Duas equipas de 4 alunos da ESTG-Leiria participaram (e brilharam!) na IV edição da Secthon organizada pela Multicert. A edição de 2019
deste evento decorreu no passado dia 15 de Março, na Câmara do Comércio em Lisboa. De um total de 20 equipas que participaram, provenientes de várias instituições de ensino superior (politécnicos e universidades), as duas equipas da ESTG Leiria tiveram uma excelente participação, tendo conquistado os 1º e 3º lugares na classificação final. As duas equipas foram constituídas maioritariamente por alunos do Mestrado em Cibersegurança e Informática Forense (seis alunos), contando ainda com um aluno do 3ºano de Engenharia Informática e ainda um ex-aluno do mesmo curso. As duas equipas foram mentoradas e acompanhadas pelo Professor Miguel Frade, docente do DEI/ESTG/IPLeiria.

Estes eventos (Secthon, Hackathon) consistem em competições em que as equipas tentam resolver desafios na área da segurança informática, num período de tempo limitado. A competição decorre num ambiente laboratorial desenhado para o efeito e contempla desafios do tipo “Capture the Flag” (CTF), testes de penetração e ethical hacking. A Secthon da Multicert definiu como objetivo distinguir e premiar a inovação no âmbito da segurança digital. Paralelamente, os alunos encontram nestes eventos a possibilidade de potenciar o trabalho em equipa e contactar diretamente com alunos de outras instituições e com empresas da área da segurança informática.

RESULTADOS:

1ºLugar
André Monteiro (MCIF – ESTG/IPLeiria)
Alexandre Confraria (MCIF – ESTG/IPLeiria)
Tiago Teixeira (aluno do 3ºano de EI – ESTG/IPLeiria)
João Lisboa (ex-aluno de EI – ESTG/IPLeiria)

3ºlugar
Jéssica Ferreira (MCIF – ESTG/IPLeiria)
Mykyta Zhygulskyy (MCIF – ESTG/IPLeiria)
Pedro Crespo (MCIF – ESTG/IPLeiria)
Diogo Ribeiro (MCIF – ESTG/IPLeiria)equipa_1lugarequipa_3lugar

grupo_IPLeiria