Três equipas de estudantes da licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da ESTG apresentaram os seus projetos, perante um júri, e são candidatos ao Prémio Nova Geração |15, concurso de ideias da Siemens. O concurso é realizado no âmbito do protocolo Engineering Made in Portugal, estabelecido entre a Siemens e o Estado Português, e pretende destacar ideias inovadoras de estudantes dos ensinos técnico-profissional e superior.

Ao concurso foram submetidas cerca de 29 pré-inscrições, e, de entre os 18 projetos entregues, foram selecionados 5 finalistas por categoria, entre os quais se encontram os três projetos provenientes do IPLeiria. Os projetos foram orientados pelos docentes da ESTG Eliseu Ribeiro, Luís Perdigoto e Paulo Coelho, e foram desenvolvidos com recurso às instalações da Siemens Automation Academy, existente no Laboratório de Automação da ESTG/IPLeiria.

João Matos e Rui Neves, apresentaram o projeto Aquasoft2, um kit didático de simulação, em pequena escala, de um sistema de distribuição de água a povoações, completamente automatizado com recurso a uma rede de autómatos industriais.

Fabrício Souza e Hermínio Borges concorreram com o projeto RPSP – Recolha, Pesagem e Separação de Pontas em Aço, desenvolvido com a empresa Bollinghaus Steel SA, que consiste na automatização de dois sistemas de recolha, pesagem e separação automática de pontas resultantes do corte dos excedentes de matéria-prima (lingotes de aço inox).

Já Fabrício Antunes e Anatolie Stasiev apresentaram a concurso o SolÁgua2 – Sistema solar de aquecimento de água. Este projeto pretende reabilitar e otimizar o funcionamento de um coletor solar térmico, com sistema de orientação automático, e expandir a capacidade de aquisição de sinais e monitorização do processo.

A final do Prémio Nova Geração |15, concurso de ideias da Siemens, decorre no próximo dia 14, nas instalações da Siemens, em Alfragide.