Projeto FFAS
Previsão e Alerta de Inundações para a Zona Urbana de Águeda

 

No inverno de 2016, o município de Águeda foi atingido por uma das inundações mais graves dos últimos anos. As projeções das alterações climáticas sugerem que as inundações tendem a ser mais frequentes. Neste contexto, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão da Águeda (ESTGA) da Universidade de Aveiro, juntamente com os Institutos Politécnicos de Leiria (IPL) e de Castelo Branco (IPCB) e a Câmara Municipal de Águeda (CMA), propuseram-se desenvolver um sistema de previsão e alerta de inundações que permita, atempadamente, à proteção civil e aos munícipes tomarem as medidas preventivas necessárias.

Aparece assim o projeto FFAS – Previsão e Alerta de Inundações para a Zona Urbana de Águeda, financiado pelo Programa Operacional Regional do Centro na sua componente FEDER, que tem por objetivo contribuir para a prevenção dos efeitos das inundações e mitigar as perdas nas áreas propensas a inundações. O FFAS irá contribuir para a redução dos custos diretos tangíveis e intangíveis (danos físicos em edifícios e infraestruturas, a perda de vidas humanas e de recursos ambientais) e dos custos tangíveis e intangíveis indiretos (como a perda de produção de empresas diretamente afetadas pelas inundações e a inconveniência no pós-inundação).

O projeto envolve conhecimentos científicos e técnicos, nomeadamente relacionados com a telemetria, deteção remota, bases de dados para gestão de grande quantidade de informação (Big Data) e programação de sistemas de informação (web e aplicações móveis). Para além disso, é inovador na utilização de dados geográficos obtidos por drone, como LiDAR e imagens.

O sistema, baseado principalmente em software open source, está organizado em quatro etapas: preparação, previsão, alerta e divulgação. O sistema de informação recebe e processa dados meteorológicos e hidrométricos, previsões de tempo e o modelo de superfície topográfica, entre outros dados, para produzir mapas de previsão de inundação e níveis de alerta que serão disseminados via web, dispositivos móveis e SMS.

A equipa do FFAS é constituída pelos investigadores Luísa Pereira, coordenadora do projeto (ESTGA), Fábio Marques (ESTGA), Paulo Fernandez (IPCB), Sandra Mourato (IPL), Miguel Tavares (CMA) e pelos bolseiros Manuel Venâncio (ESTGA), Jorge Matos (ESTGA) e João Pescada (IPL). Tem ainda como colaborador Alfredo Rocha (IEETA/CESAM-UA) e como consultor Chris Goodell (Kleinschmidt). Informação sobre o projeto assim como alguns dos dados, apresentação das medições horários de altura de água em Alhandra e previsões de precipitação podem ser encontrados em http://ffas.web.ua.pt