1º FESTIVAL GASTRONOMIA DE BORDO 

44108599_2007075195979733_3908975174904446976_o

O 1º Festival Gastronomia de Bordo que tem lugar nos dias 19, 20 e 21 de outubro (sexta, sábado e domingo),  realiza-se no Mercado Municipal de Peniche, e é tema de conversa no Canal 1 da RTP, no Programa “A Praça” que é emitido hoje, primeiro dia do Festival, dia 19 de outubro de 2018,  sexta feira, às 10:00 horas.

Jorge Gabriel recebe Ana Rita Petinga (Vice-presidente da Câmara Municipal de Peniche) e Patrícia Borges, (Chef e Docente na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do IPLeiria). O 1º Festival Gastronomia de Bordo é o ponto de partida para uma interessante e animada conversa, onde são protagonistas o Carapau seco, a Caldeirada, o Sequinho e a Cavala salgada.
Quem não tiver oportunidade de acompanhar a emissão em direto, pode a qualquer momento posterior aceder a https://www.rtp.pt/play/p4222/e369671/a-praca e ver a gravação que fica disponível on-line.

O 1º Festival Gastronomia de Bordo integra o projeto intermunicipal de programação cultural em rede intitulado “Territórios com História: o Mar, as Pescas e as Comunidades”, cofinanciado pelo Programa Centro 2020, que une os municípios de Ílhavo, Murtosa e Peniche. 

Durante o triénio 2018-2020 irão ser desenvolvidas cerca de trezentas atividades de valorização e divulgação do património cultural marítimo associado a cada um destes territórios, como forma de favorecer o incremento do turismo cultural e o aumento da competitividade local e regional.
Potenciando a referência coletiva do mar, das pescas e das vivências das comunidades, mas reconhecendo igualmente as especificidades da relação de cada território com os diferentes tipos de pesca associada ao mar e à ria lagunar, as atividades projetadas serão desenvolvidas em torno de quatro temáticas.
Uma dessas temáticas é a Gastronomia de Bordo que irá promover, nos três municípios, um festival repartido por três momentos, com as particularidades locais e as dimensões coletivas, numa oportunidade para a degustação dos paladares marítimos que envolvem Ílhavo, Murtosa e Peniche.
O Festival Gastronomia de Bordo projeta para os dias de hoje a gastronomia (sabores e costumes) tradicionalmente produzida a bordo das embarcações de pesca longínqua, costeira e lagunar.
Peniche é o primeiro Município a abrir o Festival, entre os dias 19 e 21 de outubro, no Mercado Municipal. Aproveitando a realização da penúltima etapa do Circuito Mundial de Surf 2018 e com o propósito de dinamizar o Mercado, o Festival em Peniche irá focar-se na promoção da gastronomia com produtos piscatórios endógenos ligados, particularmente, à pesca costeira.
No mês de novembro, “Gastronomia de Bordo” será concretizado no Município de Ílhavo (de 14 a 18) e em dezembro no Município da Murtosa (de 5 a 8). Seja no âmbito e vivências da pesca longínqua dos mares frios do Norte, no caso de Ílhavo, seja pela envolvência lagunar da Ria na história e tradição das gentes da Murtosa, o Festival, neste dois municípios, pretende potenciar a economia e a gastronomia locais envolvendo diretamente no evento um conjunto de restaurantes aderentes ao projeto, complementado com a valorização do património cultural através de “visitas gastronómicas” orientadas por especialistas dos sabores e da história.

 

festival Município de Peniche ::  17 de Outubro

Mais informações em https://www.facebook.com/events/652997205101582/