Atividades Presenciais na ESTG
Ano Letivo 2020/2021

1 de setembro de 2020

Information for International Students can be found here.


As medidas regulamentares agora enunciadas pretendem minimizar os problemas decorrentes da situação de pandemia gerada pelo coronavírus SARS-CoV-2, causador da COVID-19, solicitando-se a compreensão e a colaboração de todos os que utilizam as instalações da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) para o seu cumprimento, bem como a adoção de comportamentos responsáveis, de práticas de higienização, de etiqueta respiratória e de distanciamento social, sobejamente recomendadas pelas autoridades competentes.


Sempre que haja a suspeita de um caso relacionado com COVID-19 na nossa comunidade, o Estudante/Colaborador deve contactar a linha SNS 24 (808 24 24 24) e permanecer em casa. Caso esteja no campus, deve dirigir-se a uma central de vigilância para ser encaminhado para a área de isolamento, onde poderá contactar a linha SNS 24 (808 24 24 24).


Estas medidas são válidas e devem ser aplicadas e cumpridas em todos os edifícios da ESTG.

Agradecemos a colaboração de todos, bem como o sentido de responsabilidade demonstrado pela nossa comunidade, ficando à vossa disposição para qualquer esclarecimento que vos pareça necessário.

Horários dos Edifícios da ESTG

A partir de 1 de setembro de 2020*:
  Edifício A Edifício B Edifício D Edifício E Edifício C
Segunda a sexta-feira 07:15 às 00:30 08:30 às 20:00 07:45 às 00:30 08:00 às 00:00 Acesso restrito aos utilizadores autorizados
Sábado 08:00 às 20:00 Encerrado 08:00 às 18:15 Encerrado
Domingo e feriados Encerrado Encerrado Encerrado Encerrado
* com exceção dos períodos de interrupção de atividade letiva.




Regras de Utilização dos Espaços

Regras gerais

  1.  O uso de máscara é obrigatório em todos os espaços fechados do campus e, em espaço aberto, sempre que não se possa garantir a distância física de 2 metros entre pessoas;
  2.  Deve proceder à higienização das mãos à entrada e à saída dos edifícios, das salas de aula e dos laboratórios, utilizando os dispensadores de álcool gel existentes nesses espaços;
  3.  Os circuitos de entrada e saída e de circulação nos edifícios devem ser inteiramente respeitados, de forma a minimizar a concentração e o ajuntamento de pessoas. A circulação deve ser feita sempre pela direita;
  4.  A permanência nas áreas comuns dos edifícios deve ter a duração mínima indispensável para a ação pretendida. No final das aulas e nos intervalos, devem sair rápida e ordeiramente para a rua;
  5.  Ao entrar na sala de aula, devem começar por ocupar os lugares mais distantes da porta para os lugares mais próximos desta. A saída deverá ser feita por ordem inversa, ou seja, do lugar mais próximo da porta para o mais distante;
  6.  Apenas devem ser ocupados os lugares que não estejam assinalados com o autocolante vermelho com a indicação “Não usar – Don’t use” ou identificação similar;
  7.  A informação sobre a lotação de cada sala será afixada na respetiva entrada, devendo ser respeitada;
  8.  As portas dos edifícios deverão permanecer abertas;
  9.  Os espaços devem ser/estar arejados, mantendo as portas e as janelas abertas, sempre que possível;
  10.  Não é permitido comer nas salas de aula e nos espaços laboratoriais;
  11.  As instalações sanitárias podem ser utilizadas apenas por uma pessoa de cada vez;
  12.  A utilização do elevador deve ser efetuada em situações excecionais e de necessidade, podendo ser utilizado apenas por uma pessoa de cada vez;
  13.  Sempre que seja identificada uma situação de potencial risco para a saúde comunitária deverá ser efetuado o seu reporte junto do vigilante mais próximo ou através do contacto interno do responsável do campus (+351 969 103 397).

Controlo de Entrada nas Salas de Aula

  1.  A realização do registo de entrada nas salas de aula é feita nas folhas de presença. Assim, é de particular importância que os registos de presença sejam feitos no momento inicial de todas as aulas pelo procedimento definido pelo Docente da Unidade Curricular (UC);
  2.  Todas as salas de aula e laboratórios têm uma lotação máxima, devidamente afixada na sua entrada que deve ser sempre respeitada. Este número inclui o docente, os estudantes e, nos casos em que é aplicável, os técnicos de laboratório.

Acesso aos Espaços Coletivos

  1.  O acesso aos espaços coletivos é feito apenas para efeitos de circulação e acesso a espaços específicos, sendo condicionado e reduzido ao mínimo indispensável;
  2.  Deve ser sempre mantida e respeitada a distância mínima de segurança de 2 metros;
  3.  Devem ser respeitados os circuitos definidos para deslocação dentro dos edifícios;
  4.  Deve circular sempre pelo lado direito;
  5.  As máquinas de vending só podem ser acedidas por uma pessoa de cada vez e mediante higienização prévia, feita pelo próprio, através de vaporizador disponibilizado no local;
  6.  Toda a comunidade académica deve contribuir para a higienização dos equipamentos comuns, utilizando para esse efeito os equipamentos e consumíveis disponibilizados.

Acesso aos Espaços por parte dos Estudante

Para Momentos de Avaliação
Os Estudantes que não disponham das condições para realizar as provas de avaliação que ocorrem à distância devem comunicar a situação ao docente da UC para que possa ser disponibilizado um local na ESTG para esse efeito.
  1.  Locais:
    Serão definidos e comunicados caso a caso. Apenas devem ser utilizados os postos de trabalho preparados e assinalados, de acordo com a autorização concedida.
  2.  Procedimento:
    Necessária autorização prévia da Direção, devendo ser considerado o seguinte:
    1. Estudante
      •  Efetua o pedido ao docente da UC com o máximo de antecedência possível, sendo que não é assegurada a resposta a pedidos que não sejam remetidos à Direção com 48 horas de antecedência.
    2. Docente da UC
      •  Analisa o pedido (com a eventual articulação com o Docente responsável da UC, com o Coordenador de Curso e com o Coordenador de Departamento);
      •  Encaminha o pedido à Direção (estg@ipleiria.pt), com a informação tida por conveniente, com o conhecimento ao Docente responsável da UC, ao Coordenador de Curso e ao Coordenador de Departamento.
    3. Direção da ESTG
      • Decide e comunica a decisão a todos os referenciados no pedido.
Para Espaços Laboratoriais
  1.  O Acesso a Espaços Laboratoriais fora do horário de aula para realização de tarefas de cariz académico e de investigação é altamente condicionado pela preparação e realização de aulas. Por esse motivo, a sua utilização fora deste contexto é limitada e autorizada pela Direção de acordo com a avaliação realizada pelos Responsáveis de Laboratório, pelos Responsáveis de UC, pelas Coordenações de Curso e pelas Coordenações de Departamento;
  2.  Procedimento:
    Necessária autorização prévia da Direção, devendo ser considerado o seguinte:
    1. Estudante
      •  Efetua o pedido ao docente da UC com o máximo de antecedência possível, sendo que não é assegurada a resposta a pedidos que não sejam remetidos à Direção com 48 horas de antecedência.
    2. Docente da UC
      •  Analisa o pedido (com a eventual articulação com o Docente responsável da UC, com o Coordenador de Curso e com o Coordenador de Departamento);
      •  Encaminha o pedido ao Responsável do Laboratório em causa.
    3. Responsável do Laboratório
      •  Analisa o pedido em articulação com o Coordenador de Curso e com o Coordenador de Departamento;
      •  Elabora a listagem com a escala de utilização do laboratório pelos Estudantes;
      •  Encaminha o pedido à Direção (estg@ipleiria.pt), com a listagem da escala de utilização do laboratório e informação adicional tida por conveniente.
    4. Direção da ESTG
      •  Decide e comunica a decisão a todos os referenciados no pedido.

NOTA: Apenas os estudantes que constam da listagem com a escala de utilização do laboratório aprovada pela Direção podem aceder aos laboratórios, dentro dos horários estabelecidos. Deverão ser consideradas a especificidade e a lotação definida para cada laboratório.

Para Salas de Estudo
Neste início de ano letivo, não estarão disponíveis salas de estudo na ESTG. Sugere-se que, para essa finalidade, sejam utilizados os espaços existentes na Biblioteca José Saramago, de acordo com as regras próprias desse espaço.

Acesso aos Espaços por parte dos Colaboradores

  1.  Os Colaboradores da ESTG acedem aos espaços da Escola para a realização das suas atividades de trabalho. No entanto, o acesso é condicionado ao número de pessoas presentes no espaço a que pretendem aceder;
  2.  Os postos de trabalho dos gabinetes deverão ser configurados de forma a que nenhum dos seus ocupantes esteja sentado frente-a-frente, em linha direta, a menos de uma distância de 2 metros. Nos casos em que tal ocorra, as mesas deverão ser desencontradas ou colocadas de forma a que os ocupantes do gabinete não fiquem de frente um para o outro. A imagem seguinte exemplifica alternativas para o reposicionamento dos postos de trabalho;
  3.  Os Colaboradores Docentes deverão, sempre que possível, acordar horários de utilização exclusiva do gabinete, evitando demasiado tempo de partilha do mesmo espaço em simultâneo.

Acesso por parte dos Trabalhadores de Empresas Prestadoras de Serviços

  1.  Acesso habitual para efeitos do exercício das suas funções;
  2.  Uso obrigatório de máscara e cumprimento das demais regras de acesso e de permanência nos espaços da ESTG.




Procedimento a Adotar para Atendimento Presencial

  1.  O contacto com os Docentes deverá ser feito, sempre que possível, por via de correio eletrónico ou por via da plataforma digital definida entre o Estudante e o Docente. O atendimento em gabinete depende de agendamento prévio para que sejam garantidas as condições de segurança, dentro do gabinete;
  2.  Sempre que possível, o contacto com os Serviços da ESTG deve ser feito por correio eletrónico ou por telefone;
  3.  O atendimento presencial pelos Serviços da ESTG depende de agendamento prévio, de modo a ser possível dar cumprimento às regras específicas para acesso aos espaços.




Equipamentos de Proteção Individual

  1.  A Escola irá disponibilizar algum Equipamento de Proteção Individual (EPI) aos membros da sua comunidade, concretamente máscaras sociais e, nos casos já devidamente identificados, luvas. As máscaras sociais podem ser levantadas no GEAP (porta à direita da dos Serviços Académicos);
  2.  Os EPI são de uso individual e não podem ser partilhados;
  3.  Na componente prática-laboratorial das UC em que exista utilização de material/equipamento partilhado, além da obrigação do uso de máscara e, nos casos em que se aplique, de luvas, os Estudantes também deverão utilizar bata e viseira. A aquisição de batas e de viseiras é da responsabilidade do Estudante;
  4.  As batas nunca deverão ficar na escola e deverão ser lavadas frequentemente. Não haverá lugar ao empréstimo de batas. Nos casos em que o uso de bata seja obrigatório, não será permitida a presença de Estudantes que não tenham a bata devidamente lavada e higienizada.




Limpeza e Higienização

  1.  Disponibilização de equipamentos para higienização específica, nos seguintes locais:
    •  Entradas dos edifícios,
    •  Espaços laboratoriais com acesso autorizado,
    •  Máquinas de vending;
  2.  Os espaços terão limpeza e higienização frequente, de acordo com a escala diária de limpeza;
  3.  Os equipamentos específicos de utilização partilhada terão limpeza e higienização frequente, de acordo com a escala específica de limpeza;
  4.  Os teclados e as superfícies de manuseamento das impressoras estão protegidos com película protetora, devendo ser higienizadas antes e depois de cada utilização pelo utilizador. As películas são substituídas sempre que apresentem danos.