eventos de divulgação científica e tecnológica. Os nossos visitantes têm acesso a exposições interativas e diversas atividades por um valor simbólico ou, nalguns casos, de forma gratuita. No Centro Ciência Viva temos também alojamento em regime de camarata/beliche e espaços de apoio à realização de eventos e atividades, além de uma loja temática. 

O Centro João Paulo II realiza o evento “À Conversa sobre…” Inovação e Inclusão na (In)capacidade, que irá decorrer nos próximo dias 8 e 9 de Junho 2017.Este evento pretende promover a divulgação de práticas e produtos inovadores e vanguardistas, a partilha de saberes e o debate inerente à temática proposta. Contribuindo desta forma para a promoção da igualdade de oportunidades e inclusão social.

 Com o intuito de divulgar este evento formativo, pode consultar o nosso site através do link https://jornadascjpii.wixsite.com/jornadascjpii.  Onde poderá realizar a sua inscrição, ter acesso ao programa e Workshops. Também poderá fazer inscrição através da Ficha de Inscrição em suporte papel. As Inscrições deverão ser realizadas até ao dia 02 de Junho 2017 e a sua confirmação ocorre mediante comprovativo de pagamento.

 

 

 

imagem

CENFIM encontra-se a organizar o Seminário “(trans)FORMAR – o poder (trans)formador da formação”, destinado a Formadores e Professores, a realizar-se no dia 3 de junho na Batalha.

 Neste seminário teremos como oradores principais o Professor Jorge Rio Cardoso, Professor do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e o Dr. João Leite Psicólogo com experiência na área da formação há mais de 30 anos.

 O CENFIM, convicto do potencial deste Seminário, pretende envolver de forma direta, técnicos de formação e formadores, internos e externos, acreditando que com a sua participação neste Seminário daremos um forte contributo para facilitar o trabalho dos formadores das diversas áreas, bem como aumentaremos o seu conforto no espaço de trabalho, rumo a uma formação de excelência.

Inscrição até ao dia até 19 de maio.

 

 

rICARDORicardo Monteiro, estudante de licenciatura e mestrado em Estg-Leiria Engenharia Electrotécnica inicia a partir de junho um estágio de seis meses na NASA – Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço. Ricardo Monteiro candidatou-se a uma bolsa de iniciação à investigação no IPLeiria no Instituto de Telecomunicações – Delegação de Leiria. No IT iniciou a investigação com base no processamento de imagem, o que levou a optar por fazer a tese de doutoramento nesta área. Muitos parabéns ao nosso estudante!

 

69557797

 

 

 

 

 

Nuno FonsecaO software áudio “Sound Particles”, desenvolvido por Nuno Fonseca, docente do Politécnico de Leiria, venceu o prémio “Os Melhores do Portugal Tecnológico” para a área do Software, atribuído pela revista Exame Informática. A décima edição do evento, que distingue anualmente empresas e pessoas que se destacam nas áreas da Ciência e Tecnologia, decorreu a 16 de maio. Os prémios são atribuídos pela redação da revista Exame Informática, com exceção da categoria “Personalidades”, que é selecionado por um júri independente.

«É fantástico ser reconhecido a nível nacional pela inovação, dedicação e trabalho investidos no Sound Particles, que se tem revelado de facto uma ferramenta eficaz para as grandes produções cinematográficas nos estúdios de renome internacionais», revela Nuno Fonseca.

 

A Associação Portuguesa de Gagos participará, juntamente com as associações de gaguez de Itália, Holanda, Bélgica, Suécia e Finlândia no Encontro Europeu de Jovens com Gaguez “Criatividade Natural”, uma iniciativa realizada em articulação com a Fundação Anatta (NL), através do projecto Salvaj, e com o apoio financeiro do programa Erasmus+. O Encontro Europeu de Jovens com gaguez “Criatividade Natural” é um encontro de partilha intercultural entre jovens, realizado num contexto offline e natural, no norte de Itália, onde os participantes serão estimulados para uma experiência enriquecedora de desenvolvimento pessoal e de conexão profunda com a natureza. Pretende-se, durante 7 dias, partindo das vivências dos participantes com a gaguez, e com o Arboretto de Sale San Giovanni como pano de fundo, fomentar uma reflexão que permita uma compreensão mais realista e positiva dos desafios que a gaguez coloca na vida de quem gagueja, bem como potenciar um contributo positivo no mundo, mobilizando os seus muitos talentos e qualidades individuais, de modo a passar de uma vida gagocêntrica para uma vida centrada em valores, projectos e realizações. Esta iniciativa tem lugar de 1 a 9 de Julho de 2017, e dirige-se a jovens com gaguez com idades entre os 20 e 30 anos. O local será o Arboreto Prandi, Sale San Giovanni (Piemonte), Itália. Assista aqui ao vídeo da edição de 2016. A participação não está restrita a sócios da Associação Portuguesa de Gagos. O custo final para o participante será de 50 a 100 euros (sujeito a confirmação). A pré-inscrição (manifestação de interesse) pode ser feita neste formulário. Mais informações podem ser obtidas nesta página, pelo número de telefone (+351) 925 517 093, ou pelo nosso endereço de correio electrónico gaguez@sapo.PT

FÓRUM “VÊ PORTUGAL”: O debate sobre o turismo em Portugal para portugueses

Leiria recebe o único debate nacional sobre a importância do mercado do turismo interno (que vale 30% das dormidas no País).

Primeiro-Ministro, António Costa, é presença confirmada na Sessão Encerramento.

O Turismo tem vindo a ser um reconhecido impulsionador da atividade económica em Portugal. Em 2015, o sector contribuiu 6% para o crescimento do PIB (11,451 mil milhões de euros em 180 mil milhões) e 14% para as exportações. Se esta é uma área económica naturalmente vocacionada para o mercado internacional, importa, no entanto, não desvalorizar a grande relevância do mercado interno – segundo o INE, 30% dos 53,5 milhões de dormidas registadas em Portugal em 2016 foram precisamente de residentes. O turismo em Portugal, e para portugueses, é também uma oportunidade que carece de estratégia e de debate. E é precisamente isso a que se propõe a 4ª edição do Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, que se realiza nos dias 29, 30 e 31 de maio, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria.

Organização do Turismo Centro de Portugal, em parceria com a Câmara Municipal de Leiria, a edição 2017 do Fórum “Vê Portugal” surge na sequência das edições de grande sucesso já realizadas em Viseu, Aveiro e Coimbra, impondo-se como o único debate promovido no país dedicado especificamente à temática do turismo interno. É dirigido aos protagonistas do negócio turístico, às entidades com responsabilidade na gestão do território e, de uma forma geral, a todos os interessados no setor económico que mais tem crescido em Portugal. O grande objetivo deste Fórum é promover o debate e a necessária articulação entre parceiros, desde Governo a instituições públicas e privadas, empresários, investigadores e académicos, bem como todos os atores que possam contribuir ativamente para alavancar este sector.

Ao longo dos três dias de programa do Fórum “Vê Portugal”, atores e especialistas nacionais e internacionais, na área do Turismo, abordarão a situação atual e lançam pistas para o futuro. Este ano irão dar o seu contributo em cinco painéis, de debate sobre os programas de apoio à valorização dos destinos turísticos; sobre o alargamento do mercado interno com as parcerias transfronteiriças; sobre a importância das indústrias criativas no setor; e sobre como promover e vender um destino turístico.

Para além de participação do Primeiro-ministro António Costa na Sessão de Encerramento, entre os vários oradores, sublinham-se as confirmações de Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, Javier Ramírez Utrilla, diretor geral de Turismo da Junta de Castela e Leão, Ana Abrunhosa, presidente da CCDR Centro, Neil Peterson, fundador do grupo de consultores Inside Track, Airan Berg, diretor de Projetos Internacionais de La Valetta – Capital Europeia da Cultura 2018, e Michel de Blust, secretário-geral da ECTAA – Confederação Europeia das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos Europeus.

Referência, igualmente, para a atividade “Vê Portugal”- Conhece Leiria. Uma iniciativa que se estreia este ano e que tem como objetivo potenciar o conhecimento mais profundo da cidade anfitriã do evento, bem como a vontade de revisitar e recomendar o destino. No fundo, mais uma forma de promoção do Turismo Interno.

Novidade importante na edição deste ano é o Jantar de Gala “Vê Portugal”. A ter lugar no prestigiado Palace Hotel Monte Real, no dia 30 de maio, terá vários momentos altos. Pela primeira vez, o Turismo do Centro irá homenagear personalidades que se destacaram no setor turístico nacional e regional. Ainda no Jantar de Gala, será apresentado o novo filme promocional do Turismo Centro de Portugal e serão entregues os Prémios de Concurso de Empreendedorismo Turístico “José Manuel Alves”, instituídos pelo Turismo Centro de Portugal, e que visam apoiar projetos inovadores no setor do Turismo com implementação na região Centro de Portugal.

A participação no Jantar Gala “Vê Portugal”, tal como no Fórum, é gratuita e limitada, com obrigatoriedade de inscrição e sujeita a confirmação, através do link:  https://goo.gl/forms/Ex6Yb3FuHUUPyDvL2

Mais informações em www.facebook.com/forumveportugal e em www.turismodocentro.pt.

 

De 5 a 7 de Junho de 2017, irá ter lugar, no Porto, no Centro de Congressos da Alfândega, a 1ª Mostra Nacional de Jovens Empreendedores, uma iniciativa organizada pela Fundação da Juventude em colaboração com o Município do Porto e com os apoios do Banco Santander, Brisa e Santa Casa de Misericórdia de Lisboa, e que visa promover o empreendedorismo criativo e social, fomentando a geração de ideias e de negócios inovadores.   Nesta Mostra, participam 50 projetos, 25 referentes ao Ensino Secundário e 25 referentes ao Ensino Universitário, nas áreas do Empreendedorismo Criativo e Empreendedorismo Social   Tendo como objetivo motivar e incentivar os alunos portugueses para o desenvolvimento de projetos criativos e inovadores, está previsto no programa da Mostra a visita organizada de Escolas, dando oportunidade, aos professores e alunos, de poderem ver e contactar com os melhores projetos a nível nacional, realizados ao nível do ensino secundário e universitário. Destacamos ainda, a realização da Conferência “Talk About Empreende Jovem”, nos dias 6 e 7 de Junho, dedicada ao Empreendedorismo Jovem, que irá abordar importantes temáticas para a promoção das competências empreendedoras dos Jovens portugueses.   Assim, lançamos o desafio de organizar uma visita de alunos dessa Escola à Mostra Nacional de Jovens Empreendedores e à Conferência Jovens Empreendedores, que se inserem na Semana do Empreendedorismo Jovem, uma iniciativa conjunta da Fundação da Juventude e do Município do Porto no âmbito do Projeto Empreende Jovem. A inscrição deverá ser efetivada através do envio de um e-mail para (ncardoso@fjuventude.pt) até ao dia 19 de Maio,

Coimbra, 11 de maio  

  

   

No dia 11 de maio, em Coimbra, pelas 16h00, nas instalações da Sede da Região Centro, irá ter lugar o Workshop “Game Changers”: Inovação em Ação, promovido pelo Conselho Regional de Colégio de Engenharia Eletrotécnica e o Conselho Diretivo da Região Centro. Este workshop será dinamizado pela Legacy Consulting, e tem como principais objetivos trabalhar um mindset de Game Changer, vivenciar os testemunhos de Profissionais inovadores, empreendedores e intraempreendedores que construíram o seu caminho e os seus projetos e marcaram a diferença no mercado português e caraterizar as dimensões de Criatividade e Inovação, que permita à audiência potenciar a sua própria criatividade e aumentar a capacidade de inovação nos desafios profissionais que enfrentam.

 

Data: 11 de maio de 2017.

Local: Auditório da Sede da Região Centro da OE.

Horário: 16h00 -19h30.

MATERIALIZA a tua IDEIA!
Cria a tua StartUP, nós apoiamos!
ATREVE-TE E INSCREVE-TE!

O Programa MATERIALIZA permite transformar a TUA ideia e apoiar a criação da tua STARUP. Consiste em:

– Apoio tecnológico especializado e de equipa multidisciplinar de investigadores do CDRSP-IPLeiria durante o período fixado no termo de aceitação;
– Pré-incubação na Incubadora OPEN, de acordo com os preços e condições praticados pela OPEN durante o período fixado no termo de aceitação;
– Acompanhamento e aconselhamento na área do empreendedorismo, gestão, marketing, desenvolvimento de novos produtos e financiamento, de forma a desenvolver o plano de negócios, por parte da OPEN e do Open Business Angels;
– Apoio administrativo na proteção da propriedade intelectual da ideia pelo Centro de Transferência e Valorização do Conhecimento durante o período fixado no termo de aceitação;
-Orientação para enquadramento no programa de financiamento da Portugal Ventures Industria 4.0 e financiamento do Open Business Angels.
Para efetuar a inscrição enviem, até 10 de maio, todos os elementos (formulário de candidatura do Programa MATERIALIZA, currículos dos promotores e elementos adicionais) para o e-mail materializa@ipleiria.pt.

17951620_825585570924000_1156850431351005368_n

Catarina Silva e Luís Marcelino, docentes do Departamento do curso de Engenharia Informática são autores do livro Desenvolvimento em Swift para iOS. A sessão de lançamento do livro realiza-se na FNAC do Leiria Shopping amanhã, quarta-feira, 19 de abril pelas 19h00. A entrada é livre.imagem

 

No âmbito da 7ª Campanha de Prevenção de Maus Tratos a Crianças e Jovens , dinamizada pela Administração Regional de Saúde do Centro e pela rede de parceiros de Leiria,   irão decorrer no concelho de Leiria durante o mês de abril diversas iniciativas conjuntas.

Caminhada Solidária  no dia 29 de abril em Leiria, com concentração às 9h30 no Largo do Papa. Inscrições : http://bit.ly/CaminhadaSolidaria.

 

No âmbito do “Dia Aberto nas Empresas”, o curso de Gestão, em conjunto com o curso de Contabilidade e Finanças e com o curso de Marketing, convidou 3 empresas para se deslocarem à Academia e interagir com os estudantes, concretamente com os estudantes do 1º ano. Assim, amanhã (24 de março) estarão na ESTG, entre as 10h e as 12h, no auditório do Edifício B, as seguintes empresas:

Caixa de Crédito de Leiria: A Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Leiria é uma cooperativa de crédito, fundada em 3 de Janeiro de 1915, e tem como área de atuação os Concelhos de Leiria, Marinha Grande e Ourém. É uma instituição financeira que presta serviços bancários e caracteriza-se pela cooperação com atividades de caráter social e cultural desenvolvidas nas comunidades da sua área de atuação. A Caixa de Crédito de Leiria é uma entidade bancária de referência, não só pela sua atividade de raiz, como pela sua intervenção social.

      Oradores : – José Varela, Administrador, responsável pela área comercial;

                      – David Gaio, a desempenhar funções no departamento Comercial e de Análise de Crédito;

Spal Porcelanas: A história da SPAL é marcada por uma consistência muito grande em torno dos valores da sua marca. Desde a sua fundação em 1965, a SPAL promove o design, a inovação e a qualidade como parte integrante da cultura empresarial. Começou por ser a primeira empresa do sector cerâmico a lançar um concurso de design (1970) e desde então, mantém as parcerias com as escolas de design e de engenharia de materiais. Desde muito cedo evidenciou a sua vocação exportadora. As porcelanas da Spal estão presentes em mais de 45 países, representando 60% da faturação da empresa de Alcobaça.

      Orador : – Ana Figueiredo, Diretora de Marketing;

La Redoute: A La Redoute é uma marca da empresa La Redoute Portugal e está presente em Portugal desde 1988. A empresa exerce a atividade de vendas à distância. Os seus serviços constituem uma mais-valia comercial para a La Redoute Portugal, que multiplica as inovações neste domínio: entrega rápida através dos Pontos pickup, Serviço Após-Venda, Garantia de satisfação… Este nível de serviço de elevada qualidade só é possível graças a uma logística eficiente, organizada no Centro de logística na Barosa em Leiria.

      Orador : – A indicar;

A NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria, em parceria com o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I.P e a ARICOP, vai realizar no dia 29 de março, pelas 14h15m, uma sessão informativa sobre “Marcação CE e Certificação de Produtos”, conforme PROGRAMA AQUI.

Esta sessão pretende esclarecer e sensibilizar empresários e outros interessados quanto à importância e obrigações das empresas nestas matérias.

Entre outros, serão intervenientes nesta sessão, representantes das seguintes entidades: • ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica • CERTIF – Associação para a Certificação dos Produtos • CTCV – Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro • IPQ – Instituto Português da Qualidade

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória AQUI.

A Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) apresenta a terceira edição do Prémio PORDATA Inovação. Esta é uma iniciativa que, uma vez mais, dentro da missão da FFMS, procura promover e aprofundar o conhecimento da sociedade portuguesa e reforçar a articulação entre a PORDATA e os agentes de produção de conhecimento, incentivando o desenvolvimento de indicadores inovadores que representem uma mais-valia para a compreensão das dinâmicas da sociedade. É, por isso, especialmente encorajada a participação da comunidade científica nacional.

Até à data, foram premiados três indicadores inéditos publicados na Pordata:
Índice de Gini na Saúde, Equilíbrio Orçamental e Índice de Hierarquia de Gestão dos Resíduos Urbanos.

No âmbito da 3.ª edição toda a informação pode ser consultada em
www.pordata.pt.

 

A AMC – Associação Missão Crescimento promove uma conferência intitulada “O Dilema do Crescimento”,que se realiza em Leiria, no próximo dia 13 de março pelas 18h00, nas instalações da Associação Empresarial da Região de Leria – NERLEI.

A Missão Crescimento é uma plataforma de pensamento, debate e produção de acção orientados para a sociedade portuguesa; mobilizando e congregando esforços em vista o crescimento económico de Portugal.

A Conferência conta com a presença do Bastonário da Ordem dos Engenheiros, o Sr. Engº Carlos Mineiro Alves.

 

Decorrem até dia 15 de março, as inscrições para a EDP University Challenge 2017.  Para os alunos do Politécnico de Leiria se inscreverem é necessário acederem ao  link do concurso – http://geracaoedp.edp.pt/universitychallenge/#/home. No site, estão disponíveis diversas informações sobre este concurso, não só da edição de 2017, como também das edições anteriores (incluindo apresentações dos trabalhos vencedores).

 

cartaz_curso_gestao_condominios_segunda_edição_jpg

cartaz

Convite: Plano de Investimento na Região de Leiria | 01-03-2017 | 10h00 | Ed. NERLEI

8º Congresso da Sociedade Portuguesa de Medicina do Adolescente da SPP

LEIRIA, Teatro José Lúcio Da Silva – 17, 18 e 19 de maio

Inscrição: http://www.asic.pt/index.php/formularios/8-cong-spma

 

A CERCILEI, uma instituição de solidariedade social que, para além da sua missão, promove e organiza, desde 1996, formações científico-pedagógicas no Concelho de Leiria,   procurando ir ao encontro das necessidades de técnicos, pais, encarregados de educação e profissionais. O 8º Encontro na Diferença “Uma mão cheia de sonhos… Eu, tu e o mundo!” contará com um leque diversificado de especialistas que, com o  seus saberes e experiência, enriquecerão as temáticas apresentadas. O evento terá lugar na ESTG.

Frei Bento Domingues, Dr. Hernâni Carvalho, Dra Célia Sousa, Dr. Carlos Poiares, Dra Maria Louro, Professor Rui Veiga, Dr. Luis Borges, Centro de Apoio à Intervenção Precoce na Deficiência Visual, ANIP, Professor Artur Delgado, Dr. Carlos Neto, Tenente-Coronel Lay Garcia, Dra Ana Albergaria, Professor do Yoga Pedro Capinha, Dr. José Morgado, Dr. Jorge Rui Cardoso, Professor Adelino Calado e Dra Maria José Araújo já confirmaram a sua presença!

Consulte o Programa

Page_00002Page_00001

 

 

 

 

 

A Fundação da Juventude promove a 25ª edição do PEJENE – Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior nas Empresas, em parceria com o IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude e Companhia de Seguros Tranquilidade. Este Programa de Estágios, de âmbito nacional, destina-se a jovens a frequentar o último e penúltimo ano do ensino superior em todas as áreas académicas. As candidaturas ao PEJENE 2017 contam com duas fases.  

  • A primeira fase, para empresas/entidades de acolhimento interessadas em receber estagiários, decorre até 7 de abril.
  • A segunda fase, para os jovens estudantes que se pretendam candidatar decorre a partir de 17 de abril.

Tanto para as entidades, como para os jovens, as candidaturas são feitas diretamente no website www.fjuventude.pt/pejene2017 Após o deadline das candidaturas das empresas/entidades de acolhimento, a Fundação da Juventude divulga online a lista de vagas para estágios, iniciando-se assim as candidaturas para os jovens estudantes. Os estágios da 25ª edição realizam-se entre julho e setembro.

O Centro de Reabilitação e Integração de Fátima, uma Instituição Particular de Solidariedade Social sediada em Fátima está a organizar ação de sensibilização desenvolvida pelo Centro de Recursos, “Incluir sem Medo!”. As inscrições para esta ação são gratuitas e de carater obrigatório, pelo que poderão enviar a ficha de inscrição para o seguinte email: crif.centroderecursos@gmail.com.

PROGRAMAS INTENSIVOS DE VERÃO NOS EUA

Os Study of the U.S. Institutes (SUSI) for Student Leaders from Europe são programas académicos intensivos de cinco semanas nos EUA integralmente financiados através de uma bolsa do Departamento de Estado Norte-Americano. O programa decorre durante os meses de junho e julho de 2017.

Estas bolsas destinam-se a possibilitar que jovens portugueses possam aprofundar os conhecimentos sobre os EUA e simultaneamente desenvolver diferentes capacidades académicas e pessoais.

+ INFO: www.fulbright.pt/…/study-of-the-u-s-institutes-susi-for-stu…

A Deloitte Digital juntou-se aos estudantes Catarina Baptista, André Santos Samuel Faria, David Safadinho, Renato Macedo, João Ramos, Roberto Ribeiro dos cursos de Gestão, Engenharia e Gestão Industrial e Engenharia Informática e à Lusiaves, para responder a um desafio de negócio desta organização. O protótipo foi desenvolvido e a tecnologia será agora implementada. Conheça este projeto de transformação digital desenvolvido no âmbito do Indústria 4.0.

 

João FerreiraProjeto

Yes, Weride – Plano de marketing da Weride – mountain bike tours

No contexto atual de crescimento do Turismo Aventura e Natureza e da prática de desporto e hábitos saudáveis, João Ferreira, estudante do curso de Marketing, desenvolveu no âmbito do Projeto de Marketing, um projeto intitulado “Estratégia e Plano de Marketing Weride – mountain bike tours” que consistiu no Planeamento de Marketing para uma empresa de animação turística direcionada para atividades de BTT (dentro do Turismo Aventura/Natureza). O trabalho realizado resultou num planeamento de Marketing para três anos, em que para o primeiro ano foram delineadas e planificadas as ações em concreto a aplicar.

O estudante traçou como objetivo primordial dar um maior eco à marca Weride, levando a tornar-se mais conhecida pela repetição e presença – publicidade, novos produtos, considerar novos nomes para os atuais serviços, merchandising, aspetos de identidade da marca, promoções – depois, criar laços com os clientes, procurando a sua fidelização – através de mais comodidades do site, apostar no CRM, estabelecer maior contato com lideres de opinião, email e sms marketing. Destas propostas algumas já estão a vigorar, outras estão sob análise pela organização.

Na pesquisa para este trabalho, observou-se o facto de Portugal estar a tornar-se um ponto de destino para a prática de Downhill e Enduro. Devido às suas condições climatéricas e infraestruturas que tem vindo a ser criadas nos últimos anos para permitir a prática de DH e EN. Essencialmente em Ponte de Lima, Lousã, Algarve, Madeira e Açores. A prova desta análise é o fato dos primeiros meses do ano ser local para muitas equipas internacionais, onde constam os atletas campeões e vencedores da Taça do Mundo de DH, bem como, as grandes marcas, a alojarem-se em território nacional para realizar estágios e testes para as competições que irão realizar ao longo do ano pelo mundo. A localidade da Lousã (Louzanpark) tem sido alvo de atenção visto de ano para ano, vir a receber cada vez mais pilotos internacionais para preparem as suas épocas, apresentando todos os anos melhoramentos e infraestruturas mais capazes de dar resposta às solicitações. Outro indicador do crescimento surge por este ano (2017) a ilha da Madeira vir a ser palco de uma etapa do Enduro World Series, a taça do Mundo da modalidade de Enduro, que reforça o empenho de Portugal em ganhar expressão internacional nas modalidade – Enduro e Downhill

Para o CEO da Weride, João Mourão referiu que “o trabalho já nos pôs a pensar em estratégias com mais afinco. Ferramentas internas sugeridas como o Client Review entre outras já estão em ação. A relação com o cliente pós venda melhorou. Adquirimos uma consciência mais profunda do que nos rodeia e do que precisamos de fazer para diferenciar os nossos serviços…Definir o nosso target é algo que continuamos a explorar”. Para o estudante João Ferreira “foi muito interessante e desafiante realizar este trabalho, sendo duas áreas que gosto, turismo e desporto (especialmente bicicletas)”,acrescentando que “este trabalho levou-me a compreender algumas realidades dos mercados, obrigou-me a procurar soluções para fazer frente às adversidades nos mercados de trabalho, onde sublinho por exemplo a recolha de dados através de questionários que efetuamos, que foi de baixa representatividade o número de respondentes, tornando-se quase dispensável e obrigando a ir buscar outros elementos de informação para conseguir entender as necessidades e desejos dos  clientes da Weride e dos potenciais”. Outro aspeto marcante para o estudante foi que o facto da primeira reunião ter sido efetuada a andar de bicicleta “outro aspeto marcante que teve este projeto e que nunca esquecerei, foi que a primeira reunião foi passada toda ela a andar de bicicleta pela serra de Sintra a fazer Enduro/Downhill”. O trabalho teve como docente orientadora de projeto, a Doutora Alcina Gaspar, do Departamento de Gestão e Economia.

Arlete

 A Acredita Portugal, associação sem fins lucrativos está a organizar o maior concurso de empreendedorismo do país. A Acredita Portugal irá premiar os melhores projetos, sendo que durante o concurso os empreendedores recebem formação especializada que os ajudará a levar a sua ideia à prática. As inscrições são gratuitas e decorrem até dia 15 de janeiro de 2017. Ao usufruir da nossa formação, os estudantes têm a oportunidade de criar a sua própria empresa e lançarem-se no mercado de trabalho.

 

Encontram-se a decorrer as candidaturas para as seguintes ações de formações contínua:

 

Formalização de candidaturas em http://candidaturas.ipleiria.pt

Mais informações podem ser obtidas junto do Secretariado de Pós-Graduações.
Emailposgraduacoes.estg@ipleiria.pt
Tel.: 244 820 308 – Fax. 244 820 310

O evento decorre de 14 a 17 de dezembro de 2016 na ESTG Leiria e é organizado pelo Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto (CDRSP) do Politécnico de Leiria. Pretende ser um fórum de excelência de troca de saberes e experiências multidisciplinares no âmbito da fabricação inteligente e sustentada e áreas relacionadas. Contamos nesta Conferência com a participação de cerca de 80 investigadores de diversos países, totalmente comprometidos no desenvolvimento de soluções inovadores e amigas do ambiente que permitam resolver os problemas da nossa sociedade e que contribuam para tornar a nossa vida mais agradável e sustentada.

Todas as informações sobre o evento podem ser consultadas AQUI.

A RESIM 2016 conta com dezassete oradores convidados de renome Internacional, entre os quais se destacam:

– Professor Edward Leonard, da Columbia University,  New  York, director of Columbia’s Artificial Organs Research Laboratory

http://engineering.columbia.edu/edward-f-leonard-developing-artificial-kidney

– Professor Ludovico Alcorta, director of UNIDO’s Development Policy, Statistics and Research Branch.

https://institute.unido.org/programmes/executive-programme/the-future-of-manufacturing/the-future-of-manufacturing-course-faculty

Topics da RESIM2016:

Manufacturing and Climate Change

Human-induced climate change

Impacts of human-induced climate change

Option for adaptation and mitigation

Secure, clean and efficient energy

Manufacturing for Secure Societies – Europe in a changing world

Innovative and inclusive societies

Reflective societies

Demographic change

Manufacturing for improved health and well-being

Rehabilitation and ergonomic systems

Biomedical devices, prosthetic and orthosis

Biomanufacturing and Regenerative Medicine

Sustainable integrated user-centered care

Manufacturing with innovative sustainable materials

Smart materials

Resource efficiency and raw materials

Reintegrating waste materials

Manufacturing to enhance food, security and bioeconomy

Enhancing food security

Sustainable agriculture

Manufacturing from forest

Manufacturing related to marine resources and bioeconomy

Circular economy

Intelligent manufacturing systems (Industry 4.0)

Standardization

Customization and personalization of manufacturing products, processes and systems

Flexible, reconfigurable and changeable manufacturing systems

Cyber-physical production systems

Multi-physics models and simulation

raul_castro_c_1_999_999A Villa Portela e o Edifício da EDP é o tema da aula aberta que será proferida pelo Presidente da Câmara de Leiria, Raul Castro, no dia 14 de dezembro, na ESTG. A aula aberta realiza-se no âmbito da unidade curricular Introdução à Administração Pública (1º ano) e Regime Laboral da Administração Pública (3º ano) do curso de Administração Pública. O orador fará o enquadramento da política cultural da Câmara Municipal de Leiria, em especial da sua política de aquisições de equipamentos culturais. A aula realiza-se pelas 11h00, na sala D.S. 1.3 do Edifício D.

No próximo dia 17 de novembro a ESTG recebe uma delegação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que irá visitar também outros Institutos Politécnicos nacionais. A comitiva visitará os laboratórios da ESTG que será seguida de uma reunião.

salveO Centro de Sangue e Transplantação de Coimbra realiza no dia 21 de novembro, na sala 0.0 do Edifício A da ESTG, uma colheita de sangue. Pode participar entre as 14h30 e as 18h30.

 

saa1-1024x680No próximo dia 9 de novembro, a ESTG-Leiria recebe um roadshow da Siemens com a presença de dois camiões demostrativos. Da divisão Digital Factory o Profinet on tour, e da divisão Process Industries and Drives o Siemens Process Instrumentation and Analytics.

+ informação: http://siemensautomationacademy.ipleiria.pt/…/roadshow-da-…/

 

Ana Sargento, Eduarda Fernandes e Ana Sofia Lopes são os membros da equipa do Centro de Investigação em Gestão e Sustentabilidade do Politécnico de Leiria (CIGS/IPLeiria) que desenvolveu a candidatura do Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU) da Vila da Batalha a fundos da União Europeia, em colaboração com o município da Batalha. A entidade gestora do Programa Operacional do Centro (Centro 2020) divulgou recentemente que a candidatura foi “admitida e aprovada com a classificação global de boa”, que corresponde à classificação máxima, na escala de avaliação definida pelo programa.

O projeto, desenvolvido entre janeiro e junho deste ano, visa promover o ambiente urbano sustentável e revitalizar as áreas de intervenção do centro histórico e zona ribeirinha da Vila da Batalha. A equipa do CIGS/IPLeiria, em cooperação com o município da Batalha, colaboraram na planificação de objetivos e ações integrados e coerentes, concretizáveis através dos projetos públicos e privados apresentados.

«Considero muito positiva esta interação estreita entre a academia e os agentes da comunidade em que nos inserimos, empresas e outro tipo de organizações», confessa Ana Sargento, coordenadora do CIGS/IPLeiria. «Agradecemos ao município da Batalha o facto de nos ter contactado para colaborar neste trabalho, cuja realização nos proporcionou mais uma oportunidade de enriquecimento da nossa experiência».

Este projeto prevê um investimento público de 3,2 milhões de euros, que potenciará o investimento privado de cerca de 1,7 milhões de euros. Com esta aprovação fica garantido que parte deste investimento será co-financiado pela União Europeia, através do programa operacional Centro 2020, até ao montante máximo de 2,7 milhões de euros do FEDER – Fundo Europeu deo Desenvolvimento Regional.

No âmbito do PARU da Batalha, foram considerados cinco projetos na componente pública: a reabilitação do Edifício Dr. Gens (antiga Câmara) e sua adaptação para Universidade Sénior e Centro Europeu de Investigadores, a requalificação do edifício do antigo Hospital da Misericórdia e reconversão em Unidade de apoio à Juventude, a intervenção urbanística junto da EN 1 de salvaguarda dos impactos do ruído e poluição sobre o Mosteiro da Batalha, a readaptação do antigo campo de futebol junto ao Mosteiro da Batalha para praça desportiva, e instalações desativadas do Instituto da Vinha e do Vinho na margem poente do rio Lena. Estes projetos serão iniciados ainda este ano e concretizados até 2019.

O presidente do Município da Batalha já expressou o seu reconhecimento pelo trabalho da equipa do CIGS/IPLeiria, nomeadamente a forma «como souberam interpretar os objetivos estratégicos do PARU da Batalha e desenvolver com a equipa municipal um trabalho notável que agora conhece a distinção da aprovação com mérito por parte da Autoridade de Gestão do Centro 2020».

 

Jovens Europeus” é uma nova ferramenta do Eurostat (Gabinete de Estatística da União Europeia) pensada em primeiro lugar para os jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 29 anos, mas também para os pais, decisores, professores, políticos, etc., que pretendam saber mais sobre a geração jovem da Europa. Esta infografia interativa permite aos jovens comparar-se a si próprios com os outros jovens portugueses e  jovens europeus da sua idade.

Trata-se de um quiz sobre a vida dos jovens europeus, composto por várias perguntas que abarcam quatro temas: “Eu e a minha família”; “Eu e o meu trabalho”; “Eu e os meus estudos e o meu tempo livre; “Eu e a Internet”

 

https://www.ine.pt/scripts/young_europeans/index_pt.html

A Direção-Geral do Território (DGT) abriu dia 19 de agosto, um concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) para Mestre, para desenvolvimento, teste e aplicação de metodologias para produção de informação de ocupação de solo a partir de imagens de satélite e de análise espacial em Sistemas de Informação Geográfica (SIG).

 

Mais informações em

http://www.dgterritorio.pt/noticias/procedimento_para_a_atribuicao_de_uma_bolsa_de_investigacao_para_mestre_2/

 

Pós-Graduações na ESTG, ano letivo 2016/2017

No próximo a no letivo a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria irá disponibilizar as seguintes 4 Pós-Graduações:
Mais informações podem ser obtidas junto do Secretariado das Pós-Graduações.

Conferência: “Oportunidades da Economia de Defesa” | 13-07-2016

 13558653_10153826125012199_8868374518229806416_o13558709_10153826125207199_8413105556269681893_o  

 

Terminou no dia 8 de julho a 4ª edição da Academia de Verão da ESTG. Cerca de 100 participantes, estudantes do 10º ao 12º ano participaram nesta academia nas áreas de Engenharia Informática e Jogos Digitais e Multimédia, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia e Gestão Industrial, Gestão e Economia, Engenharia Automóvel e Engenharia Mecânica.

A Academia de verão da ESTG é um evento destinado a alunos do 10.º ao 12.º ano, que pretende dar a oportunidade de, durante uma semana, 4 a 8 de julho de 2016, viverem a experiência de “estudar” no ensino superior e, deste modo, estimular as áreas científicas e tecnológicas nas escolas secundárias. Nestes dias, os participantes podem inscrever-se nas atividades que mais lhes interessam nas diversas áreas científicas da Academia, sendo possível mostrar um pouco do que se faz na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-Leiria), desde a lecionação em sala de aula, à aplicação dos conhecimentos nos laboratórios, em empresas e outras entidades externas, numa experiência enriquecedora e única, que pode ser importante na escolha informada, até face à perceção que terão do mercado de trabalho, da área a seguir no ensino superior.
Os participantes na Academia de verão da ESTG são sempre acompanhados, por estudantes e docentes da ESTG, nas diversas atividades organizadas em cada programa científico, como sendo miniprojetos, visitas de estudo, workshops entre outros eventos.         

Terminou no dia 8 de julho a 4ª edição da Academia de Verão da ESTG. Cerca de 100 participantes, estudantes do 10º ao 12º ano participaram nesta academia nas áreas de Engenharia Informática e Jogos Digitais e Multimédia, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia e Gestão Industrial, Gestão e Economia, Engenharia Automóvel e Engenharia Mecânica.

A Academia de verão da ESTG é um evento destinado a alunos do 10.º ao 12.º ano, que pretende dar a oportunidade de, durante uma semana, 4 a 8 de julho de 2016, viverem a experiência de “estudar” no ensino superior e, deste modo, estimular as áreas científicas e tecnológicas nas escolas secundárias. Nestes dias, os participantes podem inscrever-se nas atividades que mais lhes interessam nas diversas áreas científicas da Academia, sendo possível mostrar um pouco do que se faz na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-Leiria), desde a lecionação em sala de aula, à aplicação dos conhecimentos nos laboratórios, em empresas e outras entidades externas, numa experiência enriquecedora e única, que pode ser importante na escolha informada, até face à perceção que terão do mercado de trabalho, da área a seguir no ensino superior.
Os participantes na Academia de verão da ESTG são sempre acompanhados, por estudantes e docentes da ESTG, nas diversas atividades organizadas em cada programa científico, como sendo miniprojetos, visitas de estudo, workshops entre outros eventos.         

 

Conferência: “PIN 2016 – Inovação na Indústria” | 05-07-2016 | 14h30 | Ed. NERLEI

 

No intuito de desenvolver o gosto pela investigação no âmbito da História Local e do Património do distrito de Leiria e do concelho de Ourém, que representam um património da mais elevada importância para a cultura nacional, Ricardo Charters d’ Azevedo instituiu e solicitou ao CEPAE | Centro do Património da Estremadura que promovesse, em parceria com a CML | Câmara Municipal de Leiria e o IPL | Instituto Politécnico de Leiria e ADLEI | Associação para o Desenvolvimento de Leiria, o Prémio ‘Villa Portela’ de que a edição de 2016 será a terceira, destinado a galardoar trabalhos naquele âmbito.
Com a instituição do Prémio Villa Portela, Ricardo Charters d’ Azevedo pretende homenagear os seus antepassados, que viveram na propriedade com aquele nome, lugar emblemático da cidade e da região.

Vila_Portela_Folheto

Seminário de apresentação do projeto “Empreender Leiria” | 29-06-2016 | 14h00 | Ed. NERLEI

“Marketing e Vendas nas Redes Sociais” | 17-06-2016 | 09h às 18h

31º Aniversário da NERLEI | Conferência “Banca e Economia” c/ João Salgueiro | 27-06-2016 | 19h00

Workshop: “Inspeção da ACT – O que fazer?” | 23-06-2016 | 09h às 13h | Ed. NERLEI

Portal

O novo portal IPL Indústria foi apresentado no dia 8 de junho, no âmbito do IV Encontro IPL Indústria.

Em https://www.ipleiria.pt/iplindustria/ poderá conhecer as linhas de acção do protocolo IPL Indústria, as edições dos Encontros e as Bolsas atribuídas. “O protocolo “IPL Indústria” materializa a nossa forma de ver o ensino superior: em estreita ligação com o mundo empresarial. Resulta muito de um trabalho de proximidade desenvolvido entre as pessoas que estão nas empresas e as pessoas que estão no Politécnico de Leiria, assente na confiança mútua e no reconhecimento da complementaridade entre estes dois tipos de instituições”.

A NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria realiza no próximo dia 03 de junho, pelas 9h00, no Ed. NERLEI, o seminário “Orçamento do Estado 2016”. Com o objetivo de clarificar as principais alterações em IRS, IRC, IVA e analisar os novas regras do IVA no setor da restauração, introduzidas com o OE2016, a sessão terá como oradores técnicos de reconhecida competência da Direção Distrital de Finanças de Leiria, nomeadamente: .“Alterações em sede de IRS” – Dr. António Santos  .“Alterações em sede de IRC” – Dra. Cristina Casalinho  .“Alterações em sede de IVA” – Dr. José Gante  .“Novas regras do IVA no setor da restauração” – Dr. José Gante.

 FUSO é uma anual de entrada gratuita que vai já na sua 8ª edição e acontece nos jardins, terraços e esplanadas de Lisboa, abraçando as noites de Verão com uma plateia de espreguiçadeiras que convida a cinco dias de viagem pela vídeo arte fora do contexto habitual de galerias e museus. As inscrições estão abertas até 1 de Julho com prémio aquisição FUSO/Fundação EDP de 2.500€. O regulamento poderá ser consultado em: http://fusovideoarte.com/2016/opencall2016_regula.html

Debate: “Política Industrial para o Século XXI”

17-05-2016 | 17h00 | Ed. NERLEI

O tema da sondagem atual prende-se com o tema da escolha da carreira a seguir: fatores que pesaram na escolha do curso, a escolha da universidade e a forma de financiamento.  

http://www1.trabajando.cl/opinion.cfm?aniid=1567

 

 Seminário: Financiamento das Empresas realiza-se no dia 3 de maio no Auditório da Expoeste.

 

 

Cartaz XXVI Encontro AULP

 

A APN – Associação Portuguesa de Neuromusculares vem convidá-lo(a) a participar numa experiência única!

 

A APN vai realizar pelo 9.º ano consecutivo uma experiência de Vida “In”dependente, neste Verão, em Valadares – Vila Nova de Gaia.

Esta experiência vai decorrer em várias semanas, com diferentes grupos (ver datas em anexo).

 

A Vida “In”dependente pretende proporcionar a algumas pessoas com doença neuromuscular uns dias sem a habitual retaguarda familiar, durante os quais, voluntários e profissionais da APN garantirão toda a sua autonomia, higiene, alimentação e boa disposição.

 

Para ter uma visão do que aconteceu nos anos anteriores, poderá visualizar as seguintes hiperligações:

 

 

Se quiser fazer parte desta experiência e travar conhecimento com a realidade das doenças neuromusculares inscreva-se preferencialmente através do e-mail info@apn.pt ou pelos telefones 22 616 05 68 / 22 610 62 02 / 915507150 até dia 15 de maio.

A Universidade Europeia acolhe em Lisboa, nos próximos dias 27 e 28 de Maio a 2ª edição da UE Creative Night, um evento de estímulo à inovação, à criatividade e ao empreendedorismo. Estarão presentes cerca de 300 estudantes da rede Laureate International Universities composta em Portugal pela Universidade Europeia, IADE – Creative University e IPAM – Instituto Português de Administração de Marketing (Lisboa e Porto) e empresas nacionais e multinacionais representativas de vários setores de atividade, do turismo às tecnologias passando pela grande distribuição, pelo desporto ou pela comunicação social, entre outros e que lançarão desafios de gestão aos estudantes. Numa maratona que se iniciará no dia 27, as equipas de estudantes trabalharão durante toda a noite, com o apoio de docentes, sobre esses desafios e apresentarão num Pitch, na manhã seguinte, as suas propostas às empresas.

 

 

solidariedade

banner-email-III
banner-email-III

Workshop “Organização do Tempo de Trabalho com mais Rentabilidade”

03-05-2016 | 9h-13h | Ed. NERLEI

programa Sexualidade (d) eficiente

imagem

Está prevista para o mês de maio, a realização da atividade “passeio geológico”, organizada pelo Departamento de Engenharia Civil junto da Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, em Leiria. Os passeios geológicos decorreram entre os dias 2 e 9 de maio.  

 

 

Cursos Livres de Chinês I e Chinês II

Inscrições Abertas

Destinatários:

– Comunidade Académica do IPLeiria (docentes, não-docentes, estudantes, antigos estudantes do IPL registados na Rede IPLeiri@lumni e professores cooperantes)

– Público em Geral

Duração:

45 horas – 15 semanas

Período:

De 01 de março a 24 de junho de 2016 

Horário:

Chinês I:  3ª feira – Das 19:00 às 20:30 / 4ª feira – das 20:00 às 21:30;

Chinês II: 3ª feira – Das 20:30 às 22:00 / 4ª feira – das 18:30 às 20:00.

 

Custos:

Público em Geral — € 150

Comunidade Académica IPLeiria— € 125

 

Modalidades de pagamento:

Até 25 de fevereiro de 2016, por multibanco ou transferência bancária. 

 

Local:

Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (Leiria)

 

Prazo para inscrição:

Até dia 25 de fevereiro de 2016

Formulário Online: http://candidaturas.ipleiria.pt/#OutrasFormacoes

 

 

Mais informações:

Gabinete de Apoio à Formação e Projetos

Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria

Tel.: 244 829 419

Email: gafp.esecs@ipleiria.pt

O Projeto UE4SD envolve a participação de 53 instituições do ensino superior de 33 países de toda a Europa, em que o IPLeiria é a única instituição de ensino superior politécnica nacional participante, em conjunto com as Universidades de Aveiro, Minho e Católica. Na 1.ª fase do projeto foi efetuado o levantamento da situação no que concerne à educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) no ensino superior com a publicação do relatório da situação em cada um dos países Parceiros (regiões). Na 2.ª fase, foram selecionadas as melhores práticas desenvolvidas pelas instituições parceiras em ESD e foi publicado o manual  “Leading Practice Publication” – LLP a qual visa proporcionar uma síntese de 13 exemplos selecionados de boas práticas sobre oportunidades de desenvolvimento profissional para os educadores universitários na área da EDS. A divulgação desta publicação em particular, pretende promover processos de tomada de decisões aos diferentes níveis da política de Ensino Superior, servindo como referência para a reflexão e a avaliação do próprio trabalho dos educadores e apoiando as equipas de desenvolvimento profissional nas instituições como uma fonte de experiência e inspiração.

Projeto é financiado pela União Europeia no âmbito do Lifelong Learning Programme.

Toda a informação sobre o projeto poderá ser consultada em http: //www.ue4sd.eu/

Neuza Ribeiro distinção de paperNeuza Ribeiro, docente do Departamento de Gestão e Economia e investigadora do CIGS, viu o seu paper “O impacto da perceção da justiça organizacional e do suporte organizacional no desempenho individual: O papel moderador da violação do contrato psicológico”, em co-autoria com Ana Virgolino e Arnaldo Coelho da FEUC, distinguido como “Best Paper” nas XXVI Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica realizadas de 3 a 6 de fevereiro em Idanha-a-Nova. As XXVI Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica são consideradas o maior evento científico ibérico na área da Gestão e teve nesta edição a apresentação de 240 trabalhos e o envolvimento de 455 autores.

 

abrunhosaManuel Ângelo Gomes Abrunhosa Marques de Almeida, docente do Departamento de Ciências Jurídicas publicou um livro sobre “Direito Financeiro Tributário” editada pelo grupo editorial “Vida Económica”. Um manual que elucida sobre regras e funcionamento do sistema fiscal em Portugal enunciando os princípios aplicáveis e explicando as regras do atual sistema fiscal em Portugal. Esta publicação concisa e prática, concilia o Direito Tributário com o Direito Financeiro. São tratadas as competências básicas a adquirir, na ótica do processo educativo de Bolonha. Dividida em 4 partes, tem como principais destinatários: a comunidade académica, os profissionais da área e os cidadãos, em geral.

Catarina Silva

Catarina Silva, docente do Departamento de Engenharia Informática foi recentemente eleita vice-chair da equipa que irá liderar a comissão executiva para o biénio 2016-2017 do IEEE Portugal Section.

O IEEE Portugal representa três importantes áreas científicas, com particular relevo no contexto das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e suas aplicações nos mais variados domínios e atuais desafios sociais. O IEEE é a maior ordem profissional de Engenharia Eletrotécnica no mundo.

 

Com o objetivo de promover o desenvolvimento de estratégias de organização do estudo e do trabalho e a sempre difícil gestão das 24h de cada dia, o Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) irá dinamizar, de novo, a Formação em GESTÃO DO TEMPO E DO ESTUDO. 

Esta formação, com a duração de 9h, decorrerá de acordo com a seguinte calendarização:

7/4 – 17h/20h – Sala de Formação 1 – Edifício B – ESTG

12/4 – 17h/20h – Sala de Formação 1 – Edifício B – ESTG

13/4 – 17h/20h – Sala de Formação 1 – Edifício B – ESTG

Caso estejam interessados, inscrevam-se AQUI até ao próximo dia 4 de abril. 

Uma vez que o número de vagas é limitado, serão consideradas por ordem de chegada as primeiras 30 inscrições. Porém, a formação só se realizará com um nº mínimo de 12 inscritos. Os estudantes que participarem em pelo menos 2/3 da formação, terão direito ao respetivo certificado. A formação é gratuita.

Para mais informações, podem contactar a D.  Ana Paula Gregório (no Edifício B, junto aos Serviços Académicos), através do telefone 244 820300 (extensão 203055) ou do endereço sape.estg@ipleiria.pt

Cerimónia de Adesão ao “Compromisso Pagamento Pontual”

Cartaz Mais Família - Mais jovem


CARTAZ STARTUP@SIMPLEX AF OK

Cartaz_2016

No âmbito do intercâmbio Luso-Belga com Bruges, o CIEJ, em colaboração com o Departamento de Ciências Jurídicas organiza novamente um Ciclo de Debates nos dias 11 e 14 de março, no anfiteatro -1.02, do Edifício D, que tem por objetivo discutir temas da atualidade jurídica.

 

 

CARTAZ

 

 

 

 

 

 

No âmbito do seu projeto de final de curso de Licenciatura em Eng. Electrotécnica, os alunos do Mestrado em Eng. Electrotécnica Adelino Ferreira e Luis Sismeiro, viram o seu trabalho reconhecido com a publicação de um artigo numa das mais conceituadas revistas científicas na área das Antenas (IEEE Trans. on Antennas and Propagation). Parabéns aos estudantes e aos seus orientadores Prof. Rafael Caldeirinha e Telmo Fernandes.

IMG_0010

IMG_0006

 

 

 

 

 

 

Decorreu no dia 3 de março na ESTG, a cerimónia de entrega de bolsas IPL Indústria que distinguiu 24 estudantes da ESTG, os quais receberam bolsas de atribuídas por 19 empresas associadas da NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria e da CEFAMOL – Associação Nacional da Indústria de Moldes. A estas empresas foi também atribuída a distinção Responsabilidade Social. Mariana Dias, estudante de Engenharia e Gestão Industrial, foi a porta-voz de todos os estudantes distinguidos. «Esta bolsa traz uma motivação muito forte e mostra que todos nós podemos ser reconhecidos pelo mérito. Esta bolsa e a ligação às empresas trará vários benefícios no futuro». A estudante deixou ainda uma mensagem aos restantes jovens: «continuem a lutar pelos vossos objetivos porque serão recompensados».

A iniciativa prestigiou ainda todos os agrupamentos escolares de origem dos estudantes galardoados. Anabela Graça, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Leiria, e Pedro Martinho, diretor da ESTG/IPLeiria, atribuíram a distinção Ensino de Qualidade a 14 agrupamentos/instituições de ensino secundário da região. Pedro Biscaia, porta-voz de todos os agrupamentos escolares representados, agradeceu ao IPLeiria e aos seus parceiros a iniciativa, pois «é um justo e oportuno reconhecimento aos 24 estudantes», e resulta de «um trabalho esforçado das escolas que os ajudaram a crescer».

Pedro Martinho encerrou a cerimónia dando os parabéns e todos os estudantes contemplados, «que esperamos que sejam embaixadores da mensagem: o mérito será recompensado. Este passo que liga a Academia e a Indústria será, com certeza, um contributo para uma aposta vencedora».

As bolsas de estudo “IPL Indústria” resultam do protocolo estabelecido em julho de 2013 entre o IPLeiria, a NERLEI e a CEFAMOL, que tem como principais objetivos promover a formação em contexto empresarial, a disseminação do conhecimento e da tecnologia, e ações de responsabilidade social conjuntas, que aproximam a academia da realidade industrial, beneficiando estudantes, docentes e empresas. As bolsas de estudo “IPL Indústria”, cujo valor suportará os custos da propina anual fixada pelo IPLeiria, são concedidas aos estudantes que ingressam com melhor média nos cursos selecionados pelas empresas.

Agradecemos o apoio das 19 empresas da região de Leiria que financiaram as bolsas IPL Indústria 2015/2016 e, desta forma, reconheceram a qualidade da formação ministrada no IPLeiria:

  • Bollinghaus Steel
  • Bourbon AP
  • BPN
  • Caixa de Crédito de Leiria
  • Crisal – Grupo Libbey
  • EST
  • Famolde
  • GECO
  • InCentea
  • La Redoute
  • Moldoeste
  • Moldes RP Industria de Moldes s.u.
  • Planimolde
  • P.M.M. – Projectos, Moldes, Manufactura
  • Ribermold
  • Sodicor
  • TJ Moldes
  • Vipex
  • YUDO EU

 

 

Cartaz_V7Nacionais

O CENTIMFE vai promover um Workshop, no próximo dia 14 de Março, no Auditório da Resinagem, no Centro da Cidade da Marinha Grande, às 14H00, sobre “INDÚSTRIA 4.0 e a DIGITALIZAÇÃO DA INDÚSTRIA: a nova revolução industrial”, com o objetivo da troca de ideias entre a indústria, a comunidade científica, peritos e decisores públicos, sobre assuntos críticos para a evolução das empresas, no contexto desta nova revolução industrial.

Tratando-se de um tema emergente, da maior importância estratégia, pretende-se lançar a reflexão e o debate sobre os impactos e caminhos das empresas e das organizações de suporte industrial, visando o reforço da competitividade do nosso Cluster Engineering & Tooling.

É, pois, neste sentido que contamos com a presença de S. Exa. o Senhor Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, bem como com a cooperação do Cluster TICE.PT e de várias empresas de referência, que nos darão uma visão complementar dos caminhos para o futuro.

 

PROGRAMA

 

14:00H – Introdução

Rui Tocha – Centimfe

 

14:15H – “Uma Visão da Digitalização da Indústria no Cluster Engineering & Tooling

Rui Tocha – Centimfe

 

14:45H – “Uma Visão do Cluster TICE.PT para a INDÚSTRIA 4.0

                 Vasco Lagarto – Cluster TICE.PT

 

15:15H – Debate/Mesa Redonda

Cesário Silva – Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente

Duarte Champalimaud – Grupo GLN

Jorge Santos – Vipex

Hamid Mezaïb  – PSA Mangualde (a confirmar)

 

16:15H – Encerramento:INDÚSTRIA 4.0 e as Políticas de Desenvolvimento Industrial

João Vasconcelos – Secretário Estado da Indústria

 

16:45H – Visita à “Coleção Visitável – Esculpir o Aço”

 

 

cartaz administração de condomínios

O Departamento de Ciências Jurídicas da ESTG  está a organizar um Curso de Formação Avançada em Administração de Condomínios ministrado por profissionais altamente especializados nesta matéria.

De entre os objetivos, o curso tem como principais objetivos:

  1. dotar os profissionais que trabalham, ou pretendam trabalhar, na área da administração de condomínios de competências técnicas e científicas que lhes permitam melhorar o seu desempenho profissional;
  2. ministrar conhecimentos nas áreas jurídica (por exemplo, contratos, propriedade horizontal, seguros, assembleia de condóminos, regulamento do condomínio, redação e valor jurídico das atas) de gestão económica e financeira (contas bancárias, fundo comum de reserva e prestação de contas);As aulas, no total de 20 h, decorrerão no mês de abril de 2016 e serão ministradas às sextas-feiras, em horário pós-laboral, e aos sábados. https://www.ipleiria.pt/estg/estudantes/formacao-continua/ 

 

 

 

Está previsto para o mês de fevereiro a abertura do curso de formação avançada em contratos comerciais organizado pelo Departamento de Ciências Jurídicas da ESTG. Este curso pretende:

1. dotar os profissionais que trabalham, ou pretendam trabalhar, na área dos contratos comerciais de competências técnicas e científicas que lhes permitam melhorar o seu desempenho profissional;

2. ministrar conhecimentos aprofundados em determinados tipos de contratos comerciais, nomeadamente, no de distribuição, nos financeiros, nos de transporte e de seguro;

3. habilitar os formandos para a correta elaboração e interpretação destes contratos comerciais.

 

Destinatários

• Titulares do grau de licenciado, nomeadamente, em Solicitadoria e em Direito.

• Estudantes de cursos de licenciatura em Solicitadoria ou em Direito aos quais faltem para a conclusão da licenciatura, no máximo, 60 ECTS.

• Candidatos que não possuam o grau de licenciado, mas que sejam detentores de currículo profissional relevante na área do curso.

 

Para mais informações clique em: Programa e Cartaz

Ficha de inscrição: aqui 

email: formacao.estg@ipleiria.pt

Total de horas de formação: 20h

Preço: Público em Geral: 135€

Docentes do IPLeiria que se submetam a avaliação: 60€  

 

Coordenação Científica:

Ana Lambelho (ana.lambelho@ipleiria.pt)

Marisa Dinis (marisa.dinis@ipleiria.pt)

Consulte o Cartaz

Formação Bionfirmação

Tem início em fevereiro na ESTG, a Formação creditada para professores do ensino secundário intitulada “Bio(in)formação – Biologia com apoio de ferramentas bioinformáticas livres”. Trata-se de uma formação teórica e prática durante 21h de ensino-aprendizagem presencial (sábados), com 4 horas de trabalho autónomo. A formação é organizada pelo Clube BION e Departamento de Engenharia Informática.
+info e inscrições: http://bit.ly/bioinformacao2016

 

 

Bolsa emprego

És ou foste estudante do IPLeiria? A inscrição para a Bolsa de Emprego está disponível em http://bolsaemprego.ipleiria.pt

Inscreve-te!

 

 

Assinatura de protocolo ESTG e DM

No dia 7 de Dezembro, os administradores do Grupo DP, Hugo Perpétua e Dora Perpétua e o diretor da ESTG Pedro Martinho, assinaram um protocolo de cooperação na área da indústria dos veículos pesados.

Esta cooperação de três anos terá como peça principal um banco de ensaio, composto por um moderno motor a diesel para veículos pesados, fornecido pela Diamantino Perpétua & Filhos LDA, empresa com sede em Leiria pertencente ao Grupo DP. Os alunos de mestrado vão poder desenvolver várias experiências e pesquisas neste banco de ensaio, o que permite adicionar uma componente prática e muito importante à sua formação académica.

 

Decorre entre os dias 25 de janeiro e 6 de março a Formação Pedagógica de Formadores na NERLEI.

Divulgação Bolsa de Emprego IPLeiria

garotos

Estão de parabéns os nossos estudantes e o Núcleo de Engenharia Informática ESTG pela VII Lan Party Solidária realizada entre os dias 18 e 20 de dezembro, que permitiu angariar bens alimentares em número considerável de que serão distribuídos por instituições de solidariedade social da região. Este ano a inscrição consistiu na entrega de bens alimentares,

Este evento acresce à lista de atividades de solidariedade e responsabilidade social organizadas pela ESTG e pelo IPLeiria, que incluíram neste Natal a dinamização da árvore de Natal solidária, que mobilizou toda a comunidade académica do IPLeiria em prol dos elementos mais carenciados da sociedade.

destaque_IPL_industria1_2015_15_7_22

24 estudantes da ESTG foram premiados com bolsas IPL+INDÚSTRIA

É já conhecida a lista dos estudantes seriados para a atribuição de bolsas IPL+INDÚSTRIA para o ano letivo 2015/2016. No total são 24 estudantes da ESTG, dos cursos de Contabilidade e Finanças, Engenharia Automóvel, Engenharia e Gestão Industrial, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Informática, Engenharia Mecânica, Gestão e Marketing que vão receber bolsas IPL+INDÚSTRIA atribuídas por 17 empresas da região de Leiria. O número de bolsas ultrapassa substancialmente o número do ano passado em função do interesse manifestado por várias empresas da região.

As bolsas IPL+INDÚSTRIA foram instituídas no âmbito do protocolo de cooperação assinado em julho de 2013 entre o Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), a Associação Empresarial da Região de Leiria (NERLEI) e a Associação Nacional da Indústria de Moldes (CEFAMOL). Este protocolo preconiza a formação em contexto empresarial, a disseminação do conhecimento, e ações de responsabilidade social conjuntas, no sentido de beneficiar estudantes, docentes e empresas, aproximando a academia à realidade industrial. Estas bolsas têm como objetivo premiar o mérito escolar dos estudantes que se matriculam pelo 1º ano, 1ª vez nos cursos de licenciatura do IPLeiria e têm valor igual à propina fixada pelo IPLeiria para o ano letivo em causa.

Agradecemos o apoio de todas as empresas que financiaram as bolsas IPL+INDÚSTRIA 2015/2016 e, desta forma, o reconhecimento da qualidade da formação ministrada no IPLeiria.

A cerimónia de atribuição das bolsas IPL+INDÚSTRIA 2015/2016 terá lugar no dia 3 de março de 2016, na ESTG.

 

 Lista_seriados_IPL_Industria

 

 

Visita de estudantes do secundário DSC_3962

No âmbito da atividade Um dia @ESTG, a ESTG recebeu no dia 18 de dezembro, dois estudantes que visitaram o Departamento de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Informática e Departamento Engenharia Eletrotécnica. O Francisco e o João tiveram assim oportunidade de conhecer a realidade da Escola, os seus cursos e o seu funcionamento. Durante o ano a ESTG recebe muitos estudantes que pretendem conhecer a nossa Escola.

A iniciativa Um dia @ESTG é uma atividade que a ESTG disponibiliza a grupos de 1 a 5 estudantes (9º ao 12º ano) para virem passar um dia com estudantes desta Escola de Ensino Superior, tendo a oportunidade de conhecer o(s) curso(s) de Licenciatura, ou área científica, assistir às respetivas aulas, visitar salas, laboratórios, a Biblioteca e todo o Campus, desenvolvendo estas atividades com uma rotina diária idêntica à de um estudante da ESTG. A data é marcada em função da disponibilidade e interesse dos visitantes.

Visita do reitor da Universidade de Santiago

A ESTG recebeu no dia 14 de dezembro a visita do reitor da Universidade de Santiago, de Cabo Verde.

Apresentação de livro no dia 12 dezembro na FNAC

Realizou-se no dia 12 de dezembro, no espaço do fórum cultural da FNAC Leiria, a apresentação do livro intitulado “Princípios de Neuromarketing: Neurociência Cognitiva Aplicada ao Consumo, Espaços e Design” apresentado por Pedro Martinho, diretor da ESTG e Alcina Gaspar, docente do Departamento de Gestão e Economia. Os autores do livro: Fernando Rodrigues, Julien Diogo e Miguel Oliveira.

 

Bio(in)formação - Biologia com apoio de ferramentas bioinformáticas livres
Bio(in)formação – Biologia com apoio de ferramentas bioinformáticas livres

A formação “Bio(in)formação – Biologia com apoio de ferramentas bioinformáticas livres” abrange diversos conteúdos da Biologia, com formação teórica e prática durante 21h de ensino-aprendizagem presencial e 4h de trabalho autónomo, com creditação máxima de 1,7 créditos (CCFC/ACC-83245/15). 

Para mais informações clique em: Programa