Fragmentos-da-Geologia-de-Peniche_site

“FRAGMENTOS DA GEOLOGIA DE PENICHE: UMA PERSPETIVA ESTÉTICA”

Exposição de fotografia de Francisco Félix | 01 a 28 de fevereiro de 2019 | Inauguração: 01 de fevereiro de 2019 > 17h30
Biblioteca Campus 4 (ESTM – Peniche)

 

Com a exposição “Fragmentos da Geologia de Peniche: uma perspetiva estética”, Francisco Félix pretende continuar a mostrar valores estéticos associados aos materiais geológicos que integram a orla costeira da península de Peniche. Além da vertente científica, os afloramentos encerram elementos de rara beleza que na interface terra-mar se renovam permanentemente. Alguns títulos das fotografias que integram a exposição remetem para obras ou expressões conhecidas, não refletindo necessariamente o contexto geológico em que se inserem. 

 

 

Francisco_Félix_bio

Francisco Félix é natural de Peniche e professor do grupo de Biologia e Geologia da Escola Secundária de Peniche, desde 1984. A sua formação académica assenta fundamentalmente nas Ciências da Terra e da Vida para o Ensino.

Tem participado ativamente na divulgação e valorização do património natural do Concelho de Peniche, nomeadamente ao nível do património geológico e paleontológico. O trabalho tem sido desenvolvido especialmente junto da comunidade escolar, enquadrando-se em projetos desenhados na Escola Secundária de Peniche (Clube Ecológico “O Airinho” e Programa Eco-Escolas, entre outros), quer no âmbito de atividades da responsabilidade da Arméria – Movimento Ambientalista de Peniche.

A exposição de fotografia “Superfícies, texturas e pavimentos na orla costeira de Peniche”, foi apresentada pela primeira vez na Fortaleza de Peniche/Museu Municipal, de 1 de novembro de 2014 a 11 de janeiro de 2015. Depois, esteve patente na Galeria do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, no Bombarral, de 23 de fevereiro a 20 de março de 2015. Possui cerca de uma centena de fotografias publicadas no Banco de Imagens da Casa das Ciências. Em dezembro de 2018, foi galardoado com o Prémio de Distinção na categoria de fotografia, promovido pela Casa das Ciências.

 

____
INFORMAÇÃO RESPEITANTE A DADOS PESSOAIS
Informamos que, sendo este um evento aberto ao público, poderão ser recolhidas imagens fotográficas que envolvam os participantes, individualmente ou em grupo, com vista a divulgar nas páginas eletrónicas, redes sociais e órgãos de comunicação social, para fins informativos, bem como para eventual utilização em finalidades científicas e didáticas, divulgação pela comunidade académica, dentro do contexto escolar, e constituição de arquivo do Politécnico de Leiria. Para mais informações consulte a política de privacidade em www.ipleiria.pt.