Estudantes da ESTG no concurso internacional “Xplore 2023 Technology Award for a sustainable world”, no âmbito da academia EduNet – Phoenix Contact

Os estudantes André Branco, Diogo Carreira, João Vaz e Paulo Henriques, da Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores , da ESTG/Politécnico de Leiria participaram no concurso internacional “Xplore 2023 Technology Award for a sustainable world” promovido pela empresa Phoenix Contact e com o patrocínio do Ministério Alemão dos Assuntos Económicos e Ação Climática.

O projeto submetido concorreu na categoria “Smart Energy”, juntamente com outros 22 projetos de 12 países diferentes. No total do concurso houve mais de 170 submissões.

O projeto foi um dos selecionados pelo júri para continuar em concurso, recebendo agora 3000€ em equipamento da Phoenix Contact para o desenvolvimento do protótipo. A final realiza-se em Bad Pyrmont (Alemanha) em outubro de 2023.

O projeto intitula-se “Energy Measurement, Analysis and Management” e tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema de medição, armazenamento e análise de dados de consumos energéticos, usando equipamentos de última geração e técnicas de aprendizagem automática (Machine Learning) para o processamento dos dados.

O projeto irá ser desenvolvido com o apoio da academia EDUNET da ESTG (http://sites.ipleiria.pt/edunet/), com a supervisão dos docentes do Departamento de Engenharia Eletrotécnica, Pedro Marques, João Sousa, Luís Perdigoto e Paulo Coelho.