Workshops “Mural do Clima” (Climate Fresk) realizou-se na ESTG, a 13 e 18 de dezembro

No âmbito do projeto EFEU: Emission Free European Universities, “Strategic Development of Students’ Sustainability Competencies in Engineering Sciences”, a ESTG acolheu, nos dias 13 e 18 de dezembro, duas sessões do Workshop do “Mural do Clima” (Climate Fresk).

Este workshop visa aprofundar ou desvendar novos conhecimentos para a consciencialização climática baseado num jogo de 42 cartas que devem ser organizadas de modo a estabelecer ligações causa-efeito. O conteúdo científico presente nas cartas segue as evidências dos relatórios do Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas (IPCC) da ONU.

Estas ações extracurriculares de educação para a sustentabilidade, utilizando metodologias inovadoras, têm como objetivo sensibilizar para a problemática das alterações climáticas. As sessões foram dinamizadas pelos facilitadores credenciados, Judite Vieira e André Fonseca, e contaram com a participação de 21 estudantes dos cursos de Engenharia, que construíram um total de quatro Murais do Clima. Os participantes foram surpreendidos com a forma lúdica de sensibilização para a necessidade de se tornarem agentes ativos de mudança. Puderam descobrir como temas da atualidade estão interligados com as alterações climáticas e, através da troca de ideias e debate, abordar tópicos como a disponibilidade de recursos hídricos, desflorestação, desertificação, alterações nos ecossistemas e perda de biodiversidade, consequências na saúde e bem-estar da população humana, entre outros.

Esta iniciativa atesta o compromisso da instituição em educar, sensibilizar e incentivar os estudantes para uma mudança de comportamentos e práticas. O Mural do Clima foi criado em França em 2018 e já sensibilizou mais de 1,3 milhão de pessoas em todo o mundo para os desafios climáticos e para a urgência das ações individuais e coletivas.