A ESTG-Leiria, através do Departamento de Engenharia Civil, participa no projeto BIMVET3 – Building BIM digital competences for Tertiary VET in the designing and management of construction projects (2020-1-ES01-KA203-083262), financiado pelo programa ERASMUS+: KA2 – Cooperation for Innovation and the Exchange of Good Practices – KA203 – Strategic Partnerships for Higher Education, a decorrer até 09-11-2022.

O projeto é liderado pela Universidad Politecnica de Cartagena (Espanha) e com os parceiros ATENEA Projects Lda. (Portugal), Balıkesir University (Turquia); Asociacion Empresarial de Investigacion Centro Tecnologico De La Construccion Region De Murcia (Espanha); Viesoji Istaiga Vilniaus Statybininku Rengimo Centras (Lituânia) e a ESTG/Politécnico de Leiria. O projeto visa promover e orientar a aprendizagem do BIM (Building Information Modeling) de alunos de Cursos Profissionais e de Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) através de novas estratégias pedagógicas e de um currículo totalmente inovador. Este projeto visa reduzir a lacuna de competências em BIM entre a universidade e a formação profissional.

Atualmente estão a ser preparados conteúdos formativos, tutoriais, estudos de caso e elementos teóricos que servirão de apoio para implementar as novas tecnologias que sustentam a metodologia BIM. Os conteúdos formativos estarão abertos a alunos da formação profissional, a professores da formação profissional que pretendam concretizar os conhecimentos adquiridos nas suas aulas de construção civil, a trabalhadores da construção e engenharia que pretendam adquirir novas competências, a trabalhadores da administração pública ligados ao urbanismo, ou qualquer pessoa da União Europeia que pretenda conhecer esta nova metodologia e as tecnologias e processos que a integram.

O site desenvolvido como BIMVET3 (https://bimvet3.eu/) é o principal suporte de partilha entre o público e o projeto que recebe o mesmo nome. A plataforma encontra‑se traduzida em 4 idiomas (inglês, galego, lituano, português, espanhol e turco). Na plataforma poderão ser encontradas várias secções de interesse que explicam os diversos aspetos do projeto.