Doutoramento em Fabrico Digital Direto para as Indústrias dos Polímeros e Moldes

O programa de doutoramento em “Fabrico Digital Direto para as Indústrias dos Polímeros e Moldes” é o resultado de uma parceria entre com a Universidade do Minho e o Politécnico de Leiria, através da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, e reforça a colaboração entre as instituições, nomeadamente na investigação e inovação conjunta em várias áreas, principalmente, no setor dos moldes e dos polímeros.

A criação deste doutoramento é uma aposta estratégica e um investimento das duas instituições de ensino ao nível industrial, económico e social. O ciclo de estudos será ministrado na Universidade do Minho, Campus de Azurém, em Guimarães, e na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria em regime de b-learning.

Nos últimos três anos, no âmbito dos programas de investigação e desenvolvimento aprovados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, foram realizados vários projetos com o envolvimento do Politécnico de Leiria e da Universidade do Minho, entre os quais se destacam o add.additiveprodutech.SIFtooling4G, e Fibr3D, que contam com o Fabrico Digital Direto como pilar preponderante.

A criação de laboratórios colaborativos e os acordos de cooperação, desenvolvidos pelas duas instituições de ensino superior com empresas como a Bosch e a Siemens, constituem elementos catalisadores e promissores para o sucesso do doutoramento em Fabrico Digital Direto, extremamente relevante para as PME das regiões norte e centro, que irão beneficiar com esta atualização de know-how científico e tecnológico e com a captação de novos e motivados recursos humanos formados para uma indústria de futuro.

Link: https://www.ipleiria.pt/curso/fabrico-digital-direto-para-as-industrias-dos-polimeros-e-moldes/