Programa europeu COST promove cooperação e networking científico e tecnológico

Pedro Assunção, docente do ESTG-Engenharia Electrotécnica DA ESTG-Leiria/ IPLeiria coordenou uma ação de cooperação científica e tecnológica financiada pelo programa da Comissão Europeia – COST (European Cooperation in Science and Tecnology). Mais de uma centena de investigadores, oriundos de mais de 20 países, participaram em atividades e projetos de investigação conjuntos, na área das comunicações multimédia, com destaque para os elementos integrantes de serviços e redes de comunicação para aplicações de informação visual tridimensional.

No decorrer do projeto, a rede europeia proporcionou diferentes tipos de colaboração e articulação de trabalho técnico e científico entre equipas de investigação de diferentes países. A organização de conferências, escolas de verão internacionais e publicações científicas em coautoria são exemplos do aumento da visibilidade internacional e da relevância dos resultados alcançados durante a iniciativa de cooperação.

A ação foi coordenada por Pedro Assunção, enquanto docente e investigador na delegação de Leiria do Instituto de Telecomunicações (IT). Ainda da ESTG/IPLeiria participaram o professor Sérgio Faria, como representante de Portugal no Comité de Gestão, e os professores Nuno Rodrigues e Lino Ferreira que também participaram na qualidade de investigadores do IT.

Diversos estudantes de Engenharia Eletrotécnica da ESTG/IPLeiria beneficiaram da integração nesta rede europeia., Vários destes estudantes concluíram os seus estudos e fazem atualmente carreira profissional em empresas de renome internacional, e outros optaram por prosseguir os seus estudos avançados ao nível do doutoramento.