07 de junho de 2022 

1ª CONFERÊNCIA: – ECONOMIA DO MAR – FORMAÇÃO, ENSINO, ESTÁGIOS E CERTIFICAÇÃO

A Câmara de Comércio Portugal Moçambique irá promover, em parceria com a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria, no dia 7 de junho, entre as 09h30 e as 13h00, a 1.ª Conferência Economia do Mar – Formação, Ensino, Estágios e Certificação. A Conferência irá ter lugar presencialmente no Auditório da ESTM, mas terá igualmente transmissão em streaming e irá reunir diversos especialistas, investigadores e atores da “economia azul”.

 

José Maria Costa na Conferência Economia do Mar


O secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, enalteceu a visão do Politécnico de Leiria pela sua ligação ao mar, com a criação da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), em Peniche, no âmbito da sua intervenção na Conferência Economia do Mar sob o tema “Formação, Ensino, Estágios e Certificação”, uma organização da Câmara de Comércio Portugal-Moçambique (CCPM) e da ESTM, que decorreu a 7 de junho, no auditório desta Escola. «A rede de universidades e politécnicos do país são âncoras e fatores de desenvolvimento, de cooperação e oxigenação dos próprios territórios, contribuindo para que o País se possa desenvolver de forma igual», afirmou ainda José Costa.


A Conferência reuniu diversos especialistas, investigadores e atores da Economia Azul, com o objetivo de promover a investigação, o debate e a partilha de experiências sobre a economia do mar em Moçambique e em Portugal, além de construir e reforçar as relações com as empresas do setor, a academia e as instituições moçambicanas e portuguesas.

Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, assumiu que «o mar tem centralidade na atividade do Politécnico de Leiria» e destacou que a instituição que lidera, se pauta por «colocar o conhecimento ao serviço da sociedade, gerando impacto no território e nas pessoas, através das empresas desta região». O presidente referiu que «temos feito um investimento muito grande na economia do mar», destacando a importância da ESTM, «que é cada vez mais uma referência no contexto regional, nacional e internacional», além do centro de investigação Centro de I&D, Formação e Divulgação do Conhecimento Marítimo (CETEMARES), «que tem uma atividade ímpar no país, na valorização dos recursos marinhos», e da criação de uma associação para a constituição de um parque de Ciência e Tecnologia do Mar, o Smart Ocean, juntamente com a Câmara Municipal de Peniche, com a Docapesca e com o Biocant, com o objetivo de fazer do porto de Peniche «um verdadeiro ecossistema na área do mar, com formação por via da ESTM, com dimensão científica do CETEMARES e uma estrutura de incubação de empresas».

«Quem está à frente de uma instituição de ensino superior tem de olhar para o mundo, o conhecimento é global. Precisamos de ter uma visão global do mundo e uma visão global do conhecimento, e acima de tudo não perder a tradição de cooperar na qualificação de recursos, porque estamos todos a crescer em conjunto», defendeu o secretário de Estado. José Maria Costa explicou ainda que, para o Ministério da Economia do Mar, «uma das preocupações é privilegiar o conhecimento, a investigação sobre o mar», destacando a importância da Conferência Economia do Mar, que «visa aprofundar laços de cooperação para a investigação e para a qualificação dos recursos».


Sérgio Leandro, diretor da ESTM, recordou que «economia e empreendedorismo não se fazem sem pessoas e é por isso que trabalhamos ao nível da formação dos jovens, neste caso com uma estreita cooperação com Moçambique, pois se quisermos explorar de forma eficaz aquilo que é o nosso recurso de mar, temos de ter os profissionais com as competências e conhecimento adequados».


Rui Moreira de Carvalho, presidente da direção da CCPM, juntamente com Joana Frazão, secretária geral da CCPM, proferiram a mensagem final de agradecimento a todos os participantes na Conferência Economia do Mar – Formação, Ensino, Estágios e Certificação, anunciando a data de 22 de junho para a realização da segunda Conferência Economia do Mar, subordinada ao tema Negócios, Investimento e Parcerias, no Auditório da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), além da replicação da Conferência Economia do Mar – Formação, Ensino, Estágios e Certificação em Moçambique, entre os meses de outubro e novembro deste ano. «No âmbito da CCPM temos tido uma atividade que nos dá bastante gosto», partilhou Rui Moreira de Carvalho, sublinhando que «é muito importante que tenhamos esta intervenção, que, além de cívica, é também empresarial».

 

Programa:
9:30H   Abertura:
          Rui Pedrosa, Presidente do Instituto Politécnico Leiria (Politécnico de Leiria) 
          Pedro Rebelo de Sousa, Presidente do Conselho Geral da Câmara Comércio Portugal Moçambique (CCPM)

9:45H  Presidente Joaquim Chissano streaming / mensagem pré-gravada
         Wilson Braimo Mucocole – Estudante moçambicano da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar – ESTM
         José Maria Costa, Secretário de Estado do Mar de Portugal
10:15H Painel/debate:
          Agostinho Silva, Administrador da CEI e Professor no ISG e no Politécnico de Leiria
          Luis Filipe Baptista, Presidente da Escola Náutica I. D. Henrique
          Portela Rosa, Presidente da Navalethes
          Pedro Matias, Presidente do ISQ (Instituto de Soldadura e Qualidade)   
          Ricardo Ribeiro, Administrador Ferpinta
          Moderador: Comandante Fernando Augusto, Direção da CCPM
12:15H Encerramento:
         Henrique Antunes, Presidente C. M. Peniche

         Rui Moreira de Carvalho, Presidente da direção da CCPM
         Sérgio Miguel Leandro, Diretor da ESTM – Politécnico de Leiria
         Bernardo Ivo Cruz, Secretário Estado da Internacionalização de Portugal

»» Se não teve oportunidade de estar presente, pode assistir AQUI.

»» Galeria de Imagens: AQUI